quinta-feira, 9 de maio de 2013

Asconpa entra na luta pelas nomeações dos assistentes sociais do INSS

A Associação dos Concursados do Pará decidiu, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 8 de maio, assumir a luta de um grupo de assistentes sociais, aprovados no cargo de Analista do Seguro Social (com formação em Serviço Social), que ficaram no Cadastro de Reserva do concurso público n° 01/2008, promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 
A validade deste concurso público, que chegou a ser prorrogado por meio do edital de homologação nº 12/INSS, de 19 de maio de 2011, encerra no próximo dia 4 de junho. 
No Pará, ao todo, seis assistentes sociais aguardam convocação. Mas, em todo o Brasil, o número chega a 250 pessoas. 
Em recente Nota Técnica, encaminhada ao setor de Recursos Humanos do INSS, pela Divisão de Serviço Social do órgão, chegou-se à conclusão de que “as 900 vagas previamente autorizadas para atender ao quantitativo de vagas abertas pelo concurso, não atenderam as necessidades da Instituição”. Para os técnicos, é necessário o preenchimento de mais 450 vagas.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, “a demora nas nomeações dos concursados do INSS, sem dúvida, revela indiferença do governo Federal para com a população”. 
Com o objetivo de conseguirem as suas nomeações, os concursados estão inclusive pleiteando, através da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, diversas audiências com autoridades do governo Federal, entre elas, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campelo, o ministro da Previdência Social, Garibalde Alves Filho e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Aparecida Belchior.
Entre as atribuições dos assistentes sociais, estão servir na área da Reabilitação Profissional e no acompanhamento da população que se utiliza do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinado a pessoas idosas e com deficiência e que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Segundo o advogado Virgílio Moura, a Asconpa poderá, em breve, impetrar Mandado de Segurança no Superior Tribunal de Justiça - STJ, para viabilizar a nomeação dos candidatos.

3 comentários:

Anônimo disse...

OH , EMÍLIO POR QUE A ASCONPA NAO ENTRA COM PEDIDO DE INFORMAÇAO SOBRE OS CARGOS DE TODOS OS SERVIDORES DA SECON ????
AINDA NEM SE QUER FOI HOMOLOGADO!!

Unknown disse...

Também estou aguardando minha nomeação como Assistente Social no INSS.

Anônimo disse...

JULIO:

GRUPO EXCLUSIVO PARA APROVADOS DA SECON 2012, SE VOCE PASSOU OU CONHECE

ALGUEM QUE FOI APROVADO INDIQUE ESTE GRUPO, FAÇA PARTE DESTE GRUPO! E

VAMOS LUTAR POR NOSSAS NOMEAÇOES QUE POR SINAL ESTAO SEM PREVISAO. EM

BREVE SERÁ FEITO UM GRANDE PROTESTO EM FRENTE DO ORGAO.


https://www.facebook.com/groups/159414754225385/