sexta-feira, 30 de julho de 2010

Técnicos em Educação, aprovados em concurso da Seduc, amargam à espera da nomeação

No dia 31/07/2008, foi publicado na edição 31.223, do Diário Oficial do Estado, o edital com os nomes dos técnicos em Educação aprovados no concurso C-125 da Seduc. No entanto, de lá pra cá, apenas 1.900 foram nomeados, tanto para Belém, quanto para o interior do Estado. Os demais, 2.390, ainda aguardam suas convocações.
A demora nas convocações destes profissionais da Educação tem gerado, entre muitos deles, muita angústia e desânimo, especialmente entre os que investiram recursos na preparação para as provas do concurso. Além, claro, da descrença nas promessas do governo.
Todos sabem que, devido à atual política de desvalorização da Educação pública no Brasil, que privilegia universidades privadas, enriquecendo seus donos, atuar na área de formação do magistério é quase inviável. Faltam vagas e, quando tem, os salários oferecidos são absurdamente baixos.
Assim, é cada vez mais, através dos concursos públicos, que trabalhadores da área de Educação, especialmente professores e pedagogos, conseguem exercer suas profissões.
Os números do Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mostram o Pará em último lugar entre os 27 estados brasileiros, ajudam a explicar por que existe tanta criminalidade em nosso Estado.
Resta, então, perguntar: o que falta para a governadora Ana Júlia Carepa compreender a importância que tem a Educação para a sociedade?

Nenhum comentário: