Há algumas semanas o governador do Pará, Simão Jatene, acompanhado do seu secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, apresentou, em coletiva à imprensa, dados que, segundo eles, comprovariam a diminuição da criminalidade em todo o Estado.
Uma provocação, para os mais de 7 milhões de paraenses, que sobrevivem com medo, em todos os 144 municípios do Estado. Isso porque o que se vê é justamente o contrário. Há sim, um acentuado crescimento no número de assassinatos, assaltos e sequestros. Muitos praticados, inclusive, por adolescentes.
Em vários municipios do interior do estado, delegacias de Polícia já foram invadidas e destruídas. Criminosos foram soltos.
Ontem, um quartel da Policia Militar, em Água Azul do Norte, no sudeste do estado, foi incendiado, mas antes, bandidos levaram armas, munições e veículos.
Enquanto isso, Jatene se dá ao luxo de ignorar uma lista de pessoas que foram aprovados para o cargo de Delegado de Polícia Civil, no Concurso C-149, realizado em 2009.
E, para dar ares de que está trabalhando, Jatene já fala em abrir um novo concurso público que selecionará novos delegados... até o final do ano de 2012. É muito descaso com a Segurança dos cidadãos paraenses, muitos dos quais o elegeram, na esperança de ver mudança.
A Associação dos Concursados do Pará, já fez diversas reuniões com autoridades e deputados estaduais ligados ao governador Simão Jatene, na esperança de convencê-lo a nomear os concursados.
Para o presidente da Asconpa, José Emilio Almeida, Jatene só não é indiferente à contratação de temporários e parentes, que, sem cerimônia, incham a folha de pagamento da administração pública estadual.
Lamentável.
3 comentários:
Lamentável de fato. Aqui onde moro embora uma cidade pequena , nos ultimos dias , tem sido palco de muitos crimes, antes visto somente pela televisão , nos noticiários que retratam a vida crimosa das grandes metropoles. O ocorrido , teve de tudo, sequestro seguido de morte, perseguição policial, fugas e por fim morte de todos os bandidos. Foram sumariamente eliminados, pois os mesmos ousaram matar um policial( homem bom, qua se aposentando-se).
Aqui não é diferente da capital Belém, muitos depositaram suas esperanças de melhor viver, nas mãso do atual governador,Jatene.(Aqui quase todos os partidos se uniram para elegê-lo) E difícil acreditar que exista oposição e tudo uma questão de oportunidade , todos são a situação do momento.
A SUSIPE, que não respeita o último concurso realizado, está cheia de policiais militares nos gabinetes, todos fazendo política de custódia.Na falta de polícia nas ruas a população tem que se defender dos miliantes na base do porrete, e o secretário de segurança faz piada mostrando númerosa pra lá de suspeitos, na Colônia agrícola em Americano tudo está como dantes, presos no comando...até o Deputado João Salame, do partido ficha limpa, já empregou vereador não eleito em Santa Isabel para cargo de vice-diretor.
Esse governador é muito cabeça dura, se ele afirma que haverá um novo concurso com 100 vagas para delegado, por que não convoca os excedentes, que não chegam a metade desse número. Ele tem que esquecer divervências partidárias e pensar no povo que está sofrendo com a insegurança. O fato do concurso C-149 ter sido realizado pelo governo anterior não é justificativa para não convocar os excedentes.
Sr. Governador quase a totalidade desses excedentes, seus amigos e familiares ajudaram a eleger o senhor, não vire as costas para esses candidatos que passaram por diversas fases para conseguirem chegar ao final desse concurso, chame os excelentes, observando rigorosamente a orgem de classificação, para então abrir o seu concurso, use a cabeça.
Postar um comentário