quinta-feira, 26 de maio de 2016

DAS de Zenaldo impedem assembleia de servidores públicos municipais

Foi cancelada a Assembleia Geral Unificada dos Servidores da Prefeitura Municipal de Belém, chamada pelo Fórum dos Servidores da PMB, que seria realizada na última terça-feira, dia 24 de maio, no Ginásio do UEPA, na Avenida Almirante Barroso.
A reunião tinha como objetivo discutir diversos pontos da pauta de reivindicações dos servidores, entre as quais reajuste salarial de 11%, melhores condições de trabalho e segurança nas unidades de atendimento e o fim do sucateamento no serviço público.
O motivo do cancelamento foi a presença em massa de cerca de 1500 DAS da Prefeitura, mototaxistas e comunitários, convocados pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), para impedir que fosse deflagrada greve no município.
Com a falta de ônibus nas ruas, devido a greve dos rodoviários de Belém e da região metropolitana, apenas 200 servidores concursados da Secon, Sesan, Semec, Sesma, Ipamb e Funpapa, conseguiram chegar ao local da assembleia. Os DAS, no entanto, chegaram ao local em seis ônibus, dois micro-ônibus e 35 carros alugados pela Prefeitura.
No ginásio, ao perceberem que a assembleia seria cancelada, os DAS invadiram a quadra, gritando palavras de ordem, como “Não vai ter greve!” e “Vão trabalhar, concursados vagabundos!”.
Ficou evidente que Zenaldo tem a seu dispor um imenso exército de servidores contratados, comandados diretamente por vereadores e assessores, como Bruna Lorrane, autora de uma gravação, vazada nas redes sociais, assediando, sem nenhum pudor, centenas de servidores contratados. Na gravação, a assessora tucana orienta os contratados a fazerem o possível para impedir a realização da assembleia, inclusive usando falsos comprovantes de contratos de trabalho em órgãos como o ProJovem, que serve como fortaleza política dos dirigentes do PSDB no Pará.
Lorrane é filiada do PSDB, tendo sido inúmeras vezes candidata a cargos na Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa. É lotada na Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), onde tem até carro oficial a disposição, para acompanhar o prefeito em eventos realizados pela Prefeitura e comandar grupos de DAS que aplaudem o prefeito quando este discursa. Mas também impedir que servidores públicos concursados façam atos públicos contra Zenaldo, como ocorreu na Câmara Municipal de Belém, há dois meses, quando o prefeito aprovou com apoio da maioria dos vereadores, um projeto de extinção de cargos públicos.
Além dela, Zenaldo tem a sua disposição o advogado Vinícius Augustus Morais de Sá, sobrinho do promotor de Justiça, Benedito Sá. Vinicius atua na Prefeitura como chefe do Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas da Secon e é considerado um defensor ferrenho do prefeito, contra os servidores concursados.
O que se viu, na verdade, foi uma grande demonstração de desespero de Zenaldo, que teme uma greve no município, pois se prepara para disputar a reeleição em outubro deste ano e, conforme revelam as pesquisas, não tem nenhuma chance de ganhar.
Para tentar reverter a derrota, Zenaldo conta com o apoio dos milhares de servidores contratados sem concurso público, entre eles terceirados e DAS, que servem de cabos eleitorais pagos com dinheiro público. Uma grave irregularidade, que será denunciada ao Ministério Público Eleitoral, pela Associação dos Concursados do Pará.
Mas a brutal ação dos assessores do prefeito não foi apenas contra os trabalhadores, que exigem melhores condições de trabalho e salários, ao menos, corrigidos pela inflação. Foi sobretudo contra a população, que clama por melhor atendimento nas unidades de Saúde e Assistência do município.
As entidades representantes dos servidores públicos municipais marcaram nova reunião, para a próxima segunda-feira, dia 30 de maio, às 16 horas, no auditório do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (IPAMB).
Para a Associação dos Concursados do Pará, é preciso tomar as ruas, organizando os trabalhadores e os estudantes na construção de um terceiro campo, convocando greve geral, seguindo o exemplo dos servidores da Funpapa, que já estão paralisados, contra o abandono da Assistência no município de Belém e dos servidores da Sespa, Santa Casa, HOL e HCGV, que, mesmo com um sindicato claudicante, não hesitaram em enfrentar Jatene. Uma greve na Saúde pública chegou a ser anunciada pelos trabalhadores, mas foi sufocada pela direção do Sindsaúde. É preciso também seguir o exemplo dos estudantes, que ocupam escolas em sete estados do Brasil.
Não podemos esquecer os trabalhadores e a juventude francesa, que tomam as ruas contra a danosa Reforma Trabalhista que o governo daquele país tenta impor aos trabalhadores.
Devemos repudiar veementemente o acordão que está sendo costurado entre PT, PMDB e PSDB para salvar os políticos envolvidos em corrupção e denunciados em operações da Polícia Federal, como a Lava Jato.
Por Greve Geral em todo o Brasil.
Fora Jatene! Fora Zenaldo! Fora Temer!
Fora todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Cada gestor de unidade da SESMA assediou e levou os seus contratados e aqueles que desfrutam de extensão de carga horária e hora extra. Nesse dia eles foram dispensados do trabalho e foram nos ônibus e carros particulares dos gestores para acabar com a greve. São comparsas dos desmandos do ZENALDO. Mas utilizar esses meios é improbidade administrativa e o Ministério público vai receber os nomes dos gestores que fizeram isso.

Anônimo disse...

Vagabundo são vcs que estão ocupando de forma ilegal e canalha um lugar que não pertence a vcs, infelizmente nesse país burro, puxa saco, incompetência é normal nesse país. Aos concursados, continue lutando pelos seus direitos e vamos tirar esse prefeito de merda.

Anônimo disse...

Como é que pode essas pessoas chamarem os concursados de vagabundos?????? Se pessoas que se desdobram entre os afazeres diários e os estudos, muitas vezes pela madrugada,são vagabundos, o que dizer dos que estão usurpando seus cargos? Vão estudar e lutar como nós lutamos pra conquistar o espaço de vocês. FORAAAAAA. E QUE OS JUÍZES DESSE ESTADO FAÇAM JUSTIÇA COM OS CONCURSADOS.