quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cosanpa: direção garante nomeações até janeiro de 2014

 

Dirigentes da Associação dos Concursados do Pará, acompanhados de um grupo aprovados no Concurso Público 001/2012, promovido pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), participaram, na manhã desta quarta-feira (6) de uma reunião com a diretora de Gestão de Pessoas da Companhia, Rosa Pires.
O objetivo da reunião foi cobrar explicações quanto a demora nas nomeações dos aprovados no concurso público, bem como solicitar um cronograma com as próximas convocações.
O Concurso Público 001/2012 ofertou 175 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior, mas aprovou somente 133 concursados. Destas, 51 pessoas já foram nomeadas.
Rosa Pires garantiu aos presentes que a empresa pretende convocar, até o dia 31 de janeiro do próximo ano, todos os concursados, em cumprimento a acordo assinado com o Ministério Público do Trabalho. No entanto, a dirigente esclareceu que as admissões serão feitas apenas dentro da capacidade da empresa, pois ainda terão que arcar com obrigações indenizatórias, o que leva a dúvida se o acordo será realmente cumprido dentro do prazo informado.
Na próxima quarta-feira (13), Rosa Pires entregará para a Asconpa cópia da listagem dos comissionados que serão demitidos e um cronograma com os nomes e cargos dos concursados a serem convocados.
"Mas às vésperas de mais um ano eleitoral, é preciso que os concursados façam toda pressão possível para que os prazos sejam realmente cumpridos" alerta o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida. 

Privatização 
Em se concretizando a privatização da COSANPA, ainda que não exista uma lei regulamentando as privatizações no Brasil, devemos ficar atentos para algumas mudanças que poderão ocorrer com a situação funcional do servidor concursado.
Em geral, as empresas privatizadas assinam acordo com o governo e oferecem aos empregados admitidos por concurso público, opção entre a transferência para outras empresas estatais, permanência na nova empresa recém-privatizada ou a rescisão do contrato de trabalho com recebimento de indenização.
Nessa mudança os empregados públicos permanecem regidos pela CLT, sem a estabilidade constitucional garantida aos aprovados em concurso público, ainda que promovidos por uma empresa pública, podendo ser demitidos sem justa causa.
Por esta e muitas outras razões, a privatização de serviços públicos essenciais, como Saúde, Educação e Saneamento, nunca é benéfica para a população. 

5ª Assembleia Geral dos Concursados
No próximo sábado, dia 9 de outubro, às 15 horas, no auditório do Sintsep, todos os aprovados no Concurso Público da COSANPA, estão convidados para participar da 5ª Assembleia Geral dos Concursados.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tomara que eles cumpram mesmo!
Agora... e a SEMAD-Belém? como esta a situação, visto que o concurso já foi homologado faz tempo e irá terminar o prazo de validade do concurso em Junho de 2014?
Alguma posição a respeito?

maria disse...

alguém tem notícia sobre o concurso da sespa c153 q vai vencer em 2014 se estão nomeando OU se o governo mais uma vez vai enrolar os aprovados nesse certame passei em segundo lugar e até hoje nada.

Unknown disse...

Paulo disse ... Fiquei sabendo que o contrato dos servidores da SESAN, do cargo de agente de serviços urbanos acabam em dezembro e que eles pretendem contratar uma empresa terceirizada para substituir os mesmos. A ASCONPA não pode deixar isso acontecer, pois existem concursados a espera dessas nomeações. De olho neles ASCONPA.

Paulo disse...

Paulo disse ... Fiquei sabendo que o contrato dos servidores da SESAN, do cargo de agente de serviços urbanos acabam em dezembro e que eles pretendem contratar uma empresa terceirizada para substituir os mesmos. A ASCONPA não pode deixar isso acontecer, pois existem concursados a espera dessas nomeações. De olho neles ASCONPA.

sal212702sal@hotmail.com disse...

Estou apenas classificado na FUNBOSQUE, fiz serviços gerais e sei que existe uma grande quantidade de contratados podendo chegar a 300 se considerarmos FUNBOSQUE, AS ILHAS E A ESCOLA DE PESCA. Não chamaram nem os aprovados e classificados, então será que chamarão as pessoas do cadastro de reserva?. sal212701sal@hotmail.com