segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alepa realiza Sessão Especial para concursados



Sem contar com a presença do secretário de Saúde, Hélio Franco, da secretária de Assistência Social, Maria Alves, e tampouco da secretária de Administração, Alice Viana, a Assembleia Legislativa do Estado - Alepa, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 21, uma Sessão Especial com a finalidade de tratar da demora nas nomeações dos aprovados nos concursos públicos C-150 e C-153, promovidos em 2010, pelas secretarias de Saúde (SESPA) e de Assistência Social (SEAS).
Sob a presidência do deputado estadual José Megale (PSDB), a sessão, que teve inicio às dez horas da manhã, encerrando ao meio dia, contou com a participação do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), autor do requerimento, do representante do Conselho Regional de Administração, Francisco Lopes, da secretária adjunta de Administração do Estado, Ruth Pina e do presidente da Associação dos Concursados do Pará - Asconpa, José Emílio Almeida.
Dezenas de concursados compareceram ao evento, alguns dos quais puderam se pronunciar, fazendo pesadas críticas a forma como o governo trata a questão dos aprovados nos concursos públicos, não nomeando os aprovados, mas contratando servidores temporários.
Para o deputado Edmilson Rodrigues, "esse tipo de tratamento, que os governos costumam dar aos concursados, precisa acabar. Admitir através de concurso público é Lei, está na Constituição de 1988", lembrou.
O presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, fez um emocionado discurso, lamentando a forma como o governo estadual está tratando a questão. Para Emílio, "é inadmissível que o governo alegue falta de recursos financeiros e não necessidade de novos servidores, como justificativa para não convocar os candidatos aprovados, uma vez que o próprio Diário Oficial do Estado tem publicado frequentemente contratações de temporários, especialmente para a Sespa".
Sem que tenha poder para decidir absolutamente nada, dada a sua posição de representante da secretária de Administração, a senhora Ruth Pina, se limitou a ler os relatórios com dados produzidos pelo órgão.
Ao final da sessão, os concursados presentes se reuniram e avaliaram a sessão com positiva do ponto de vista da pressão popular, mas inócua, quanto a resolver o problema das nomeações.
A Associação dos Concursados do Pará se comprometeu a realizar, em breve, uma grande manifestação de protesto contra a administração pública estadual.

 

13 comentários:

Anônimo disse...

A audiencia apenas serviu para tornar mais publica a situação dos concursos da SESPA C153 e SEDES, no entanto não foi deliberado nada a respeito de ações concretas. Apenas falou-se o que estamos cansados de ouvir! E mais, agora o aprovado enfrenta um novo problema, as contratações que estao sendo realizadas, segundo os representantes do governo, não sao para vaga de aprovados, e sim para casos de necessidade extrema...UM ABSURDO ISSO! EXISTEM CONTRATADOS TRABALHANDO LADO A LADO COM PESSOAS NOMEADAS E EXERCENDO A MESA FUNÇÃO! COMO PODE ISSO?

Anônimo disse...

Lamentável a ausência dos secretário da SESPa E SEAS. Pois, ficou claro p todos ali presente q a questão das nomeações não é prioridade em suas agendas. Achei no minimo um desrespeito p com todos os presentes. Ainda mais, ´só ouvimos o obvio. caros colegas temos q nos posicionar frente a essa situação, e demostrar nossa indignação frente a postura de tais representantes do governo. Vamos unir forças junto com a ascompa e fazer valer nossos direitos. vamos todos a luta, ou melhor continuaremos na luta!!

Anônimo disse...

Vamos lutar companheiros; lutar p assumirmos nossos cargos enquanto concursados. pois é necessário unirmos força e fazer valer nosso direito.

Anônimo disse...

Que Secretarias são essas, que não considera o cidadão, sendo um tanto arrogante no trato as pessoas, diz-se de passagem é de "ASSISTÊNCIA SOCIAL" e SAÚDE. Podemos constatar tn loco o papelão da SEAS e da SESPA em não enviar nenhum representante para dar explicações, acerca de nomeações , uma vergonha, pois tempo tem de sobra para comemorações (fica comemorando o
dia do assistente social e outras datas). Só tiramos uma conclusão acerca desse triste e lamentável episódio, essas respectivas secretarias tem a verdadeira aversão a concursados!!!
Sabe-se porquê?

Anônimo disse...

Nós Assistentes Sociais. aprovados no concurso da SEAS estamos na luta pelas nossas nomeações. Gostaria de saber o motivo de tanta demora?

Anônimo disse...

È amigos temos que bater nessa tecla mesmo, do descaso e desrespeito com os cidadãos, pois seria no minimo cordial dos representantes dessas secretarias enviarem pessoas para dar esclarecimentos acerca do andamento das nomeações. Vou soltar aqui, uma pergunta. Não existe nessas secretarias nem um profissional apto a participar de uma sessão dessas? Ou não existe comprometimento, quando o assunto se trata de nomeação de concursados?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se na oportunidade foi tratado tambem da nomeação dos concursados que fizeram já o concurso de formação da Pc( C-149).

Atenção ASCONPA.

Anônimo disse...

Caros colegas aprovados em concursos públicos, é claro que este governo ainda não se interessou em nomear concursados aprovados, mas com as eleições municipais há a necessidade de consultar as famosas bases eleitorais e ai nós entramos sempre com a lutadora e aguerrida ASCONPA e o Sr. Emílio que diga de passagem uma grande liderança dessa cousa.
Agora vamos aproveitar a Lei de imprensa recentemente aprovada e solicitar deste governo a relação dos contratados na SESPA e SEAS com nome, cargo, setor e principalmente forma de pagamento para que possamos continuar com nossa luta e desmascarando o governo que está ocupando temporariamente esta cadeira. continuemos a luta !!!

Anônimo disse...

A ASCONPA deve pedir uma audiencia com o governador, relatar todas as tentativas e resultados que os concursados obtiveram ao tentar falar com os representantes da SESPA e SEDES. Temos que ir ao governador!

Anônimo disse...

Concordo plenamente, temos que ir ao governador e relatar o ocorrido. Por que os representantes das duas secretarias não compareceram a sessão especial na ALEPA. Pois, o governador precisa se posicionar diante dessa situação. Estou até agora perplexa com tamanho desrespeito ao cidadão paraense. Fato lamentável!

Anônimo disse...

A SENHORA SECRETARIA DIZ QUE SE PROCURAR O SEAD ELES ESTÃO PRONTOS PARA RESPONDER AS NOSSAS PERGUNTAS(INFORMAÇÕES). AGORA EU PERGUNTO SERÁ MESMO?, BOM, UM DIA EU FUI ATÉ O SEAD PERGUNTAR SOBRE O CONCURSO QUE PASSEI, SABER POR QUE TANTA DEMORA PARA NOMEAR OS APROVADOS, A RESPOSTA FOI, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES...QUE BELA RESPOSTA PARA QUEM ESTÁ ESPERANDO TANTO TEMPO.

Anônimo disse...

Vamos pedir que a ASCONPA solicite uma audiencai com o governador, vamos a casa civil para termos um encontro com o governo, munidos das contratações em nossos cargos. Vamos relatar ao ogoverno nosso encontro com a sespa e e sedes e as respctivas respostas que obtemos! Vamos Pedir que o governador faça cumpir o que ele anunciou em programas de radio e em noticias de jornais: ONDE TIVER NECESSIDADE DE SERVIÇO E CANDIDATO APROVADO EM CONCURSO VIGENTE, ESTE SERA NOMEADO.
Vamos pedir aqui que a ASCONPA nos leve ao governador!

Anônimo disse...

Pela importância da audiência ,a plenária estava bem vazia...

Todos têm que defender a causa como todo, e não questões isoladas...