quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Decreto 1513 de Simão Jatene era potoca


Enquanto milhares de concursados aguardam nomeação em órgãos da administração pública estadual, entre eles SESPA, SEDUC e FAPESPA, o governador Simão Jatene mantém a indiferença e segue contratando servidores comissionados (DAS).
As contratações estão registradas nas edições do Diário Oficial do Estado e revelam também o falso discurso da economia nas contas públicas propalado por Jatene, quando publicou o Decreto 1.513, do dia 5 de março deste ano.
Na ocasião, Jatene justificava a publicação do decreto, como sendo "medidas de contenção de gastos com pessoal e outras despesas correntes, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, e dá outras providências".
Após a publicação do decreto, no entanto, o que se viu foram cortes, principalmente na Segurança pública, o que agravou ainda mais a situação dos trabalhadores da área, mas principalmente da população, que ficou ainda mais sujeita à ação de bandidos.
Os cortes de despesas não atingiram, porém, os interesses políticos de Simão Jatene e seus secretários, que nunca obedeceram o artigo 2º do decreto, que determinava o suspensão por 12 meses de contratações de temporários e comissionados (DAS).
Somente durante o período eleitoral deste ano, quando Simão Jatene investiu o que pode para ajudar na campanha de reeleição Zenaldo Coutinho à Prefeitura de Belém e de candidatos a prefeito no interior do Estado, milhões foram gastos com reforma e construção de pontes, escolas e outros prédios públicos, além, claro, com contratações de cabos eleitorais para órgãos do Estado, mas a serviço de seus candidatos.
Atualmente já nem se fala mais no Decreto 1513, que teve o ponto mais elevado da sua desmoralização, quando, logo após a publicação, um secretário de Estado de Jatene viajou para a Europa, para participar de uma feira de chocolate.
Neste momento de reestruturação da Asconpa, estamos também construindo agenda específica para denunciar estas armações políticas e cobrar ação da Justiça em favor de todos os que foram aprovados em concursos públicos, mas até o momento não foram nomeados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se fazer o cruzamento de dados na folha, vai encontrar centenas de temporários contratados em pleno vigor desse decreto fajuto e mentiroso.