terça-feira, 5 de abril de 2011

Pressão dos aprovados da Defensoria Pública: governo aumenta número de nomeados

Após intensa campanha patrocinada pelos aprovados no Concurso Púbico C-143 da Defensoria Pública do Estado, o governador Simão Jatene aumentou a quantidade de aprovados a serem nomeados para o órgão.
No anúncio feito no último dia 21 de março, Jatene havia informado que apenas 6 defensores públicos seriam nomeados, mas, hoje aumentou para quase 40 aprovados.

9 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus que o Governo do Estado sensibilizou com a enorme carencia que existe de Defensores Públicos no Estado. Agora com certeza diminuirão a frequencia de cenas de pessoas dormindo na fila no chao e em redes armadas na frente da instituição. A população carente do Estado merece um atendimento de qualidade e o governador observou isso. Parabéns a todos e principalmente ao povo do Pará.

Anônimo disse...

Parabens aos concursados da Defensoria, vcs são um exemplo de organização e perseverança a ser seguido. Parabéns asconpa por apoiar a campanha destes concursados!

Ale disse...

DEUS AJUDE À TODAS AS PESSOAS QUE SERÃO NOMEADAS EM TODOS OS CONCURSOS, VAI DAR TUDO CERTO PARA TODOS NÓS!!!!!!!!
FÉ E ESPERANÇA!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Diga-se de passagem que a contratação de Defensores Públicos foi respaldada na Emenda da Deputada Simoni Morgado, com previsão expressa para contratação de novos DEFENSORES PÚBLICOS, basta qualquer pessoa olhar a LDO do ano passado para esse.

Lembra-se ainda que a Defensoria Pública tem orçamento próprio assim como o Ministério Público e o Judiciário.

Ainda há previsão na Constituição Estadual exigindo pelo menos um defensor público por comarca.

Essas duas normas não estavam sendo cumpridas.

A luta pela nomeação de mais Defensores Públicos ainda não acabou, fato que só ocorrerá quando o último candidato for nomeado no devido prazo de prorrogação do certame.

A necessidade desse profissional é evidente e deve ser destacada cada vez mais pela imprensa livre escrita e visual quando realmente tem o interesse e compromisso de informar à população de seu direito mais básico, qual seja: O DIREITO DE TER DIREITOS.

Fez bem o governo ao sinalizar e referendar aos anseios populares e dos aprovados através dos parlamentares - que são nada mais que representantes do povo.

A vitória é apenas parcial.

Ainda se ouvirá muito sobre a Defensoria Pública sobretudo após o ingresso dos novos Defensores que mostram e mostrarão ser engajados e preparados para a função.

A luta pela melhoria da Defensoria Pública não é só local, ela é nacional, ultrapassa fronteiras e a sociedade civil organizada deve apoiar essa causa cada vez mais pois ela é legal, moral e legítima.

Acredito que por todos os aprovado do C-143, há o agradecimento de todos os sites, blogs e pessoas que viabilizam a divulgação pela expansão da assistencia juridica gratuíta integral prestada pela Defensoria e demonstram a necessidade desse profissional para a sociedade.

Isso também engrandece a luta dos demais concursados que anseiam suas respectivas nomeações.

Anônimo disse...

Hoje no Diario Oficial do Estado foram admitidos varios temporarios na SESPA, é de se ficar INDIGNADO!

Anônimo disse...

A luta pela nomeação dos defensores públicos no Pará, ganhou corpo em todos os Blogs Paraenses, vencendo fronteiras e chegando em todo o Brasil.

Depois de inúmeros blogs estarem postando a luta dos aprovados neste concurso pela suas nomeações, a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) enviou nota apoiando esta luta.

O primeiro blog a levar para a blogsfera essa reivindicação foi o Blog do deputado Parsifal o qual atingiu a marca de 656 comentários em uma semana, gerando mais três matérias referentes a essa luta.

Segundo a ANADEF “nomear os Defensores Públicos do Estado do Pará é permitir que a população carente dessa região tenha efetivamente acesso à cidadania, promovendo a valorização da dignidade humana e ampliando o acesso à Justiça da população vulnerável, uma vez que estando a Defensoria Pública cada vez mais perto da população mais perto estaremos da plena concretização da democracia no Brasil”.

No dia 30 de março foi vinculado na Rede Record Belém reportagem falando sobre o caos existente na defensoria pública do Estado do Pará.

Após imensa mobilização dos aprovados o governador Simão Jatene, sensibilizado com a luta dos aprovados em concurso para a Defensoria Pública do Pará e, principalmente, com a crônica falta destes profissionais em todo o Estado, tomou a decisão de determinar a nomeação de 40 aprovados e não somente de seis profissionais, como já fora indicado pela Defensoria Pública.
O cronograma para a nomeação dos primeiros 20 defensores públicos deverá ser elaborado na próxima semana pela Secretaria de Administração do Estado.
Vários processos ficam paralisados porque as pessoas de baixa renda não tem condições de pagar as custas de um advogado. "Por isso o governador determinou a nomeação desses concursados ainda para este ano. A Sead vai tomar as providências para chamar, em caráter de urgência, os vinte primeiros defensores".
Os aprovados no último concurso público realizado pela Defensoria, em 2009, comemoraram a decisão. "Estamos muito felizes com essa postura do novo governo, de atender os concursados e enxergar as necessidades da população mais carente do Estado", declarou Romina Azevedo. "O governador entendeu que o acesso à Justiça só se faz com a presença de defensor. Sem ele, o Poder Judiciário fica prejudicado", concluiu Diogo Eluan, outro integrante da comissão de concursados.
O grupo de aprovados agradece a todos que vêem contribuindo para essa luta que beneficiará o povo de nosso Estado.
Blogs que vincularam essa luta:
http://www.uruatapera.com/blog/blog.asp
http://blogdosconcursados.blogspot.com/2011/03/defensoria-publica-do-estado-nao-nomeia.html
http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2011/03/aprovados-em-concurso-para-defensor.html
http://novoblogdobarata.blogspot.com/2011/03/concursados-na-defensoria-92-espera.html
http://blogdoestado.blogspot.com/2011/03/aprovados-em-concurso-para-defensoria.html
http://nailharga.blogspot.com/2011/03/defensoria-privada.html

Anônimo disse...

Gente que horror, já viram o montão de contratações para a Sespa e Igeprev.A Sespa fez concurso e não chamaram quase ninguém. Veja no
Diário de hoje dia 06/04/2011.Porque temporários, e não concursados ? E pensar que votei nesta porcaria, mas 4 anos passa rápido e aí, Adeus Jatene, um novo mandato nem pensar.Nós concursados não permitiremos sua reeleição.



























































































































































VAMOS FAZER CAMPANHA CONTRA O GOVERNO QUE AÍ ESTÁ.FORA JATENE, VAMOS FAZER EM CORO, FORA JATEEEEEEENE

Anônimo disse...

...com certeza uma vitória para os concursados, entretanto existe, também, o concurso C-119 da defensoria, anterior a este, onde ofertou-se 180 vagas para Aux. Administr. (dentre outros cargos) e foram chamados apenas 62... o prazo de prorrogação do concurso se aproxima cada vez mais ... esses aprovados ficarão a ver navios???

Anônimo disse...

Na Defensoria Pública só quem é gente é defensor público o servidor não serve para nada. O concurso c-119, area meio, que expira em 2011 até o momento nem 30% foi nomeado e ninguém fala sobre isso. Fontes seguras informam que o defensor geral não gostou da nomeação dos 40 defensores por que isso atinge o orçamento e vai prejudicar na hora da nova lei da Defensoria ser aprovada na Assembléia Legislativa, no que diz respeito ao salário do defensor público.