quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sespa C-153: Concursados de Capanema são finalmente convocados




Depois de três anos de luta para conseguirem o direito à nomeação, os nove concursados aprovados no cargo de Assistente Administrativo, do Concurso Público C-153, que haviam sido enganados pela direção do Polo 4º CRS, localizado no município de Capanema, no nordeste do Estado, foram finalmente nomeados.
A convocação, que - por incrível que pareça - ainda precisou de um parecer favorável da Consultoria Geral do Estado, veio na esteira das últimas manifestações, realizadas pela Associação dos Concursados do Pará, denunciando o descaso do governador Simão Jatene com os aprovados no certame promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, a SESPA, em 2010. 

Desvio de função
No último dia 29 de agosto, o promotor de Justiça 2ª Entrância Titular Nadilson Portilho Gomes, do Ministério Público de Capanema, instaurou inquérito civil público, para apurar denúncias perseguição no ambiente de trabalho, feitas pela técnica de Enfermagem da SESPA, Katiuscia Batista de Souza.
O acusado é o diretor do hospital municipal de Tracuateua, acusado pela servidora concursada de prática de irregularidades na gestão do hospital.
Conforme constam nas denúncias, mesmo não existindo convênio da SESPA com o município de Tracuateua, os servidores da SESPA prestam serviços naquele município, sem receberem pagamentos de insalubridade e da gratificação por desempenho individual.
Há casos em que funcionários acumulam cargos de forma indevida, como ocorre com Lilian Carla Monteiro da Silva, que trabalha como gerente de Enfermagem no Hospital Municipal de Tracuateua e no Programa Saúde da Família do Taíra, no município de Bragança.
Outro desvio de função é praticado pela auxiliar de Serviço Bucal, Eliane Pinheiro, que também exerce a função de Auxiliar Administrativo. Eliane ocupa a segunda função porque naquele hospital não existe serviço odontológico.
Todas as irregularidades são do pleno conhecimento do diretor da Regional da SESPA.
O MPE ficou de fazer levantamento completo dos funcionários, a verificação acumulação de cargos e a legalidade nas cessões realizadas, para futuro pedido de devoluções dos valores pagos indevidamente aos servidores.
O diretor do 4º Centro Regional de Saúde da SESPA, Breno Henry Oliveira dos Santos e demais chefias diretas dos servidores serão obrigados a darem informações, através de diligências do MPE para a apuração dos fatos. 

Relação dos nomeados 
A publicação das nomeações está registrada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 18 de setembro de 2013:
Cristiana Maria Barata Macedo
Antonio Edson Alves da Silva
Janderli Lopes de Abreu
Joel Reis de Souza
Cleidiane da Costa Silva
Jessica Letícia Rebouças de Souza
Damião Ribeiro de Mendonça
Vanessa Cristina Pinto de Souza
Jeilson Braga Costa
Michel Max Cordovil de Lima

Reunião
A Asconpa está agendando para o próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), às 15 horas, uma nova reunião com os aprovados no Concurso Público C-153.
Na reunião, que será realizada no auditório do Sintsep, serão decididas novas ações em favor das nomeações dos concursados.

8 comentários:

Anônimo disse...

são esses gestos asconpa que fazem agente ter esperança em ser nomeado também juntos vamos conseguir vamos fazer manifestação temos poucos tempos e esse governo nao tem interese em nomear ninguém.

Eduardo disse...

Situação igual a essa ocorre no Hospital Regional de Cametá. Concursados aprovados no cargo de Assistente Administrativo, do Concurso Público C-153, também são enganados pela direção do HRC.

Desvio de função é praticado por vários Agentes de Artes Práticas que também exercem a função de Auxiliar Administrativo.

Todas as irregularidades são do pleno conhecimento do diretor do Hospital Regional de Cametá

Agentes de Artes Práticas no Serviço de RX do Hospital. Agentes de Artes Práticas na área de controle interno. Agente de Portaria trabalhando no RH do HRC. A Urgência e Emergência não possui nenhum Agente Administrativo Para fazer as fichas dos pacientes. Agente de Portaria trabalhando no setor de almoxarifado distribuindo materiais, função que seria de um Agente Administrativo. Agente de Portaria trabalhando na farmácia hospitalar, também fazendo a função que seria de um Agente Administrativo.

Enfim, são vários os desvios de função no Hospital Regional de Cametá.

Emílo, por favor, ajude os candidatos aprovados no cargo de Agente Administrativo para o Hospital Regional de Cametá, pois se esperarmos pela “Boa Vontade do Governador” nunca seremos nomeados.

miguel disse...

eduardo concordo contigo passei em segundo lugar tec radiologia para o hospital reg de cameta onde tem um motorista fazendo exames nos pacientes isso é um absurdo já procurei o ministério público e até agora nada resolvido.o diretor mora em belém vem duas vezes no mês lá só final de semana deixando a filha dele tomando conta ela nao resolve nada virou coisa de família o hospital reg de cameta.e mais nao tem previsão pra nomear ninguém pra lá nao.no laboratório tem turno q fica fechado falta de técnico.

Anônimo disse...

quando vai ser a reunião com o secretário estadual de saúde?vamos fazer manifestação na frente da sespa.o ministério publico na está fazendo bem seu papel parece que estão comprado pelo estado um absurdo desses nao é possível q nao conheçam essas situação.

Eraldo disse...

https://www.sistemas.pa.gov.br/portaldoservidor/webservice/listaClienteWS.php

Emílio o link acima foi um pedido feito pelo Ex-diretor do Hospital Regional de Cametá.

Data Protocolo: 31/07/2012.

Primeiro Interessado: Hospital Regional de Cametá.
Nº Protocolo: 2012/0000364141
Nº Documento: 158
Município: Cametá
Assunto: RECURSOS HUMANOS
Sub Assunto: CONCURSO PUBLICO
Complemento:Solicitação de Agentes Administrativo

Já faz mais de um ano e até agora não houve nenhuma nomeação. Isso mostra que há necessidade de Agente Administrativo no HRc.

Emílio, lembre-se dos candidatos aprovados(Agente Administrativo)
para o Hospital Regional de Cametá, pois não há interesse por parte do Governador do Estado em nomear esses candidatos que passaram mas estão tendo seus direitos violados pela Administração Pública do Estado do Pará.

Esperamos desde já contar com a colaboração desta Renomada Instituição para que possamos garantir nossa nomeação por direito adquirido.

Anônimo disse...

acho que temos que ir protestar na frente da sespa ....

Anônimo disse...

A situação do 13º Centro Regional de Saúde (SESPA,Cametá) não é diferente do Hospital Regional de Cametá, onde agentes de portaria exercem a função dos agentes administrativos, e o que é pior,existem mais de 7 servidores que não são concursados e nem temporários, e que não sabemos como recebem seus vencimentos pois não são contratados, tirando as vagas dos aprovados no concurso C153 '' Agente Administrativo''.
Emílio, ajude-nos para que possamos ser chamados no concurso, pois há necessidade de vagas.

Anônimo disse...

DIREITO DE RESPOSTA CONTRA A SERVIDORA KATIUSCIA BATISTA DE SOUZA

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ESCLARECER A ASCONPA , MPE E A POPULAÇÃO INTERESSADA AS INFORMAÇÕES DADAS ATRAVÉS DA DENUNCIA FEITA PELA SERVIDORA KATIUSCIA BATISTA DE SOUZA AO MINISTERIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ.
NA DENUNCIA A SERVIDORA ALEGA ESTAR SOFRENDO PERSEGUIÇÃO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO NO HMT - HOSPITAL MUNICIPAL DE TRACUATEUA POR PARTE DA GESTÃO, ASSIM COMO APONTA PRÁTICAS IRREGULARES NO HOSPITAL E CASOS EM QUE FUNCIONÁRIOS ACUMULAM CARGOS DE FORMA INDEVIDA.
NO ENTANTO, A SERVIDORA KATIUSCIA SOUZA ENCONTRA - SE PRESTANDO SERVIÇO NO HMT – HOSPITAL MUNICIPAL DE TRACUATEUA A PERÍODOS SUFICIENTES PARA JÁ TER REALIZADO AS DENUNCIAS; INCLUSIVE QUANDO AS SERVIDORAS CITADAS LILIAN CARLA MONTEIRO SILVA E ELIANE PINHEIRO, QUE SEGUNDO A DENUNCIANTE ENCONTRAM EM DESVIO DE FUNÇÃO, TAMBÉM FORAM GESTORAS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE TRACUATEUA, NÃO SE COMPREENDENDO O PORQUÊ DESSAS DENUNCIAS NÃO TEREM SIDO REALIZADAS ANTERIORMENTE.
OUTRO FATO OMITIDO, É QUE ALÉM DAS SERVIDORAS CITADAS NA DENUNCIA FEITA PELA TÉCNICA EM ENFERMAGEM KATIUSCIA BATISTA DE SOUZA, É QUE OUTRA SERVIDORA CONTRATADA TAMBÉM SE ENCONTRAVA EM DESVIO DE FUNÇÃO, MAS NÃO FOI DENUNCIADA POR KATIUSCIA, POIS A MESMA POSSUÍA VINCULO HOMOAFETIVO COM A SERVIDORA NÃO DENUNCIADA, FATO ESTE QUE PODE SER CONFIRMADO PELO MINISTERIO PUBLICO, 4º CRS E CHEFIAS DIRETAS, ENTRE OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE TRACUATEUA.
VISANDO ESTABELECER DIREITOS E DEVERES A TODOS, É RELEVANTE QUE TODAS AS DENUNCIAS FEITAS INCLUSIVE AS OMITIDAS DEVAM SER APURADAS PELO MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL, 4º CRS - CENTRO REGIONAL DE SAÚDE DA SESPA, E DEMAIS CHEFIAS DIRETAS DOS SERVIDORES, PARA QUE TODAS SEJAM AVERIGUADAS E NÃO SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS CITADOS NAS DENUNCIAS FEITAS PELA TECNICA DE ENFERMAGEM, MAS TAMBÉM O SERVIDOR QUE POR CONVENIÊNCIA DA DENUNCIANTE NÃO FOI CITADA.
OBRIGADO.