terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Asconpa fará novo protesto em frente a Cosanpa



Nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, às 9 horas da manhã, os aprovados no Concurso Público 001/2013, promovido pela Companhia de Saneamento do Pará e homologado em agosto deste ano, farão nova manifestação, em protesto contra o descumprimento do TAC, assinado no ano passado com o Ministério Público do Trabalho, o MPT, prevendo a demissão de servidores comissionados, para a substituição por 84 aprovados no concurso público.
Ao todo o concurso classificou 133 candidatos, mas até o momento apenas 51 candidatos foram nomeados.
No mês de outubro, os concursados reuniram com senhora Rosa Pires, diretora de gestão de Pessoas da Companhia, que garantiu que o acordo assinado com o MPT seria cumprido e em dezembro, mais um grupo de concursados seria nomeado.
No entanto, em dezembro, Rosa Pires, que faz parte do grupo de comissionados que serão demitidos, alegou que, devido a falta de recursos financeiros para arcar com as obrigações trabalhistas dos comissionados, a COSANPA não teria como cumprir o acordo dentro do prazo.
Os concursados, então, foram até o Ministério Público do Trabalho (MPT), onde se reuniram com a procuradora Tatiana Donza de Carvalho, responsável pelo acordo.
A procuradora informou que, caso o TAC não seja cumprido até o dia 31 de janeiro próximo, o MPT ajuizará Ação Civil Pública contra a COSANPA.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "em decorrência deste ano eleitoral, é bem possível que o Governo do Estado não cumpra o acordo e mantenha esses DAS na COSANPA, uma vez que estes funcionários foram contratados por indicação de políticos da base de apoio ao governador Simão Jatene".
A manifestação ocorrerá em frente ao prédio sede da COSANPA, na Avenida José Bonifácio, em São Brás.

Um comentário:

Anônimo disse...

Palhacada! realizam levantamento do numero de vagas, promovem o concuso, arrecadam valorem q vao alem dos custos com a realizacao do certame, fazem com que o candidato gaste valores altissimos com a preparacao e na hora de nomear nao ha como demitir temporarios.. So pode ser palhacada mesmo !! Espero que o MPT tome uma atitude c relacao a isto, para q haja as nomeacoes dos aprovados, a quem compete de fato e direito ao cargo.