sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sespa C-153: Concursados farão ato contra indiferença do Estado

A Associação dos Concursados do Pará realiza, na próxima quinta-feira, dia 2o de dezembro, às 9 horas da manhã, um ato de protesto para cobrar o restante das nomeações dos aprovados no Concurso Público C-153, promovido em 2010, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - Sespa.
O protesto foi decidido por cerca de 30 concursados que participaram de uma reunião com o secretário de Saúde, Hélio Franco, mas não obtiveram nenhuma resposta positiva ao pedido de nomeações, baseado em provas de contratações de servidores temporários para diversas unidades da Secretaria.
Os contratados ocupam vagas destinadas aos concursados.
Os concursados, presentes à reunião com o secretário, apresentaram documentos copiados do Portal da Transparência, que revelam dados diferentes dos apresentados pela senhora Sonia Baia, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Sespa.
Conforme comprovaram os concursados, dezenas de temporários foram contratados sem que os seus nomes tenham sido publicados no Diário Oficial do Estado. Estes contratados recebem salários pagos através de notas de empenho e chegam a receber por mes até 11 mil reais.
Somente para Belém (Nivel Central e 1ª CRS), o Concurso Público C-153, feito para Cadastro de Reserva, possui 1.594 concursados aguardando chamada. Isto porque, desde 2010, quando o concurso foi homologado, apenas 228 pessoas foram nomeadas. Apesar disso, de acordo com os próprios dados oficiais da Sespa, já foram contratados 300 temporários.
Na reunião com o secretário Hélio Franco, os concursados pediram providência também para outras irregularidades apontadas, como a remoção de servidores nomeados para outros municípios em hospitais em que há concursados aguardando convocação. Como é o caso de Salinópolis, onde três pessoas foram lotadas, sem que nenhum dos aprovados para o Hospital Regional do município, tenham sido nomeados.
Como, mesmo com todas a provas, nenhuma providência foi tomada pelo secretário, os concursados saíram indignados da reunião, decidindo realizar, na próxima quinta-feira (20), uma manifestação de protesto em frente ao órgão, na Avenida Conselheiro Furtado, entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a Travessa Quintino Bocaiúva, em Belém.
A Asconpa convoca todos enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, administradores, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes administrativos e agentes de portaria, aprovados no concurso, para participarem do protesto.

5 comentários:

cinthia disse...

Porque as remoções feitas para o hospital regional são consideradas irregular... de acordo com RJU o concursado pode pedir remoção o que ele não pode fazer no periodo probatorio é transferencia... se o servidor seguir os tramites legais pode ser considerado irregular sua remoção????????? aguardo respostas...

ASCONPA disse...

Cintia.
As remoções que consideramos ilegais, são, além daquelas feitas em período de Estágio Probatório muitas outras feitas fora dele.

Algumas dessas remoções nem chegam a ser consideradas como tal, pois as lotações se deram imediatamete após após a posse.

Queremos garantir o direito à nomeação de todos. Quem fez concurso para um municipio ou Polo, que seja lotado naquele local, até que todos sejam nomeados

Anônimo disse...

ASCONPA, temos que exigir nossos direitos, pois houve quebra de edital, portanto a lei estará a nosso favor!!! NOMEAÇÃO JÁ!!!

Anônimo disse...

HEI, PESSOAL DA SECON VAMOS TAMBÉM EXIGIR NOSSAS NOMEAÇÕES!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Acho que todos que foram aprovados nos diversos concursos do Estado e que aguardam sua nomeação deveriam comparecer juntos nas reuniões e manifestações realizadas pela ASCOMPA, assim os atos teriam maior visibilidade e ganhariam mais força. Vamos lá juntos seremos mais fortes.