quarta-feira, 22 de maio de 2013

Para diminuir pressão, Funpapa convocou, mas não deu posse a concursados



Mudou o governo, mas permanecem as velhas práticas duciomarianas, entre elas, a de fazer convocação de concursados e não dar posse aos candidatos aprovados em concursos públicos. Uma forma de enganar o Ministério Público do Estado, que promoveu Termo de Ajustamento de Conduta para garantir as nomeações e diminuir a pressão feita pelos concursados.
Vejam só que situação revoltante.
Há três meses, exatamente no dia 4 de fevereiro, a chefe de Recursos Humanos da Fundação Papa João XXIII, a Funpapa, conhecida por Betânia, convocou, através de contato telefônico, um grupo de concursados aprovados no último certame promovido pelo órgão. Dentre eles, 10 motoristas e cinco assistentes sociais.
A “convocação” chegou a ser anunciada pela Prefeitura como o começo de uma era, a partir da qual, a demora nas nomeações não mais existiria. Uma nota auto elogiosa, feita, claro, pela Funpapa, chegou a ser enviada para a imprensa.
Os convocados, então, seguindo recomendação da representante da Funpapa, fizeram exames médicos e tiraram documentos comprobatórios exigidos no edital do concurso.
No entanto, passado todo esse tempo, os documentos e exames perderam a validade e nenhum dos convocados foi chamado para tomar posse.
Na mídia continua a bela propaganda a respeito de serviços efetuados pelos CRAS, os centros de referência de Assistência Social e pelos CREAS, os centros de referência especializados de Assistência Social, que, na realidade, não estão acontecendo.
Em toda a imprensa estão sendo divulgadas ações do Programa Bolsa Família, que, para funcionar dentro dos requisitos exigidos pelo Governo Federal precisa necessariamente da atuação de mais assistentes sociais. A mídia também não divulga que existem CRAS fechados por falta de técnicos concursados.
Ainda em fevereiro, a Asconpa protocolou documento no Conselho Municipal de Assistência Social, pedindo a fiscalização dentro dos espaços de assistência social da Funpapa, mas, estranhamente, até o presente momento não houve nenhuma resposta.
Nos próximos dias, a Associação dos Concursados do Pará estará realizando um ato de protesto em frente a Funpapa para cobrar do órgão a posse dos concursados já nomeados.
Como se vê, mudou o governo, mas os D.A.S. que mandavam e desmandavam no governo passado ainda ocupam as chefias dos órgãos da administração pública municipal.
E isso ocorre não apenas na Funpapa, mas na Semec, na Sesma, na Sesan...

8 comentários:

Anônimo disse...

Desrespeito!!!! Fiquei sabendo que em algumas ligacoes feitas para certos CRAS de Belem o atendente chegou a informar que nao havia Coordenadores trabalhando!!! A Prefeitura demonstra nao dar a minha para uma das areas centrais de qualquer governo: A ASSISTENCIA SOCIAL, sendo esta area composta por profissionais e pesquisadores diversos!!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Alguém sabe me informar até que posição chamaram os assistentes de administração da Funpapa? No DOM eu tentei verificar mas eu acho que aquele filtro de pesquisa do site não funciona.Se alguém souber ficaria muito agradecida.

Thays Loélia disse...

É exatamente isso que vem acontecendo, eu fui uma dessas 5 assistentes sociais que "convocaram" mas até hoje ainda não consegui trabalhar na fundação. Ligo pra lá toda semana e a desculpa é a de que falta apenas uma assinatura aqui ou outra ali e assim o tempo vai passando. Essas pessoas da ultima chamada entrariam na vacância que foi publicada em DOM o que pressupõe PROVIMENTO DE CARGO (ISTO É, A VAGA JÁ EXISTE!!!) PORÉM, no hall de desculpas da FUNPAPA, uma seria a de que estariam esperando ser criadas mais vagas... Como assim??? Eles pensam que estão falando com ignorantes e leigos...

Anônimo disse...

Emilio é bom divulgar essa noticia: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=109729

Anônimo disse...

No inicio da noite do dia 21/05/2013 fui convocada via telefone para apresentar-me no dia 22/05 na Funpapa. Procurei a nomeaçao no DOM e nao tinha saido nada. Sera que vai se repetir a pratica que houve com motoristas e assistentes sociais?

Anônimo disse...

A FUNPAPA vem tomando umas atitudes no minimo estranhas. Umas delas é a convocacao de concursados POR TELEFONE,ou seja, um meio que nem sequer garante comprovacao futura de ter sido convocado!!! Um Orgao Publico esquecendo do principio da PUBLICIDADE e AGINDO POR ENTRE NEVOEIROS!!!

Anônimo disse...

Essas pessoas foram convocadas através do DOM? ou foi só de boca, se elas tem o DOM, elas tem que ir no MPE, caso contrario tem que se conformar se não houve a devida convocação atraves do DOM!

Anônimo disse...

JULIO:
Aprovados da SECON entrem em contato comigo e venham somar com o nosso

grupo, pelos fones: 8230-4726/8714-5808
ou pelo facebook no grupo da "SECON 2012"

https://www.facebook.com/groups/159414754225385/