quinta-feira, 21 de março de 2013

Nomeações à vista, após protesto de concursados em frente à Semec



Cerca de 30 pessoas, aprovadas nos concursos públicos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação - Semec, realizaram, na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, um ato de protesto em frente ao órgão, localizado na Avenida Governador José Malcher, em Belém.
O objetivo do protesto era cobrar as nomeações de cerca de 1.600 concursados aprovados nos dois certames promovidos pela Semec, cujas vagas podem estar sendo ocupadas por pessoas contratadas para cargos temporários, além da resposta a um ofício protocolado pela Asconpa no último dia 12 de março, em que a associação solicita a relação completa dos servidores da Semec, a forma como foram admitidos além da dos seus locais de lotação.
O Concurso Público 001/2013, ofertou 1.187 vagas para candidatos dos três niveis de escolaridade, entre os quais, Agente de Serviços Gerais e Motorista (para candidatos com o Ensino Fundamental); Assistente de Administração e Auxiliar Técnico em Computação (para que concluiu o Ensino Médio) e Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Estatístico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo (para candidatos com formação Superior). Um concurso anterior, em que a Secretaria de Educação ofertou 1.289 vagas para o cargo de Professor de diversas áreas, também possui concursados à espera de nomeação.
Durante a manifestação, uma comissão de concursados, tendo a frente o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, foi recebida pela secretaria de Educação de Belém, professora Nelly Cecília Rocha.
Acompanhada de um grupo de diretores do órgão, a secretária garantiu que, em meados do mês de abril, quando estiver concluído o período de matrículas e de lotação dos professores na rede municipal, a Semec dará, então, início a uma nova chamada de professores aprovados no concurso realizado em 2011.
Com relação à carga horária de 200 horas, Nelly Rocha disse que essa informação era verdadeira, justificando que esse tipo de carga horária era necessário em alguns setores, como nas UEIs localizadas em áreas periféricas de Belém.
Quanto às denúncias de que estavam havendo contratações de temporários, a secretária disse que não ter autorizado nenhuma contratação e que, portanto, a informação não era verídica.
Ao falar sobre o concurso público 001/2012, cujo resultado final foi publicado no dia 28 de fevereiro deste ano, com oferta de vagas para cargos dos três níveis de escolaridade, a secretária Nelly Rocha informou que o mesmo será homologado após a empresa Cetap, contratada para realizar o concurso público, encaminhar à Semec a relação com os nomes dos aprovados.
A manifestação só encerou quando os concursados que compunham a comissão saíram da sala da secretária e deram os informes aos manifestantes.
No próximo sábado, dia 23 de março, às 15 horas, no auditório do Sintsep, a Asconpa realizará a sua Segunda Assembleia Geral dos Concursados de 2013.

6 comentários:

Leandro Batista disse...

É para ficar nervoso com esses argumentos da nossa Secretária, uma vez que nós acompanhamos as reuniões que ocorrem junto com os diretores das escolas e nessas reuniões ela afirma que é para se contratarem professores. Se a Própria Secretária da SEMEC não autorizou então ela não tem nem um poder de decisão sobre as escolas, pois estas estão abarrotadas de contratados..

Leandro Batista disse...

É para ficar nervoso com esses argumentos da nossa Secretária, uma vez que nós acompanhamos as reuniões que ocorrem junto com os diretores das escolas e nessas reuniões ela afirma que é para se contratarem professores. Se a Própria Secretária da SEMEC não autorizou então ela não tem nem um poder de decisão sobre as escolas, pois estas estão abarrotadas de contratados..

Anônimo disse...

Estão abarrotando a Prefeitura e o Estado de temporarios e DAS com salarios exorbitantes, quanto aos merecidos concursados (FUNPAPA, CARLOS GOMES, ETC) a continua resposta: AGUARDEM...

Anônimo disse...

Ainda estão sim contratando professores! Pq minha amiga entrou mês passado na escola, isso pq é amiga da diretora da escola...

Anônimo disse...

Parece que os diretores das escolas municipais tem mais poder do que a Secretária do Município. Só pode ser para explicar esse grande número de contratados!!!!!

Anônimo disse...

Esta justificativa da secretária de dar 200 h pq as escolas são de periferia e distantes não tem fundamento... eu poderei trabalhar nessas escolas com 100 h..... e outro prof. com 100 h....