terça-feira, 12 de julho de 2016

Farra de contratações na Prefeitura de Belém teve DAS, temporários e terceirizados

Atento ao prazo limite, estabelecido pela Justiça Eleitoral, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, efetuou, no último diz 1º de julho, milhares de contratações de temporários, DAS e terceirizados, para diversos órgãos da Prefeitura de Belém.
As contratações foram publicadas no Diário Oficial do Município e teve a única intenção de garantir cabos eleitorais para a sua campanha de reeleição, pagos com recursos públicos.
O que Zenaldo está fazendo não é novo. Antes dele Duciomar Costa, por duas vezes prefeito de Belém, também inchou a Prefeitura com esse tipo de contratação, dentro do prazo permitido por lei.
A imensa relação de contratações, trás um grupo privilegiado de DAS, que receberão salários com valores acima de R$ 5 mil. Entres os quais: Cléo da Silva Moraes e Thiago Miranda de Souza (SESAN); Alcicléia Neves Nunes e Elizandra da Costa Rabelo (SEMEC); Léa Cristina Costa dos Santos Cardoso e Danniel Gustavo Pereira (SESMA), além de Maria do Socorro Lobato Pina Miranda, para o gabinete da Vice-Prefeitura.
Enquanto isso, cerca de 4.700 pessoas com legítimo direito à estarem ocupando cargos na Prefeitura, por terem sido aprovadas em concursos públicos realizados em 2012, amargam a demora nas suas convocações.
Segundo o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "a contratação de pessoal em caráter temporário, sem aprovação em concurso público, deve ocorrer apenas em casos excepcionais de interesse público, com o pretexto de atender necessidades emergenciais. No entanto, nenhum dos contratos realizados por Zenaldo têm esse caráter. O que os torna meramente eleitoreiros e passíveis de nulidade". Emílio garante ainda que formalizará denúncia no Tribunal Regional Eleitoral.
No dia 2 de agosto, terça-feira, às 10 horas da manhã, os concursados farão um ato de protesto em frente à SEMEC, na Avenida Governador José Malcher, em Belém.

Nenhum comentário: