segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Descoberto rombo de R$ 48 milhões na SEMEC

Acaba de chegar às mãos do presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, três importantes documentos que comprovam suspeita de improbidade administrativa nas contas da Secretaria Municipal de Educação de Belém, a SEMEC.
Conforme se constata pelos documentos, a Secretaria está com rombo de mais R$ 48 milhões na Folha de Pagamento dos servidores.
No último dia 24 de outubro, o prefeito Zenaldo Coutinho, avisado do problema e com medo das consequências, caso os professores de Belém ficassem com os salários atrasados, convocou uma reunião urgente com a secretária de Educação, professora Nelly Cecília Rocha, para cobrar explicações sobre com que ela teria gasto o dinheiro destinado ao pagamento dos professores.
A reunião foi tensa e, segundo informações repassadas por um assessor da secretária, Nelly respondeu que apenas seguia orientações da direção do governo, em especial do irmão do prefeito, Guto Coutinho, secretário de Administração, que ordenou grande quantidade de contratação de DAS e pagamento em dia de credores.
Ainda segundo o assessor de Nelly, Zenaldo teria gritado um palavrão e ordenado: “Então resolva este problema, antes que me traga prejuízos políticos”.
No mesmo dia, a secretária voltou para a sede da SEMEC e chamou sua equipe de planejamento para fazer um levantamento de Anulação de Pagamento, com o objetivo de cobrir o déficit na Folha de Pagamento dos professores.
Com essa anulação, a Prefeitura será obrigada a suspender diversas ações de Educação no município, entre elas, as reformas nas escolas.
No entanto, uma das consequências do rombo nos recursos da SEMEC, já ocorreu com o atraso nos pagamento do Vale Alimentação da categoria.
Nesta terça-feira, dia 29 de outubro, a Asconpa ingressará, junto ao Ministério Público do Estado, com pedido de apuração da denúncia.

2 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que não dinheiro para chamar os concursados.

josy disse...

eu estou no cadastro reserva da semec,mas nas escolas estão trabalhando pessoas contratadas,principalmente na área de serviços gerais,esse mês de outubro aqui em mosqueiro eu tenho conhecimento de quatro pessoas,o correto não é chamar os candidatos do cadastro reserva?o que devemos fazer?