![]() |
Amazônia Jornal, edição de sábado, 03/03/2012 |
Mesmo com a promessa de publicação de um cronograma com as contratações deste ano, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) ainda não apresentou o documento solicitado pela Associação dos Concursados do Pará (Asconpa). Enquanto a entidade reclama dos atrasos nas nomeações de 14 concursos que vencem este ano, a Sead alega que as contratações dos aprovados nos certames estão sendo feitas dentro do prazo máximo para o procedimento, que é de quatro anos.
As secretarias do governo do Estado tinham prazo até o dia 10 de fevereiro para o envio das demandas de cada órgão para que, então, a Sead fizesse a tabulação dos dados e montasse um cronograma de chamamento. A titular da Sead, Alice Viana, diz que não há como montar uma agenda com cada data para nomeação, já que a secretaria depende da demanda dos demais órgãos. Contudo, ela garante que as convocações serão feitas dentro do prazo. O próximo certame a expirar é o da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), que vence no mês de abril. A secretária assegura que já está pronto o decreto de contratação, bem como os atos de nomeação.
Este ano vence o prazo de quatro anos para contratação dos aprovados em 14 concursos públicos no Estado, o que leva a Asconpa a intensificar a campanha pela convocação dos concursados, que somam 3.600, de acordo com cálculo da entidade. Já na contagem da Sead são 2.790 concursados a serem empossados. No próximo dia 14, integrantes da Asconpa vão para a frente à sede da Sead cobrar celeridade no processo de nomeação.
A principal reivindicação da Asconpa é pela elaboração de um cronograma com as contratações dos servidores no decorrer do ano, de acordo com o prazo de vencimento, já que os certames foram realizados durante o ano de 2008. O maior deles foi para o provimento de vagas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com um total de 2.500 vagas, segundo o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida. Destes, 1.690 são pedagogos aprovados para o cargo de técnico em educação, para trabalhar como coordenador pedagógico. "O restante das vagas são de outras secretarias, como para a Sespa [Secretaria de Estado de Saúde Pública]. As vagas são para enfermeiros, auxiliares, técnicos e outros", afirmou o Almeida, listando outras áreas que estão com convocações pendentes, como Fundação Curro Velho e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A Sead, no entanto, novamente contesta os dados, afirmando que o número total de concursados no certame é de 1.638.
Para os concursos que vencem este ano, o governo já chamou boa parte dos aprovados, sendo que as nomeações pendentes são apenas uma parte do total. Entretanto, segundo o presidente da associação, "de 2011 a janeiro de 2012, cerca de 11 mil servidores temporários e comissionados já foram contratados e ocupam vagas destinadas aos aprovados em concurso público". Na opinião de Almeida, o atraso nas nomeações poderá criar um caos na Sead às vésperas do vencimento do certame da Seduc. "Se as nomeações não começarem de imediato, a parte administrativa e a perícia da Sead vão entrar em colapso", avalia.
4 comentários:
Essa secretária está querendo é manter os apadrinhados do Jatene. Um ano e dois meses se passaram e até hoje milhares de concursados esperam por nomeação, porém contratos administrativos são publicados todos os dias na IOEPA. Secretária, tenha vergonha e divulgue o cronograma de nomeação dos concursados, principalmente do concurso C-153 para o cargo de Agente Administrativo para o Hospital Regional de Cametá.
A secretária de administração não quer fazer um cronograma de nomeações para não ter que se comprometer em chamar os concursados, mas tem temporário entrando pela porta da frente!!
ENQUANTO ISSO:
MAIS UM DIA
Último ano dos CONCURSOS e o que se ver é uma verdadeira farra de TEMPORÁRIOS, COMISSIONADOS, e até mesmo para professores na área indÍgenas estão contratando temporários sem falar no SOME cerca de dezenas de professores contratos em todas as disciplinas, é melhor falar de peixe, porque a SEDUC esta virando um verdadeiro aguário, E ESSA (DIS)GESTÃO ESTA POUCO SE INCOMODANDO. PARA O SOME QUE MANDEM UMA CARTA INFORMAL SE O CANDIDATO QUER ASSUMIR ASSIM PARA PROFESSORES NAS ÁREAS INDIGENAS.
MARIA OSICLEYDE PEREIRA BORGES PROFESSOR
JOELMA DO SOCORRO DOS SANTOS MARQUES PROFESSOR
VANDREIA BRAGA DE OLIVEIRA PROFESSOR
WANNA PAULA GUIMARAES DA SILVA PROFESSOR
DANIELA FERREIRA DE JESUS PROFESSOR
KELLY CRISTINA MOURA DO AMARAL PROFESSOR
MARCIA DANIELLE PINHEIRO DE OLIVEIRA PROFESSOR
ANGELA MARIA MAUES FERREIRA PROFESSOR MARCIO ANDRE PEREIRA CARNEIRO PROFESSOR
MARIA DORALICE GOMES DE OLIEVRIA PROFESSOR
DEBORA JOYCE GUERREIRO SIQUEIRA PROFESSOR
ALLAIN BARROS DE LIMA PROFESSOR
Sr Emilio,
Me esclareça, se souber, se teve algum aprovado no concurso C-131 para o Hospital Regional de Santarem que tomou posse. Pois pelo que me informaram existe um parecer da PGE que impede a nomeação pois ainda não foi resolvido o problema com a OS que gere o respectivo hospital.
Jorge Andrade
Postar um comentário