sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Nota de Repúdio

A Associação dos Concursados do Pará – ASCONPA e o Sindicato de Assistentes Sociais no Estado do Pará – SINASPA vêm repudiar a forma truculenta como foram tratados, nas dependências do Tribunal de Justiça do Pará – TJE-PA, um grupo de assistentes sociais aprovadas no Concurso Público 002/2009, promovido pelo Tribunal.
O grupo participaria, nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014, às 9 horas da manhã, de reunião previamente agendada pela secretária de Gestão de Pessoas do órgão, Alice Loureiro, para tratar de assunto referente à nomeação de aprovados no concurso público, mas ao chegarem à sala, sendo informados que a mesma não se encontrava no prédio, decidiram pedir uma nova reunião, desta vez com a própria presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Nascimento.
Neste momento, o grupo foi interpelado de forma acintosa por policiais militares, entre eles o Tenente Coronel da Policia Militar Luís Carlos Rayol de Oliveira, lotados na Coordenadoria Militar do TJE, que, sem nenhuma explicação, “convidaram” os concursados para uma sala reservada, criando uma atmosfera constrangedora para os profissionais que ali estavam.
Surpreso, o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, pediu aos militares que justificassem o motivo da intervenção, mas foi tratado desrespeitosamente, sendo de forma grosseira, excluído da conversa, que foi imediatamente encerrada pelos sindicalistas. Ao saírem do prédio todos ficaram ainda mais indignados, ao perceberem que estavam sendo monitorados pelos militares.
O Concurso Público 002/2009, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará – TJE-PA, foi realizado para formação de Cadastro de Reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior. Para o cargo de Assistente Social, a homologação ocorreu em 4 de fevereiro de 2010, portanto, no próximo dia 4 de fevereiro de 2014, expira o prazo de validade do concurso para o referido cargo.
Apesar de terem sido classificados 134 assistentes sociais para o Polo Belém, apenas três candidatos foram convocados. Para o Polo Ananindeua, que abrange também os municípios de Marituba, Benevides e Santa Bárbara, foram aprovados 59 assistentes sociais, mas, até o momento, somente uma profissional foi nomeada.
A necessidade de profissionais da área do Serviço Social e a existência de assistentes sociais que de forma irregular são cedidos por prefeituras paraenses, atuando no lugar de concursados são notórias e já foi denunciada pelo SINASPA ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que já notificou o TJE-PA, recomendando a demissão de temporários, mas o Tribunal até o momento não se posicionou e tampouco demitiu esses servidores não efetivos.
O tratamento agressivo e moralmente assedioso, recebido pelos concursados será também denunciado ao Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Assinam esta nota:
ASCONPA – ASSOCIAÇÃO DOS CONCURSADOS DO PARÁ
SINASPA – SINDICATO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO ESTADO DO PARÁ
ASSOCIAÇÃO NACIONAL UNIDOS PRA LUTAR
SINTSEP – SINDICATOS DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
SINTEPP – SIND. DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO PARÁ
SDDH – SOCIEDADE PARAENSE DOS DIREITOS HUMANOS
MANDATO VEREADOR FERNANDO CARNEIRO (PSOL)
MANDATO VEREADORA MARINOR BRITO (PSOL)
MANDATO DEPUTADO ESTADUAL EDMILSON RODRIGUES (PSOL)
MANDATO VEREADOR CLEBER RABELO (PSTU)
MOVIMENTO MULHERES EM LUTA
CSP CONLUTAS

4 comentários:

Anônimo disse...

JULIO DISSE: PUXA EMILIO VC TEVE CORAGEM DE BOTAR MORAL LÁ DENTRO DO TJE, NAO PODE ESTÁ COM MEDO DO MARCO AURELIO DA SECON, QUE É FICHINHA RSSS

PARABÉNS!!


E APOIE OS CONCURSADOS DA SECON QUE AINDA NAO FORAM NOMEADOS!

Anônimo disse...

o c153 da sespa e a mesma historia sera q o ministerio publico perdeu sua funcao e virou orgao politico tambem.

Anônimo disse...

O SINASPA, ESTAR ESQUE CENDO QUE A FUNDAÇÃO FEZ UM CONCURSO PÚBLICO PARA VÁRIAS VAGAS, INCLUSIVE DUAS VAGAS PARA ASSISTENTE SOCIAL, C-166, A FUNDAÇÃO NOMEOU QUASE TODOS, EXCETO AS DUAS VAGAS DE SERVIÇO SOCIAL E UMA VAGA DE PEDAGOGIA, QUE ABSURDO ESSA DISCRIMINAÇÃ COM OS ASSISTENTES SOCIAIS, NÃO PASSEI PARA O NUMERO DE VAGAS, MAIS ESTOU REVOLTADO PELO DESPREZO QUE A FUNDAÇÃO CARLOS GOMES ESTAR TRATANDO AS COLEGAS QUE PASSARAM NO CONCURSO PARA AS VAGAS OFERTADAS, O CONCURSO VAI VENCER EM SETEMBRO DE 2014.

RESPEITO JÁ AOS ASSISTENTES SOCIAIS.

Anônimo disse...

Sinaspa a Fundação Carlos Gomes não nomeou nenhuma das duas Assistente Sociais aprovada e classificada que absurdo isso que estar acontecendo com a categoria.