terça-feira, 11 de outubro de 2011

Caos na Segurança Pública do Estado será tratado em reunião com entidades de servidores públicos.

A Segurança pública no Estado, vista pelos servidores públicos estaduais e a forma equivocada como o governo a tem conduzido, será o tema da reunião, que ocorrerá no próximo dia 17 de outubro, às 16 horas, na sede do SINTEPP. 
Promovida pela Associação dos Concursados do Pará - ASCONPA, a reunião terá a participação do Sindicato dos Delegados da Policia Civil do Pará - SINDELP-PA, do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará - SEPUB-PA e de um representante da OAB-PA. 
Participam também da reunião, dezenas de candidatos ao cargo de Delegado, do Concurso Público C-149, promovido pela Polícia Civil do Estado, que, apesar de possuírem liminares favoráveis às suas nomeações, concedidas por juízes de Primeiro Grau do Tribunal de Justiça do Estado - TJE-PA, foram ignorados pelo governo. Os candidatos fazem parte de um grupo que juntamente com a Asconpa, intentará Ação Civil Pública, com o objetivo de anular o concurso C-149, em decorrência de inúmeras irregularidades já comprovadas e denunciadas. 
Será impetrada também uma Ação Civil para apurar os atos de improbidade praticada por autoridades envolvidas na concessão de privilégios para alguns candidatos, dentre eles, parentes de autoridades do governo, em detrimento de outros, desobedecendo a ordem de convocação. 
Outra questão a ser tratada na reunião será sobre as demissões de agentes penitenciários da SUSIPE, feitas pelo governador Simão Jatene, sem a devida apuração dos verdadeiros responsáveis pelas falhas de segurança na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, onde uma adolescente foi barbaramente violentada por presidiários do sistema penitenciário estadual. Segundo o SEPUB-PA, o governo não responsabilizou a todos os envolvidos, poupando o secretário de Segurança do Estado, mas exonerando trabalhadores. 
Também serão apresentados detalhes da Ação Civil movida pelo SINDELP-PA, que tenta impedir abertura de novo Concurso Público para a Segurança Pública do Estado, sem que, antes, sejam oferecidos melhores condições de trabalho e remuneração aos policiais.
Ao final da reunião, as entidades entregarão ao governador Simão Jatene, ao Ministério Público Estadual e à Assembleia Legislativa do Estado, um relatório com críticas e sugestões para melhoria da Segurança Pública no Estado do Pará.
Participarão da reunião, o presidente da ASCONPA, José Emílio Almeida, o ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PA, Dr. Oswaldo Coelho, o presidente do Sindicato dos Delegados da Policia Civil do Pará - SINDELP-PA, delegado João Nascimento Moraes e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Pará - SEPUB-PA, Carlos Esdras de Almeida.

5 comentários:

profesor silva disse...

o governo do estado trata segurança Pública com descaso, pagando mau seus servidores nao dando condicoes de melhorias de trabalho aos mesmos. como se ja nao bastacem ainda desrespeitan, tambem as pessoas que passaram no concurso publico C-149 para delegado, seja eles com liminares ou nao, pois e importante lembrar que essas pessoas se empataram estudando, abrindo mao de seus afazeres tudo isso com o intuito de serem reconhecidos, por todos os esforcos empenhados. Não sendo justo o governo fechar a porta e ignorar todos como se fosem nada, o governo do estado precisa rever imediatamente esta injustiça e chamar todos os liminaristas para a academia e posteriormente nomealos emposalos com os demais que ja cursaram a escola de academia. Espero que desta vez o coração do secretario de segurança se abra e ele perceba o quanto essas pessoas estao sendo prejudicadas.Sem falar que existem delegados que deverao se aposentar em 2011 e 12, isse desfalque se nao for suprido vai acarretar prejuizo ma qualidade no seviço publico pois haverá necessidade dos delegados restantes terem que se desdobrar em plantoes por plantoes para tentarem fazer o minimo possivel para atenter a sociedade, que acaba sendo o principal alvo.

Anônimo disse...

Gostei do novo visual do Blog, está lindo!!!
Profª Dionice

Anônimo disse...

É fato provado que nos últimos concursos públicos para delegado, em média 40% deles deixam a polícia, saem para outros cargos com melhor renumeração e condições de trabalho, ou porque não se identificaram com a carreira. Quem perde é o estado e população, sempre sofrendo com o número reduzido de policiais, e quem sai ganhando são os bandidos, aumentando a insegurança e a impunidade. Quanto ao liminarista, principalmente se já for policial, não pede pra sair nunca, pois estão habituados com a profissão e a amam.

Anônimo disse...

Amigos A Defensoria Pública não quer nomear os concursados do concurso c-119 vamos nos mobilizar e fazer uma passeata. O salario do nível fundamental é mais de R$ 1.000,00 reais.

Everty Pereira disse...

Por favor olhem com carinho para a situação dos execedentes do concurso C-149 para o cargo de delegado e que não possuem liminares, pois independente de liminar concedida estes também tem o mesmo direito à nomeação.