terça-feira, 22 de novembro de 2016

Asconpa denunciará novamente governador por PSS na Susipe

O governador do Estado, Simão Jatene (PSDB) não esconde que prefere contratar temporários a realizar concurso público na administração pública estadual.
No próximo dia 24 de novembro, a Superintendência do Sistema Penal (SUSIPE), dará inicio à nova coleta de currículos para mais um Processo Seletivo Simplificado, através do qual pretende contratar técnicos em enfermagem, motoristas e outros cargos de nível superior (Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo e Farmacêutico), para todas as regiões do Estado. O critério para seleção dos candidatos é a chamada análise curricular, através da qual, uma comissão formada por agentes do governo, decide quem deve ser selecionado. Somente este ano, na SUSIPE, já foram realizados cinco PSS.
Há mais de 12 anos no cargo, Jatene só promoveu concurso público graças à pressão da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) e acordos feitos com os ministérios públicos do Estado e do Trabalho. O mesmo ocorre quanto à nomeação dos aprovados, atitude replicada pelos prefeitos Zenaldo Coutinho, da Prefeitura de Belém e Manoel Pioneiro, de Ananindeua.
Em 2011, o MPE, após denúncia feita pela Asconpa, de ausência de concursos públicos em órgãos da administração pública estadual, deu entrada na Justiça em ação para que Simão Jatene promovesse concurso para preenchimento de vagas na SUSIPE. A ação foi deferida, mas Jatene, ao invés de cumpri-la, decidiu ofertar as vagas através de processos seletivos simplificados de contratações de temporários.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "os PSS de Jatene servem apenas para "legalizar" a contratação de pessoas indicadas por políticos do PSDB e desrespeitam o direito constitucional que a população tem de concorrer às vagas através de provas de concurso público".
"Outro dado que confirma a ojeriza de Jatene por concursados, está no fato de que os salários pagos pelo governador aos temporários por ele contratados, são sempre superiores aos ofertados aos concursados", assevera Emílio.
Ainda para o dirigente da Asconpa, "a SUSIPE é hoje um dos maiores cabides de emprego do Estado, graças à estas contratações sem concurso promovidas pelo governador Simão Jatene, perdendo apenas para SESPA e SEDUC".
Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, a Asconpa pedirá ao Ministério Público do Estado que aceite nova denúncia contra Jatene e ajuíze ação para que o governador respeite a Constituição Federal e promova concursos públicos para todos os órgãos da administração do Estado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Governador sem vergonha, mal caráter, sabe fazer o curral eleitoral por meio de oferta de empregos aos chegados, chequemoradia em véspera de eleição. O povo sem noção crítica se vende.