terça-feira, 3 de maio de 2016

Simão Jatene afronta concursados e contrata milhares de temporários para a Seduc

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27) publica 1009 renovações de contratos temporários na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Entre os contratados a maioria são professores, para diversos municípios do estado, mas têm também técnicos em gestão.
Há mais de um ano, o governador Simão Jatene fez, através da imprensa, um grande alvoroço informando que em 2016 abriria concurso público em 23 órgãos da administração pública estadual, mas no dia 30 de março deste ano voltou atrás, através de decreto, informando que o governo não teria condições de promover os certames e que as contrações de temporários estariam suspensas. Segundo Jatene o objetivo das medidas era economizar R$ 80 milhões até o final deste ano.
Chama a atenção para estas contratações também a ocultação das licenciaturas dos professores contratados, o que revela a intenção de contratar sem obedecer aos critérios de real necessidade.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, "não resta a menor dúvida que Jatene está fazendo as atuais contratações de temporários para beneficiar os seus candidatos e vereador e prefeitos nas eleições deste ano".
No início deste mês, a Asconpa fez denúncia formal deste esquema de contratações em ano eleitoral, ao Ministério Público do Estado e aguarda uma posição da instituição.

Nenhum comentário: