A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, sul do Pará, por meio do seu Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, em menos de menos de 10 dias, confirma a existência de mais um caso de dengue hemorrágica no município. Trata-se de uma pessoa adulta que foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Marabá.
Ainda este mês, ocorreram no município mais dois casos da doença, porém 'os pacientes já retornaram para suas casas e passam bem', disse Marcelo da Silva, diretor do Departamento. No último dia 28, a dengue hemorrágica levou à morte o menino João Heberth Vieira Alves, 5 anos, que estava na UTI de um hospital em Belo Horizonte (MG), depois de ser transferido do Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, no qual deu entrada em 25 de janeiro.
Parauapebas é hoje o município que conta com o maior índice de casos de dengue confirmados no Pará. Dados do seu Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias mostram que em janeiro deste ano 850 casos suspeitos foram notificados, desses 425 eram dengue, dos quais 1 resultou em óbito (João Heberth) e 3 foram casos de dengue com complicações. Neste mês, 112 casos suspeitos já foram notificados e são avaliados.
Números
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de janeiro até ontem foram notificados no Pará 2.620 casos de dengue. Desses, 437 foram confirmados, dos quais 100 em Parauapebas; 92 em Belém; 62, Ourilândia do Norte; 36, em Ananindeua e 24, Marituba. Os casos suspeitos em investigação são 1.957. Dos 437, 431 eram dengue clássica, 4 foram casos complicados, 1 de febre hemorrágica e 1 envolvia a síndrome de choque de dengue. No mesmo período do ano passado, os casos notificados chegaram a 4.973 no Estado, dos quais 45 tiveram complicações, ou seja, apresentavam características de dengue hemorrágica.
Protesto dos concursados da Sesma
No próximo dia 29 de fevereiro, quarta-feira, às 9 horas da manhã, na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, os aprovados no concurso promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém - Sesma, farão uma passeata para protestar contra a demora nas nomeações.
A passeata seguirá em direção ao Palácio Antonio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém, onde os concursados pretendem pedir audiência com o prefeito.
3 comentários:
Essa é uma grande oportunidade de fazermos valer os nossos direitos,vc aprovado,não deixe de ir, contamos com todos.
Um grande abraço !
Essa é uma grande oportunidade de fazermos valer os nossos direitos,vc aprovado,não deixe de ir, contamos com todos.
Um grande abraço !
safado e assassino, tem ciança morendo porque ele naop fez oque era pra fazer, esse prefeito asqueroso
Postar um comentário