quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CDP: concursados pedirão mediação do Ministério Público do Estado

A Associação dos Concursados do Pará realizou, na manhã desta quinta-feira (16), em frente a sede da Companhia Docas do Pará – CDP, na Avenida Presidente Vargas, em Belém, uma manifestação de protesto, com o objetivo de cobrar o andamento do processo de seleção dos candidatos aprovados para o cargo de Guarda Portuário.
O processo está parado na 5ª fase, já que a sexta e última fase, depende da contratação por parte da Companhia de um local apropriado para o Curso de Formação.
A questão será protocolada na 4ª Promotoria de Direitos Constitucionais do Ministério Público do Estado, que já possui denúncia encaminhada pelo procurador Federal, Alan Mansur, do Ministério Público Federal, atendendo a pedido feito em junho de 2013, pela Associação dos Concursados do Pará.
Ao todo 50 candidatos, 38 homens e 12 mulheres, foram selecionados, em abril do ano passado, para a 6ª fase do certame. E em função desta seleção, todos tiveram que abandonar os seus empregos.
Durante a manifestação, o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, juntamente com uma comissão de concursados reuniu-se com dirigentes da CDP, entre eles, o diretor Administrativo Financeiro, Olívio Antônio Palheta Gomes e os gerentes de Segurança Francisco Martins e de Recursos Humanos, Ana Maria Santos.
Para os dirigentes da CDP, a culpa pela não realização da 6ª fase do concurso é da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a SEGUP, que descumpriu convênio de realização do curso de formação previamente assinado.
Em outubro de 2013, a direção da CDP teria pedido a FADESP, realizadora do concurso, que fizesse também da 6ª fase do certame. Mas, a proposta não foi aceita porque a Fundação estaria abarrota de compromissos.
Em janeiro deste ano, a CDP protocolou pedido à Guarda Municipal de Belém, que ainda não se pronunciou oficialmente.
Para a Asconpa o que se percebe é que apesar de a direção da CDP alegar que tem necessidade urgente dos novos servidores, a Companhia não está realmente interessada em solucionar o problema. Deixando passar meses sem que o mesmo seja resolvido.
Os concursados encerraram o protesto, garantindo realizar nova manifestação, cuja data será decidida na Assembleia Geral dos Concursados, que ocorrerá no próximo dia 25 de janeiro (sábado), às 15 horas, no auditório do Sintsep-Pa, localizado a Travessa Mauriti, 2239, entre Duque e Visconde.

Nenhum comentário: