sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sefa fará concurso público sob suspeita



Serão realizadas nos dias 28 e 29 de setembro (sábado e domingo) as provas do Concurso Público C-172, que está ofertando 200 vagas para cargos efetivos da carreira da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, a SEFA.
Entre as vagas ofertadas, estão 100 para o cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01, com salário de R$ 5.772,64 e 100 para Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02, com salário de R$ 5.772,64. A SEFA tem em seu quadro funcional, 330 auditores e 350 fiscais de Tributo.
O certame, que será aplicado simultaneamente nas cidades de Marabá, Redenção, Santarém, Altamira e Belém, terá a prova de Conhecimentos Gerais realizada neste sábado, dia 28 de setembro, das 13 às 18 horas. No domingo, dia 29, de 8 horas da manhã às 12 horas, será aplicada a prova de Conhecimentos Básicos e das 14 às 18 horas, a prova de Conhecimentos Específicos.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, “existe uma série de motivos para que esse concurso venha a sofrer pedidos de anulação, pois ao que tudo indica já estaria sendo feito para beneficiar parentes de autoridades e servidores não concursados da própria SEFA”.
Uma denúncia, enviada para o e-mail da Asconpa, revela que uma diretora da própria Secretaria da Fazenda e membro da comissão de elaboração do concurso, teria dado "aulas de reforço” na biblioteca da instituição, para colegas de trabalho.
Para Emilio, não está bem explicada a escolha da UEPA, que sequer têm os cursos de Direito, Contabilidade, Economia e Administração, como organizadora do certame. "Como a Universidade não tem o necessário know-how, exigido nesse tipo de avaliação de natureza complexa, provavelmente teve que dispor de profissionais do mercado. Estes profissionais, claro, podem ter também interesse em participar do certame. Afinal, quem são os membros da Banca que está realizando o concurso? Por que não foram divulgados os nomes deles?”, questiona o presidente da Asconpa.
Além do mais, a UEPA não possui gráfica que garanta a necessária segurança para que as provas não sejam violadas. 
Ainda para Emílio, devido a importância deste tipo de prova e para afastar qualquer possibilidade de desconfiança quanto a lisura do certame, "o correto seria o governo do Estado contratar instituições conceituadas, como a UNB e a Fundação Getúlio Vargas".

55 comentários:

Anônimo disse...

No forum dos concurseiros está bombando alguns nomes que estavam na lista das provas no sabado e no domingo...fora que ninguem ta conseguindo a media em algumas matérias...materias onde dava só uma letra em determinada matéria por exemplo ATUALIDADES dava 7 letras e de dez questões...vai a lista de nomes: Postado Originalmente por HAMG1000 Ver Post
gente... vamos acompanhar esse pessoal aqui pra ver se aparecem na lista de aprovados...
129254 DANIELA LIMA BARBALHO Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01
121067 LUCIVAL BARBALHO PONTES Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01
128226 MARCELO MOREIRA BARBALHO Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02
126153 MAURO JOSÉ RODRIGUES BARBALHO Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01
114252 NATÁLIA PINTO BARBALHO Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02
118428 CARLOS AUGUSTO SOUSA JATENE Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01
124991 KHARYNA MARIA JATENE PINTO Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02
003826 SIMÃO TOMAZ JATENE SOUSA FILHO Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01
até o filho do governado tá no meio...

Maria Pinheiro disse...

Concurso direcionado para alguns privilegiados, vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos referente a aprovação de alguns. Pergunto, porque a escolha da Uepa para a realização de um concurso deste porte ? A instituição organizadora tinha que ser obrigatoriamente de fora do estado para garantir a lisura do concurso, hoje tão desacreditado. Estamos de olho !!!!!!! Alô, fiscalizaremos este concurso.

Anônimo disse...

Eu enviei um email ao secretário da SEFA e para a ouvidoria questionando a escolha da UEPA, mas não me responderam. Agora pipocam os problemas e denuncias. O Pará tinha que aprender com o concurso do ICMS DO Amazonas que não teve fraude.

Anônimo disse...

Os políticos do PA se acham espertos? A.. podem até se acharem espertinhos.. Só que eles estão mexendo com a nata da nata pensante da área fiscal. Se eles não sabem, esses concurseiros são muito inteligentes em descobrir falcatruas, imoralidade e qq coisa do gênero quando se trata de concurso! Se qq coisa, digo qq coisa messmmo cheirar mal, nós vamos barrar esse concurso e os políticos do PA serão desmoralizados frente sua população! Eles podem enganar seu eleitorado, mas não enganam nós concurseiros que os deixam por debaixo do chinelo quando se trata de inteligência, capacidade e honestidade!

Anônimo disse...

Na sala em que eu estava realizando minha prova teve um candidato que entrega a prova em exatos 1 hora. Quando isso aconteceu no sábado, pensei: esse aí já desistiu...pra minha surpresa ele apareceu no domingo pela manhã e saiu também em 1 hora...voltou a tarde e fez a mesma coisa. Eu acho que ele foi só marcar presença e saiu sem marcar seu cartão resposta, já que o mesmo será marcado por alguém la na uepa. Gravei o nome dele e se o mesmo for aprovado, estará confirmada a fraude.

Anônimo disse...

Na UEPA, Setor 1, prova de Fiscal, fiquei sabendo que tinha um batalhão de detectores de metal na entrada do prédio, porém, nenhum na entrada dos banheiros durante a prova. Acho que o mais importante era justamente a presença de detectores na entrada dos banheiros!

Unknown disse...

Concordo todas as manifestações acima, desde que não seja para prejudicar candidatos que se prepararam durante anos para prestar concursos e fizeram a prova honestamente, como é o meu caso. O correto seria investigar a lista dos aprovados e somente após comprovação de alguma fraude, partir para anulação apenas dos candidatos envolvidos. Quem passou honestamente não vai permitir que seja anulado todo o concurso por causa uma dúzia de picaretas, caso seja realmente comprovada alguma fraude.

Anônimo disse...

Como é possível saber quem, dentre os aprovados, foi beneficiado por qualquer tipo de fraude ou por fragilidade nos procedimentos de aplicação das provas? Se existe indício de fraude deve haver uma investigação e se houver algo concreto nesse sentido o certame deve ser anulado. Não tem como ser de outro jeito... Infelizmente você está no Brasil.... Contudo, duvido que o concurso seja anulado com essa lista "nobre" de inscritos... O Governador vai segurar esse concurso nos dentes!

Anônimo disse...

Concordo com você Alexandre... O problema é identificar dentre os aprovados quem foi beneficiado ou não com fraude ou fragilidade no processo de aplicação da prova... Seria o ideal para, como você mesmo disse, não prejudicar o candidato que se prepara há anos... Infelizmente não vejo como isso possa ser possível... A anulação é ruim pro candidato preparado mas ele tem grande chance de ser aprovado novamente... O inconveniente é a demora, já que a maioria precisa do emprego.... Por outro lado, a anulação é ótima pro serviço público e para a Administração Pública, já que evitará que pilantras componham os seus quadros para certamente fazerem mais pilantragens... De qualquer maneira, aposto minha vida que o concurso não será cancelado já que quem está por trás disso manda no Estado.... Se você teve um bom desempenho é só torcer pra que o número de vagas seja maior que o número de cartas marcadas... Só tenha cuidado, lá dentro, com os "colegas de serviço"... Será que vale a pena?

Anônimo disse...

ANTONIO ERNESTO LISBOA DA SILVA - Diretoria Administrativa e Financeira - PRODEPA


LISLENE DO SOCORRO BORGES LISBOA - Auditor Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-AF-01

LILIAN LISBOA VENÂNCIO DA SILVA - Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02

ANA DO SOCORRO LISBOA DA SILVA - Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02

são parentes?

Anônimo disse...

Os caras vão tomar conta de tudo.... Um monte de afilhado se entranhando nos "cargos-chave" do Estado... Não é barato financiar campanha.... Ministério Público faça alguma coisa pro favor! Que país é esse?

Anônimo disse...

Alguém já postou isso no forumconcurseiros?

Anônimo disse...

A lista dos candidatos "vips" já postaram. Muitos publicaram o que viram em seus locais de prova. Alguém precisaria fazer uma representação formal ao Ministério Público. De preferência alguma entidade representativa: Associação, Sindicato, Blog, Curso, sei lá... Os que se posicionam contra isso são os que acham que provavelmente estarão entre os aprovados. Se eu estiver na lista pode fraudar e colocar um monte de apadrinhado na minha turma. Isso não é um emprego! Isso é uma carreira! Pra carreira ser valorizada é preciso que seja lugar de gente comprometida e séria. Com um monte de tranqueiras na sua carreira fazendo besteira e levantando dinheiro, logo a sua família vai achar que você é bandido! A carreira vai ficar queimada! Que lixo de concurso!

Anônimo disse...

Já postaram sim. De que adianta? Tem que chamar o MP, a PF, o Obama, o Chapolin... Alguém tem que provocar quem pode fazer alguma coisa!

Anônimo disse...

Ahahahahh descobri o motivo de não passar nesse concurso... Não são as respostas erradas! É o sobrenome errado!!!!!!!!! kkkkk

Anônimo disse...

Na minha sala ocorreu a mesma coisa... E o cara realmente voltou pra p2 e p3... Agora que você falou, me liguei que é estranho mesmo... quem é o besta que sem fazer a prova (porque nesse tempo nem o Einstein faz essa merda) volta pra todas elas? Eu fiz o ICMS-SP no começo do ano e uma menina (gata por sinal) chutou o balde na p1 e não voltou pras outras mesmo....

Esse negócio tem mutreta mesmo, quanta gente com histórias esdrúxulas passam longe de um concurso sério... #vergonhapará

Anônimo disse...

Eu não sei se choro ou se dou risada.... Isso é coisa que não pode acontecer em concurso de merendeiro quem dirá de Auditor. Deus me livre!

Anônimo disse...

Que vergonha! Esses políticos fazem o que querem e nem se preocupam mais em parecer honesto. Hoje em dia os caras fazem trapalhadas na cara dura! O último que apague a luz! O Brasil acabou!

Anônimo disse...

Boa noite,

Isenção e autonomia é o que se espera de uma instituição responsável pela elaboração de uma prova de concurso público, porém influencias políticas podem influenciar no certame e ser uma forma de oficializa o nepotismo.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que anularam um concurso recentemente no Pará e se não me engano foi da Polícia Civil; Fraude também. Se ficar configurada alguma fraude tem que anular esse também. É o mínimo pra tentar impedir essa quadrilha de controlar o Estado. MP cade você?

Anônimo disse...

Foi Polícia Civil mesmo... mas não tinha filho de Governador prestando a prova. Pode esquecer! Esse aqui não anula de que acabe o mundo! #azardequemestuda

Anônimo disse...

No Colégio Lauro Sodré foi mais ou menos assim. Na entrada da P1 tinha detector de metal, pra P2 e P3 não tinha mais nada... Na minha sala, o telefone de um candidato tocou no meio da prova e estava no bolso dele... Porque não colocou no saquinho? E nem foi eliminado e nem nada! Quase que eu pedi o telefone dele emprestado pra ligar pro Governador e perguntar a resposta certa... Tenha dó!

Anônimo disse...

Amanhã sai o gabarito definitivo. O concurso continua andando. Keep Robbing! Keep Walking!

Anônimo disse...

Nada de gabarito definitivo... isso quer dizer alguma coisa ou só o que a gente já sabe, que essa Banca é uma zorra mesmo...

Anônimo disse...

125958 ANDRÉ LUIZ DIAS DA COSTA Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02
096081 PAULO CEZAR DIAS DA COSTA Fiscal de Receitas Estaduais - CAT-F-02

ANTONIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA (MEMBRO da BANCA Auditor)


são parentes?

Anônimo disse...

Adiou pro dia 23 por causa da greve dos Correios

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! Quanto mais procura mais acha! Engraçado que os membros da Banca são divulgados antes da prova em todo concurso e nesse aqui só foi divulgado depois da prova.... Teve gente que ministrou curso passando "bizus" e declarando ter informações quentes (pra vender ou na real). Que lixo de concurso, de Estado, de País!

Anônimo disse...

São todos parentes... isto é uma imoralidade! O cara fez as questões da prova, só isso! Umas questões estranhas feitas pra derrubar o bom concurseiro e beneficiar aquele que tem informação privilegiada. Que maldição esse concurso!!!!!!

Anônimo disse...

Amanhã sai o gabarito! Será que o filho do governador foi bem?

Anônimo disse...

É isso aí Senhores! Gabarito definitivo publicado! Fui eliminado por 1 questão de atualidades! Eu nunca vi um gabarito como o de Atualidades (fiscal) na minha vida! De 10 questões, 7 questões com gabarito letra A! Só uma informação dessa para um privilegiado e tá tudo certo: Chuta tudo na A! No chute o cara tem 70% de acertos em 5 segundos de resolução...

Esse é o concurso mais safado que eu fiz na vida! Vergonha!

Anônimo disse...

Concordo com você colega.... Esse concurso cheira fraude, parece fraude e é fraude!

Anônimo disse...

Enviei email para a Uepa e para o Sindfisco, questionando pq não anularam uma questão de Direito Penal, da prova de Fiscal, que tem uma alternativa com omissão de uma palavra que descaracteriza a objetividade da questão. Outros concursos, com a mesma situação, se anulou a questão, e a Banca Uepa não quer dar o braço a torcer. Vamos entrar com Mandado de Segurança.

Anônimo disse...

É por aí colega... mas mandar email pra UEPA realmente não vai adiantar! A UEPA é vendida! Só o Judiciário mesmo pra fazer alguma coisa...

Anônimo disse...

Tem muita gente se mobilizando no forum concurseiros pra entrar com Mandado de Segurança. Vamos ver se assim o MP acorda! Até o Obama já tá sabendo que o concurso foi jegue!

Anônimo disse...

Como um concurso deste porte pode ser serio se quem fez não tem capacidade moral pra fazer nem jurídica pra fazer, pessoas de dentro da comissão dando aulas é muito serio isso, teve gente que saiu uma hora de depois do inicio da prova e estão supostamente na lista dos aprovados, essa prova o melhor candidato não conseguiria fechar em menos de duas horas, e assim vai, na minha opinião se for confirmado a fraude, o ou os fraudadores tem que responder criminalmente e se for funcionário publico tem que ser afastado a bem do serviço publico

Anônimo disse...

Além do nome dos parentes dos políticos e funcionários, temos envolvidos na possível fraude vários filhos e parentes de empresários donos de supermercados da grande Belém, bem como de magazines.
É só aguardar o resultado final do certame, para ver estes sobrenomes e assim ser ter certeza da venda do gabarito das provas.
Cabe Ação Popular ou Ação Civil pública nesse certame.

Anônimo disse...

Luz no fim do túnel! Parece que o MP tá sabendo dessas tramóias! Vamos acompanhar!

Anônimo disse...

Isso é um absurdo! Se foi fraudado, venderam gabarito e não sei o que mais, o concurso tem que ser anulado mesmo! Mas tem que acabar com essa UEPA e prender todos esse pilantras!

Não pode anular e tá tudo bem.... Saí do RS e atravessei o Brasil pra fazer essa prova! Gastei um dinheiro que eu não tinha pra comprar passagem, gastei com hospedagem, material e etc e anula o concurso e tudo bem! E o meu prejuízo que não é pequeno?

Muita indignação! Absurdo de país maldito! Tá tudo bem????? Tá tudo errado! Ninguém fala nada????

Anônimo disse...

Eu também atravessei o Brasil, sou de Santa Catarina, estudei muito. Fiquei meses sem sair com meus filhos na busca de fazer um concurso e passar. Investi muito dinheiro afinal, foi despesas com passagem, hospedagem ... Será mesmo que vamos ser vitimas de uma fraude? Vamos nos unir! Nao deixaremos ser enganados!

Anônimo disse...

quando minha filha informou que iria fazer o concurso para SEFA PA, alguns amigos concurseiros dissera que era loucura ir para o NORTE, pois souberam de como as coisa funcionam por lá. Avisaram ate para quando for assumir o cargo, ter o habito de andar de branco pois muitos locais so no matam médicos, agora vejo, que n Pará é diferente eles ja matam no concurso! VERGONHA. Se é fraude que seja anulado! os bons tem que se aprovados. Os melhores irão estar lá dentro da SEFA buscando ser cumprida a tributação do estado. Os candidatos que se submetem sair do Sul, por exemplo se preparam muito e nao foram só brincar. CANDIDATO SERIO DEVE RESPEITO E RESULTADO SERIO!

Anônimo disse...

ALGUEM ALCANÇOU A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA FICAR NA DISPUTA E QUAL A SUA PONTUAÇÃO?

Anônimo disse...

Eu que vim do (RS) fiquei por uma questão de Atualidades, embora tenha tido um desempenho meio estranho em matérias que costumo ir bem como Português e Tributário... No total fiz 69% da prova... Não dá pra saber se é nota pra conseguir uma vaga... De qualquer maneira, se eu soubesse que era só chutar na A em Atualidades, provavelmente conseguiria uma vaga....
Algumas pessoas de outro fórum, estão se organizando para entrar com Mandado de Segurança... Eu não quero saber disso... Desanimei com o Pará e não quero morar lá e levar a família e filhos e ainda mais ter no meu ambiente de trabalho um monte de sem-vergonhas que compraram gabarito...
Vou pensar no próximo concurso, de preferência organizado pela FCC, ESAF, CESPE e FGV...

Como muitos já disseram, também tenho vergonha de ser brasileiro! Esse país precisa acabar! Algum Tsunami, Terremoto, Avalanche ou Meteoro por favor!!!!! E antes que alguém fale que é um absurdo desejar isso, eu digo pra você que o país já acabou, já tá na UTI com morte cerebral e respirando por aparelhos.... Só precisa acabar de uma vez pra abreviar o sofrimento....

Anônimo disse...

Por favor vamos nos unir para cancelar este concurso! O que precisamos fazer? Vamos marcar para nos reunirmos em algum lugar, precisamos formalizar junto ao MP. Alguém sabe se o MP já está tomando alguma providência?

Anônimo disse...

Alguém sabe se o MP já está tomando alguma providencia?

Anônimo disse...

Vamos nos unir sim, estou junto nesta, se esta duvidoso o concurso que seja refeito! Eu tive um otimo desempenho, mas se houver fraude mesmo vao me prejudicar. O QUE PODEMOS FAZER? TEMOS QUE NOS UNIR, POIS SE NOS MANIFESTARMOS ISOLADAMNETE O IMPACTO NAO SERÁ O MESMO QUE JUNTO. AGUARDO AQUI RESPOSTA.

Anônimo disse...

MINISTERIO PUBLICO DO PARÁ

TELEFONE (91) 4006 3400

Horario das 8:00 as 17:00

Vamos ligar!

DENUNCIAR

POIS SE HOUVE O BOATO,

PODEMOS CRER QUE ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO.

VAMOS JUNTOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS, NAO QUEREMOS JUNTO A NÓS COLEGAS QUE NÃO TENHAM CAPACIDADE NEM SE QUER MORAL DE FAZER PARTE DE NOSSA EQUIPE.

NOS DEDICAMOS, GERARAM DESPESAS (sou de SANTA CATARINA) TEMOS NOSSOS OBJETIVOS E JUNTOS PODEMOS NOS FORTALECER E CONQUISTA-LO DIGNAMENTE!

Anônimo disse...

Liguei ora (91) 4006 3400, O contato do MP DO PARÁ, me identifiquei e solicitei informações sobre o suposto esquema de Fraude do concurso da SEFA PA, me informaram que já esta sendo apurada investigações.
FAÇA VOCÊ TAMBÉM SUA PARTE.
ENTRE EM CONTATO COM O MINISTÉRIO PUBLICO DO PARÁ.

Anônimo disse...

Eu sou de São Paulo e também fiquei indignado! Tô com dívidas até o pescoço e realmente o que eu investi nesse concurso não foi pouco.... Estou junto com os colegas pra fazer barulho e acabar com essa palhaçada!

Anônimo disse...

Parabéns companheiro! Farei o mesmo! Vamos lá galera!

Anônimo disse...

Essa é uma ótima notícia se for procedente... Se o MP já está ciente e investigando beleza! Não precisa procurar muito pra achar coisa feia...

Anônimo disse...

Na sala em que fiz a prova aconteceu o mesmo, pessoa em menos de 01 hora entregando a prova, todos ficaram surpresos e ele disse que não iria perder tempo, insinuando que não sabia das respostas, mas pra surpresa de todos voltou no dia seguinte pela manha e a tarde, entregando novamente antes de 01 hora do inicio da prova. Mas infelizmente não notei o nome como vc fez. Reconheço caso seja necessário.

Anônimo disse...

O presidente da comissão do Concurso, Gerson Brito, foi meu professor na UEPA, na época foi colocado como professor, e só tinha a graduação em matemática, por apadrinhação política, sem concurso público. Isso é muito suspeito.É só pra acrescentar.

Anônimo disse...

Resultado da Sefa do concurso.

Ex- políticos ( vereadores e etc...) agora na Sefa? O Daniel Pegado aprovado para Auditor e o ex- vereador de Belém ??? Filho da ex-deputada do PSDB Suleima

Seu pai é Fiscal da Sefa, e Trabalha na Divida Ativa - nome Pegado

Daniel Cal aprovado para Fiscal e o mesmo candidato a vereador de Ananindeua pelo PSDB ??? Ele e parente do Cal diretor de fiscalização da Sefa???


Muita coincidência, não acha..

é preciso verificar os nomes e comprovar a relação com partido PSDB. É PRECISO DENUNCIAR ESTA SAFADEZA... UM DESRESPEITO PARA QUE LUTA P ESTUDAR..

Anônimo disse...

O mas impressionante é a omissão do MP. O sindicato da categoria de apoio da sefa - SINDSFEPA, entrou com processo. pedindo esclarecimento sobre a lei de responsabilidade fiscal, no qual este governo vem gritando a todo os cantos que já está no limite prudencial com as despesa com pessoal. e até a data de hoje o MP não deu resposta.

Anônimo disse...

Saiu Sentença no DJ do dia 28 de outubro,determinando a anulação de uma questao do concurso fiscal sefa pa,entrando 8 candidatos, PROCESSO: 00732060220138140301, Diante do exposto, julgo procedente o pedido e CONCEDO a ordem para anular a questão n. 10 da prova tipo 1 correspondente a questão 01 da prova tipo 2 do concurso público para provimento de vagas de fiscal de receitas estaduais - CAT-F-02 do concurso C-172, determinando sejam atribuídos aos impetrantes os pontos respectivos da questão, publicando nova classificação de candidatos para o cargo em comento, garantindo ainda participação nas demais fases do certame, sob pena de multa diária pessoal que arbitro em R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia, sem prejuízo de responder por pratica de crime e improbidade administrativa. Custas ex lege. Honorários advocatícios incabíveis na espécie (Súmula n. 512 do STF). Intimem-se. Transitada em julgado, arquivem-se. P.R.I. Belém, 03 de outubro de 2014. Luiz Gustavo Viola Cardoso Juiz de Direit