O encontro com o titular da Secretaria de Estado de Educação - Seduc, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 18 de fevereiro, para tratar das nomeações dos aprovados nos concursos realizados pelo órgão, é inédito para a Asconpa e, por isso, representa muito mais que uma simples reunião.
Todos lembram que, desde que nos organizamos para exigir os nossos direitos às nomeações, nunca fomos recebidos por nenhum dos secretários que passaram pela Secretaria de Educação, que, inclusive, chegavam a impedir a nossa entrada nas dependências do órgão.
Um dos casos mais lamentáveis e cruéis ocorreu no dia 24 de março de 2009, quando esperávamos, na porta da Seduc, pela chegada da secretária de Educação, na época Iracy Gallo, a quem exigiríamos nossas nomeações e o fim da farra das contratações de temporários para o órgão. Isso porque descobrimos que a Seduc estava contratando milhares de servidores temporários, apesar da existência, na época, de 18.300 aprovados nos concursos C-105, C-125, C-126 e C-130.
Avisada por seus assessores da nossa presença, Iracy Gallo ordenou o fechamento dos portões, proibindo nossa entrada. Decidimos, então, radicalizar. Parados em frente ao portão do estacionamento da Seduc, impedimos a entrada e saída de qualquer veículo. Só sairíamos de lá quando a secretária recebesse uma comissão de concursados.
Nada feito.
Nada feito.
Em poucos minutos, atendendo ao chamado da direção da Seduc, chegou uma guarnição da Tropa de Choque da Polícia Militar, que não pouparam spray de pimenta e nos aplicaram violentos golpes com cassetetes, para liberar os portões do estacionamento.
Uma das imagens mais chocantes do conflito mostra o professor Augusto sendo atingido violentamente por um dos policiais, que após descarregar sobre ele um frasco inteiro de spray de pimenta, ainda o jogou ao chão, onde foi socorrido por outros concursados. O presidente da Associação, Emílio, foi também brutalmente golpeado nas costas por um cassetete. O Professor Rigler teve o microfone arrancando das mãos, mesmo quando tentava acalmar a todos.
Após aquele dia, ainda aconteceram outros atos de violência contra os concursados, partidos dos assessores da então governadora Ana Júlia Carepa.
Nada daquilo precisava acontecer. Bastava o governo conversar.
Exatamente como está fazendo o novo governo.
Exatamente como está fazendo o novo governo.
Veja abaixo algumas imagens do conflito ocorrido em 2009 na Seduc.
Atenção
Os aprovados nos concursos da Seduc (C-105, C-125, C-126, C-130 e C-154), interessados em fazer parte da comissão que participará da reunião com o secretário de Educação do Estado, Nilson Pinto, na próxima sexta-feira, 18, devem enviar e-mail para asconpa@yaho.com.br, informando, nome, concurso e colocação.
4 comentários:
Emílio gostaria muito de participar da reunião mas como estou desempregado e moro em outra cidade não vou poder está aí com vcs, mas gostaria muito que vc questionace sobre empresas privadas no estado pois eles estão contratando as mesmas para aonde tem concursados como empresas de vigilantes nos colégios,e com isso gostaria de saber se iria atrapalhar na convocação dos vigias, desde já te agradeço e boa sorte na reunião.
PORQUE VCS (ASCONPA) NÃO RESPONDEM ??
ESQUEÇAMOS O PASSADO. DEVE-SE PERCEBER O QUE A ASCONPA FEZ PARA O CRESCIMENTO DOS INTERESSES DOS CONCURSADOS , RESENTIMENTOS SO OBEDECE A UMA VIA A DA IRRACIONALIDADE E DEVEMOS ANDAR EM VIAS DUPLAS PARA ENTENDER MELHOR O PROBELMA E SUA REALIZAÇÃO.
Gostaria de saber que horas será realizada esta reunião. Por favor informe, pois pelo e-mail mandastes ler o Blog e na postagem do Blog, tu não dizes as horas do encontro.
Postar um comentário