sábado, 24 de setembro de 2011

Jatene e Ana Júlia tem em comum o desprezo pelo servidor público efetivo

Jatene e Ana Júlia tem em comum a indiferença e o desrepeito aos concursados
Quando assumiu o mandato, em janeiro deste ano, o governador do Pará, Simão Jatene, em diversas ocasiões, declarou que trataria como prioritárias em seu governo, as áreas de Segurança, Saúde e Educação. Um alívio para os aprovados nos concursos públicos realizados pela ex-governadora Ana Júlia Carepa, que, apesar de estarem há anos aguardando nomeação, ainda tinham as suas vagas ocupadas por servidores temporários.
Mas, passados nove meses, Jatene age da mesma maneira que sua antecessora, ignorando os concursados e contratando uma enxurrada de comissionados e temporários.
O que fez Ana Júlia e é repetido por Jatene, faz parte de uma cruel política de indiferença para com os servidores efetivos do Estado, que possuem estabilidade para exercerem suas atividades, independente do partido político de quem está governando.
E, especialmente aqui no Pará, devido à carência de servidores efetivos, o que se vê é o aumento da criminalidade, o precário atendimento nos hospitais e a violência entre alunos nas escolas públicas, já que entre os concursados que aguardam chamada, existem, por exemplo, Delegados (aprovados no Concurso Público C-149 da Polícia Civil), enfermeiros e técnicos em Enfermagem (aprovados nos concursos C-131 e C-153 da Sespa) e técnicos em Educação, profissionais com formação em Pedagogia (aprovados no concurso Público C-125 da Seduc). Todos esses concursados foram aprovados em certames realizados entre os anos de 2008 e 2010.
Para se ter uma ideia da indiferença do atual governador, em relação aos aprovados em concurso na área da Saúde, o Hospital Ofir Loyola realizou concurso público no ano passado, ofertando 339 vagas para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros, mas, em vez de nomear os aprovados, todos os dias um grande número de pessoas, indicadas pelos políticos que apoiaram Jatene na última eleição, são contratadas.
Irregularidade que ocorre também nos hospitais regionais do Estado, como o de Santarém, que foi entregue pelo governo para ser administrado pela empresa PróSaúde, mascarada de Organização Social, que se recusa a nomear os aprovados no concurso público C-131, realizado pela Sespa em 2008.
A Asconpa já recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA), através de mandados de Segurança, mas, apesar de comprovarmos a existência destas contratações irregulares, inexplicavelmente, os desembargadores indeferem as nossas ações.
Simão Jatene e Ana Júlia Carepa tem em comum, entre outras maldades, o desprezo pelo servidor público efetivo - que após serem nomeados com muita luta - sofrem com baixos salários e más condições de trabalho. Já os comissionados e temporários, tem ingresso fácil e se multiplicam com rapidez na administração pública estadual.

9 comentários:

ILIKE CHOPIN disse...

Isso ´epoluição visual...que Picture deprimente...
Como podes juntar duas aberrações...

MariaB. disse...

Quando um novo gestor toma posse renasce a esperança de que a legalidade vai prevalecer.Todos esperam que tudo seja arrumado no seu devido lugar.Este sonho renovou nossas expectativas em relação as vagas ocupadas por temporários,mas infelizmente o que ressurge é justamente novas ilegalidades,novas irregularidades e tudo fica como antes.Neste governo ainda se criou lei para mais cargos comissionados,como se não bastassem os que ja existem.Recentemente vimos contratações escancaradas de temporários para SEAS E SESPA,dois órgãos que têm concursados esperando suas nomeações.A SESPA foi mais ousada,prorrogou os contratos dos temporários num profundo desrespeito à lei,como podemos olhar com seriedade esta gestão que ultrapassa o limite do descaramento,do abuso.Como podemos ver seriedade num governo com estas práticas.Sem falar nas contratações de todos os dias para a seduc.As decisões explicitas mostra que a lei pouco importa para o nosso governo estadual,porque fazem o que bem entendem dentro da administração pública no Pará.

Anônimo disse...

otribunal de justiça e do governo do estado, isso explica o total descaso com servidores e concursados

Anônimo disse...

Não somente o Tribunal de Justiça mas acima de tudo o fiscal da Lei Ministério Público que fecha os olhos descaradamente em favor do Executivo. Como pode todos os dias comissionados serem nomeados e os concursados não?. Me dá nojo ver que esses juristas, julgadores, não estão nem ai pra Constituição de 88 a Constituição Federal. E brandão aos 4 ventos que fazem valer a lei. Se o fizessem a filha do próprio Governador não estava em um dos cargos mais altos do executivo incorrendo em Nepotismo do mais descarado possível. Não sei quem é pior se nossos dirigentes ou nós que votamos neles.

Anônimo disse...

não podemos comparar o governo de ana julia ao governo dessse crapula, acho uma grande injustiça. devido essa posiçao é que retrocedemos na s conquistas do povo trabalhador.

Anônimo disse...

Como nãopodemos comparar ana julia com simão jatene? São dois incompetentes e mentirosos. Ana Julia fez concurso e só nomeou porque a Asconpa foi pra cima. Agora o Jatene faz as mesma coisas que ela fez.
Só sendo muito mané pra achar que a ana julia é boazinha. Aff

ALINE disse...

Dependemos de Deus e da Asconpa para nos ajudar à ser nomeados, porque se depender do Simão Jatene, é cruel admitir isso, mas ñ vamos ser ser nomeados!! Asconpa por favor nos ajude!!!!

Aline

Anônimo disse...

Acho ridiculo os visitantes desses espaço ,em especial os anônimos ofenderam os outrso. Que cada um dê sua opinião, ninguem é obrigado a concrodar, ma snão precisa esse destempero de alguns.
As vezes naõ cabe...quando é uma discussão individual, dirigida tudo bem.
E m fim chamar ous outros de mané..filho de.. para justicar sua opinõa e coisa de ...

Mp. disse...

Fui nomeada recentemente como funcionária pública de um órgão estadual,fiquei impressionada com a quantidade de DAS e contratados neste órgão.O governo do estado não está preocupado com a causa dos concursados,se a Asconpa não existisse,os concursados seriam esquecidos definitivamente.Espero que essa luta continue e todos que querem ainda ser nomeados ajudem a Associação a dar continuidade na busca por legalidade perante o poder judiciário no Pará.O governo atual,assim como o anterior,tem como prioridade,apenas pagar compromisso de campanha com outros partidos e com isso vai burlando a lei de maneira perversa com quem sonhou com uma vaga no serviço público.Até quando os nossos representantes vão usar a máquina pública em beneficio próprio.Onde está a lei?