Aprovados no concurso público da Prefeitura de Belém para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) protestaram, ontem de manhã, em frente à sede do poder público municipal. Eles reivindicaram a efetivação dos cargos de agentes comunitários de saúde e de combate de endemias. Segundo eles, o início das atividades estava previsto para a última segunda-feira, 1º, mas não ocorreu.
Adelson Nunes fez o concurso para o cargo de agente de combate de endemias no início de 2011. Ele contou que os aprovados foram nomeados, com publicação dos nomes no Diário Oficial do Município, realizaram os exames de saúde do trabalhador e participaram de um curso de uma semana na Sesma. "Acabamos esse curso há 15 dias e até agora não temos resposta alguma. Queremos que o prefeito nos chame. Estamos amparados pela Lei 11.350, que diz sobre a saída dos temporários e a contratação dos efetivos após o concurso público", afirmou.
Ainda segundo Nunes, o grupo já procurou a Sesma e não obteve resposta de quando seriam convocados a trabalhar. "Não dizem nada, ninguém sabe de coisa alguma. Eles dizem que tudo depende do prefeito e gostaríamos que ele nos chamasse para trabalhar", completou. Helvécio Sousa, que também fez o concurso para o cargo de agente de combate de endemias, disse que 25% dos aprovados foram chamados inicialmente. "Os outros 75% foram chamados depois uma ação ingressada no Ministério Público do Estado no primeiro semestre desse ano. Fizemos todos os exames para a admissão e participamos do curso", afirmou. Ele disse ainda que abandonou o emprego anterior e está à espera de ser chamado. "Acho um desrespeito com as pessoas essa demora", destacou.
A Sesma informou, por meio de nota, que a diretora de gabinete da prefeitura, Hellen Zaparole, recebeu as reivindicações de um grupo de candidatos selecionados no Processo Seletivo Simplificado 001/Sesma, que aguardam contratação. A secretaria ressaltou que já foi feita a convocação de todos os aprovados no processo seletivo dentro do número de vagas ofertadas e que a maioria dos selecionados está em fase de capacitação, para que possam assumir seus respectivos cargos. A capacitação é realizada pelo Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e Departamento de Ações em Saúde (Deas) da Sesma.
Ainda segundo a Sesma, na primeira convocação, foram chamados 700 candidatos entre 39 médicos, 29 enfermeiros, 59 técnicos de enfermagem, 282 agentes comunitários de saúde e 291 agentes comunitários de endemias. Já na segunda chamada, 1.673 pessoas foram convocadas e desse total apenas 1.063 compareceram e foram habilitados, sendo 41 enfermeiros, 114 técnicos de enfermagem, 502 agentes comunitários de saúde e 356 agentes comunitários de endemias, um nutricionista, três educadores físicos, um farmacêutico e 45 assistentes administrativos. Será agendada pela diretoria de gabinete da prefeitura, em data a ser definida, uma reunião entre os selecionados e a Sesma para que sejam definidas as próximas etapas do cronograma de habilitação aos cargos.
6 comentários:
como foi a reunião com o edmilson rodrigues? ele assinou o acordo de nomear os concursados?
Eu ligo para a SESMA, e não me atendem. Já terminamos todas as etapas do edital e nada.
Por favor,alguém sabe me dizer se já começou o curso introdutório para os agentes comunitários de saúde?? Tenho ligado quase todos os dias lá pra sesma,mas eles nunca têm uma resposta concreta sobre isso. Aguardo resposta.
Por favor,alguém sabe me dizer se já começou o curso introdutório para os agentes comunitários de saúde?? Tenho ligado quase todos os dias lá pra sesma,mas eles nunca têm uma resposta concreta sobre isso. Aguardo resposta.
até agora nenhuma resposta para quem aguarda a contratação. Pelo menos por telefone, nunca sabem de nada. Alguém poderia expor seu comentário caso tenha ido pessoalmente lá obter alguma informação sobre a contratação dos convocados de junho de 2012.
hoje liguei para sesma e me disseram em off que tiveram ordens para já receberem currículos, ou seja, temporários, mas parece que a diretora ordenou que não aceitassem, pois, haveria a possibilidade de chamarem todos os aprovados... fiquemos atentos...
Postar um comentário