quarta-feira, 10 de outubro de 2012

C-153: TAC do MPE não agrada concursados

A Associação dos Concursados do Pará – Asconpa participou na manhã desta quarta-feira, dia 10 de outubro, de reunião, promovida pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), para assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado para nomeação dos aprovados no Concurso Público C-153, promovido em 2010 pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A reunião, coordenada pela 7ª promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Maria da Penha Buchacra de Araújo e pelo procurador do Trabalho Sandoval Alves da Silva, teve a participação do procurador Geral do Estado, Caio Trindade, a secretaria adjunta da SEAD, Ruth Pina e o secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco Junior.
Entre os objetivos do TAC está a obrigação do Estado de distratar, no prazo de seis meses, todos os servidores temporários que estão ocupando as vagas dos candidatos aprovados no concurso público C-153, nomeando os concursados até o dia 10 de novembro de 2012, além de realizar concurso público para cargos que não constam no atual concurso e de acordo com a necessidade do órgão abrangendo, inclusive, as funções ocupados por servidores temporários.
Apesar do claro interesse do MPE em resolver o problema da demora nas nomeações dos concursados, o Termo de Ajustamento de Conduta assinado hoje, deixou de fora várias questões que beneficiariam os aprovados no concurso, como, por exemplo, o preenchimento de cargos vagos, como o de Sociólogo, que possui contratados na condição de temporários.
A Lei nº 5.838/94, que redefine a composição organizacional da SESPA, recomenda que haja 34 sociólogos em seu quadro de servidores, entretanto, o Secretário da SESPA, Dr. Hélio Franco, através do ofício nº 1874 de 9 de julho de 2012, reconhece que apenas 10 sociólogos estão em atividade (cinco destes efetivamente lotados no Nível Central, para onde o concurso previu o preenchimento das vagas) e que, certamente ou estão trabalhando com sobrecarga, ou a demanda laborativa não está sendo atendida. Existe o reconhecimento expresso do Secretário, portanto, da defasagem de, no mínimo, 24 sociólogos para compor o total de vagas a serem lotados no órgão de Saúde.
Durante a reunião, os concursados apresentaram diversas denúncias de contratações ilegais nos hospitais públicos do Estado, entre eles, o de Cametá, o de Tucurui e o Abelardo Santos, em Icoaraci, o que foi negado pelos representantes do Governo.
O procurador Geral do Estado, Caio Trindade, provocou revolta entre os concursados, ao dizer que os mesmos erraram em ter feito o Concurso C-153, pelo fato de o certame ser para cadastro de reserva e ter sido promovido pela administração anterior.
Para a Asconpa, o Governo do Estado demonstra excessiva má vontade em relação aos concursados. E a prova disto está nas diversas contratações que todos os dias realiza, com o fim de suprir necessidades meramente politicas, ignorando os aprovados no concurso.
fotos: Eliana Souza (MPE)

Clique nas imagens abaixo e leia TAC assinado.




26 comentários:

Anônimo disse...

ESSE PROCURADOR DO ESTADO DEVERIA TER VERGONHA DO QUE DISSE !!!

Anônimo disse...

Uma triste realidade, pois já nos sentimos discriminados e humilhados, ainda mais ao ouvir do Procurador do Estado que não deveríamos ter feito o concurso! Hora que Estado é esse que ridiculariza cidadãos de bem!
O Governo tem que mostrar a sua imparcialidade, pois não podemos pagar pelo erro do Governo passado! Espero que a Justiça seja feita em nome dos concursados, senão depois de tudo que ouvimos nos levará a crer que: Concurso Público será para os FRACOS e POBRES MORTAIS!

Anônimo disse...

Verdadeira humilhação, pois o Sr Procurador do Estado deveria respeitar cidadãos que estão em buscar de sus direitos, demonstrou total falta de respeito!

Anônimo disse...

COMO A SESPA E O MP VAI TRATAR DAS RENOVAÇÕES DE CONTRATO QUE FORAM PUBLICADAS NO IOPEA NO DIA 10, NO MESMO DIA DA ASSINATURA DO TAC?!? ESSES CONTRATOS SERAO SUSPENSOS E VÃO SER CHAMADOS OS CONCURSADOS NA SEQUENCIA DE APROVAÇÃO?!? A ASCONPA DEVE REUNIR NOVAMENTE COM OS APROVADOS NA SESPA C 153 E ORGANIZAR UMA REUNIAO COM O GOVERNADOR DO ESTADO E PEDIR QUE ELE ASSINE UM DECRETO GARANTINDO A NOMEAÇÃO DOS APROVADOS NESTE CERTAME, TANTO PARA VAGAS OCUPADAS POR TEMPORARIOS QUANTO PARA PREENCHER AS VAGAS EM ABERTO.

Anônimo disse...

TEMOS QUE PEGAR ESSE RALATOS TODOS: A SESPA MONSTRANDO CLARAMENTE SUA PREFERENCIA POR CONTRATAR TEMPORARIOS, SOB A JSUTIFICATIVA QUE ESSE NÃO RECLAMA DE CONDIÇÃO E DE TRABALHO E SALARIO E TB A FALA DESTE PROCURADOR QUE AFIRMOU QUE O CONCURSO N FOI FEITO PELO GOVERNO VIGENTE, JOGANDO A CULPA EM CIMA DE QUEM FEZ O CONCURSO, AFIRMADO AINDA QUE NOS NÃO DEVERIAMOS TER FEITO O CONCURSO! TEMOS QUE PROCESSAR O ESTADO!

Anônimo disse...

TEMOS QUE PEGAR ESSE RALATOS TODOS: A SESPA MONSTRANDO CLARAMENTE SUA PREFERENCIA POR CONTRATAR TEMPORARIOS, SOB A JSUTIFICATIVA QUE ESSE NÃO RECLAMA DE CONDIÇÃO E DE TRABALHO E SALARIO E TB A FALA DESTE PROCURADOR QUE AFIRMOU QUE O CONCURSO N FOI FEITO PELO GOVERNO VIGENTE, JOGANDO A CULPA EM CIMA DE QUEM FEZ O CONCURSO, AFIRMADO AINDA QUE NOS NÃO DEVERIAMOS TER FEITO O CONCURSO! TEMOS QUE PROCESSAR O ESTADO!

Anônimo disse...

Tire-me uma duvida, para que serve o (TAC) para chamar todos os concursados ou só uma pequena quantidade?

Anônimo disse...

no diario oficial de 11 de outubro saiu mais de 120 prorrogações de contratos temporarios para o ophir loyola...sendo que tem umas 6 contratações temporarias para o cargo de assistente social pro hospital jean bitar,o correto seria o governo nomear os aprovados no concurso c 153 da sespa para o ophir loyola e principalmente para o jean bittar
esse governo é um governo mediocre que prejudica os concursados!!!!

Anônimo disse...

Regina
Muito infeliz o comentario desse procurador, só estamos revendicando o que é nosso pro direito estudamos e passamos queremos nossas vagas !! CONCURSADOS JÁ !! Chega de temporarios.

Anônimo disse...

Isso é uma verdadeira falta de respeito com os concursados...quer dizer que é um erro nós procurarmos o melhor para nossas vidas? querermos estabilidade? Se o governo passado errou ao fazer esse concurso para cadastro de reserva, nós não tivemos culpa...só que o concurso foi feito e isso é um fato que não podemos ignorar, nem o governo! Não é porque o concurso foi feito pela administração anterior que este governo não pode nos chamar...o problema é que eles estão mais preocupados em colocar seus puxa-sacos lá, do que fazer a coisa certa! Sobre as denúncias no hospital regional de cametá, elas são verídicas....só não ver quem quer! Mas lógico que o governo não vai admitir, pois estas pessoas foram contratadas de forma irregular....Ainda digo mais...se não abrirmos nossos olhos e pressionarmos esse (des)governo, vamos acabar ficando "a ver navios", pois interesse, o governo não tem nenhum em nos chamar...vão enrolar o quanto podem!

Anônimo disse...

Então se eu fizer o concurso e derrepente mudar a administração, eu perco meu direito!??
--- ah! dá lincença, meu caro procurador de confusão!
Quem é que erra em fazer um consurso me diz?

Anônimo disse...

gente,vamos exigir que o governador assine um decreto autorizando a nomeações dos aprovados no c 153 para os hospitais do estado a exemplo do ophir loyola que esta cheio de temporarios(so hoje 11/10 foi publicado no diario oficial do estado mais de 130 prorrogações temporarias para o phir loyola),é so eles distratarem os temporarios desses hospitais e nomearem os aprovados no c 153

Anônimo disse...

eos que estão como DAS da sespa mas que na verdade exercem as funções de um servidor comum?!na sespa tem muito desvio de função!!!

Anônimo disse...

Por favor ASCONPA chame todos os concursados do 153 da SESPA para uma nova reunião, pois depois de toda essa FALTA DE RESPEITO E HUMILHAÇÂO devemos ser indenizados! Vamos a luta! FIZEMOS O CONCURSO E DEVEMOS TER O DIREITO DE SERMOS NOMEADOS independente de quem for o governo! NOMEAÇÃO JÁ!

Anônimo disse...

asconpa vamos exigir desse governador mediocre um decreto nomeando os aprovados do c 153 para todos os lugares onde estiverem temporarios a exemplo do ophir loyola

Anônimo disse...

O procurador gostou de fazer concurso para o cargo dele, concerteza sim. Nos somos discriminados. Brincadeira Procurador do Estado.

Anônimo disse...

Nunca pensei ouvir tamanha barbaridade dessas, ainda mais vinda de um Procurador de Estado! Fato lamentável. Agora mais do que nunca devemos SIM exigir os nossos direitos a nomeação! ASCONPA VaMOS A LUTA!

Anônimo disse...

Esse Preucurador do ESTADO foi muito grosso, rispido, incoviniente e muito ingnorante. Nao respeita mesmo niguem tipico dos egoistas , Caio Trindade vc merece meu repudio.

Anônimo disse...

Como diria o Bóris Casoi "ISTO É UMA VERGONHA".

Anônimo disse...

NO DIA DA ASSINATURA DO TAC, SAIU NO DIARIO OFICIAL A PRORROGAÇÃO DE VARIOS CONTRATOS DE TEMPORARIOS PARA MUITAS VAGAS OFERTADAS NO CONCURSO DA SESPA C153. ESTA QUESTAO FOI APRESENTADA AOS PROMOTORES DO MPE QUE ESTAVAM NO TAC E DELES OBTIVEMOS A RESPOSTA DE QUE ESSES CONTRATOS NÃO SERIAM RENOVADOS E QUE SERIAM NOMEADOS OS APROVADOS NA SEQUENCIA DE CLASSIFICAÇÃO. ALGUÉM MAIS CONFIRMA ESTA AFIRMAÇÃO??? COMO TEMOS QUE PROCEDER?!? ESPERAR ATE DIA 11 DE NOVEMBRO PARA VER A POSTURA DA SESPA FRENTE AO DOCUMENTO QUE ASSINOU?!?

Anônimo disse...

Por favor ASCONPA, temos que agir! Vamos reivindicar nossos direitos! NOMEAÇÃO JÁ para os concursados do 153 da SESPA, pois todos nós que passamos no concurso é que deveríamos estar trabalhando! Ajudem-nos!

Anônimo disse...

O Governo do Estado virou CABINE de EMPREGO do Psdb e Aliados, imagine quando Belém, Ananindeua e Marituba estiver na mão do Governo, ai que vai chover contrtato temporário. O Jatene não esta nem ai para os que relão para conquistarem seu pequeno espaço no mercado, Caio Trindade procurador do Estado vc é uma vergonha com sua atitude tosca, será que um DAS vale tanto assim. Como fica a dignidade? Procurador Caio. Vamos sim lutar pelos nossos direitos sim, nomeação já.

Maria Pinheiro disse...

Saiu um Decreto governamental pedindo o empenho dos órgãos da administração direta e indireta para trabalhar com contenção de gastos públicos, pergunto para quem valeria este Decreto ? Para os gestores de vários órgãos, com certeza não esta valendo, porque a nomeação de comissionados está todos os dias nas paginas do Diário Oficial.O governo do estado não tem respeito pelo direito dos concursados aprovados.Na Sespa, a quantidade de contratos temporários e gritante, e o Sr. secretario, ainda diz que são poucos, depreciando com isso a inteligência das pessoas, que acompanham a nomeação destes temporários.Lamentável a declaração do procurador do Estado, Sr. Caio Trindade.Se o Ministério Público, órgão que tem a obrigação de defender os direitos da pessoa e da sociedade, fiscalizasse as ações do Estado em relação aos danos causados aos cidadãos, com certeza nós reles mortais estaríamos protegidos contra este tipo de abuso.Como os Concursos são promovidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal, jamais pensávamos que estaríamos sendo lesados, tanto financeiramente como na nossa dignidade.Nós não temos obrigação de saber, que o Concurso para Cadastro de Reserva, na verdade é uma fraude cometida contra o cidadão de bem.Triste declaração deste Procurador.

Anônimo disse...

É lamentável a postura "política" de um agente público que deveria representar o interesse público e não de um partido ou ainda por gratidão da indicação.
O Nobre procurador do Estado está "fora de sí" ao afirmar que houve um "equívoco" em ter feito o concurso C-153. Todos os procedimentos administrativos devem, obrigatoriamente, ser submetidos a rigorosa e criteriosa avaliação e controle interno antes do edital. Assim, não pode a adm. pública, na pessoa do dr. Caio agir de maneira tão "despreparada". É no mínimo uma atitude desequilibrada e irresponsável essa cometida pelo representante jurídico do Estado.

Ass. BESOURO VERDE
justiceiro da saúde pública

Anônimo disse...

ASCONPA DISPONIBILIZE A COPIA DO TAC ASSINADO PELA SESPA E O MP! OBRIGADA!

Anônimo disse...

desculpe mais esse tac da sespa ta muito vaGO e não beneficia muito os concursados,achei que fosse um termo mais estruturado que trouxese clausulas que realmente beneficiasse os aprovados,esta muito fraco mesmo
desse jeito nunca seremos nomeados!!!