segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Excedentes farão manifestação em frente ao Comando Geral da Policia Militar


Candidatos excedentes do Concurso Público da Polícia Militar, estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (14), com o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida.
Os excedentes são candidatos que foram aprovados em todas as etapas do concurso, desde a Prova Objetiva até o Psicotécnico, passando pelo Teste de Aptidão Física (TAF) e o exame médico. Ao todo, 233 pessoas, sendo 189 homens e 44 mulheres, encontram-se nesta condição. 
Para cobrar as suas convocações, um protesto será realizado nesta terça-feira, dia 15 de outubro, às 8 horas da manhã, em frente ao portal da Avenida Dr. Freitas, do Comando Geral da Policia Militar. 
Na ocasião, os concursados aprovados dentro das vagas ofertadas estarão fazendo as matrículas para o Curso de Formação. Segundo o edital do concurso, o período de matrícula começa neste dia 15 e terá duração de dez dias. A falta de qualquer documento eliminará o candidato.
Os concursados excedentes esperam que haja transparência neste processo de matrícula, pois qualquer eliminação garantirá suas vagas.
O Concurso Público da Polícia Militar aprovou todas as 2.000 vagas ofertadas no concurso (1.800 homens e 200 mulheres), mas apenas 1.910 foram convocados. As restantes estão reservadas a candidatos sub judice. 

Incongruências
Em meio ao aumento vertiginoso da criminalidade é de se estranhar que o governador do Estado, Simão Jatene, esteja dificultando o ingresso deste pequeno contingente de candidatos aprovados no concurso da PM.
O próprio Comando da Polícia Militar do Pará admite ter efetivo insuficiente para garantir o policiamento no Estado, especialmente quando ocorrem grandes eventos.
Caso grave ocorre em Marabá, onde o contingente total é de 531 policiais, quando a necessidade é de 900, conforme dados divulgados pelo comandante Eduardo.
Além do mais, devido a convênio assinado recentemente com o Detran, 600 policiais serão retirados do policiamento ostensivo.
Enquanto isso, no Estado do Maranhão, onde há poucos meses houve um concurso público para a Policia Militar, devido a necessidade de mais policiais o governo convocou mais 1.000 excedentes.

Nenhum comentário: