quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Diário do Pará: Concursados fazem protesto no IEC


Aprovados no concurso público do Instituto Evandro Chagas (IEC) protestaram ontem em frente ao instituto, na rodovia BR-316, pedindo a nomeação imediata dos candidatos aprovados. Munidos de faixas e carro som, eles reclamavam o direito a assumir seus cargos. O concurso foi realizado no ano passado e, até o momento, nenhum dos 392 aprovados foi chamado.
“A presidente Dilma lançou um decreto de contenção de despesas e foram suspensas as nomeações de trabalhadores federais. Já tem mais de um ano que o concurso foi realizado e trabalhadores terceirizados estão ocupando o lugar dos concursados”, afirmou José Emílio Almeida, presidente da Associação dos Concursados do Pará.
Para quem se preparou por muito tempo para o concurso e foi aprovado, a espera pela nomeação costuma ser angustiante. É o caso de Marcos Antônio Solimões, aprovado para a vaga de técnico em pesquisa e investigação biomédica.
“É um constrangimento, uma angústia e decepção para quem aguarda. Não queremos desempregar as pessoas, queremos a vaga que é nossa por direito. As pessoas aprovadas têm capacidade técnica para exercer seus cargos”, lamentou.
Após o manifesto dos concursados, a diretora do IEC, Elisabeth Santos, foi até a porta do instituto para conversar com os presentes sobre a situação. “Essa manifestação está sendo feita no local impróprio. Não tenho o poder de contratar, preciso de licença do Ministério do Planejamento. Estou em contato e a previsão é que em setembro ou outubro possa ter a licença para contratar 198 aprovados no concurso”, afirmou.

3 comentários:

Marco Antonio Solimões disse...

Uma das intenções do protesto foi causar repercussão na imprensa. Foi muto bom que tenha sido reportado pelo O LIBERAL e pelo DIÁRIO DO PARÁ, mas não podemos cruzar os braços. O proximo passo é cobrar dos nossos SENADORES e DEPUTADOS FEDERAIS que pressionem o gorverno, afinal o IEC e o CENP, são órgãos de referência no Pará, na região Norte, na Amazônia e quiçá na América Latina e os nossos políticos pareçem não estar dando a devida importância.

Anônimo disse...

e ai pessoal, como andam as coisas?
será que eles chamam os concursados em outubro?

Anônimo disse...

onde eu encontro a lista dos nomeados do IEC, pois já fui no DOU e não encontro, nem por nome:Nomeados e nem pela data 17.06.2010. Abraços Mara