terça-feira, 22 de abril de 2014

Vem pra rua! Ato do dia do Trabalhador

1° de maio às 8h.
Concentração na praça do Operário, São Braz.

Em maio de 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos), oito trabalhadores foram condenados à forca por liderarem uma manifestação pela redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas por dia, que culminou com a morte de oito policiais e onze manifestantes. Hoje, embora não sejamos condenados à morte, vemos que, a cada dia, aumenta a criminalização daqueles que lutam.


Passados 128 anos, as condições de vida da classe trabalhadora, em todo o mundo, continua precária, em razão de um sistema sócio-político-econômico excludente e injusto, que privilegia um punhado de empresários em detrimento da maioria esmagadora da população.

E aqueles que produzem e colhem alimentos; que transformam os recursos naturais em matéria-prima para a produção de bens; que prestam serviços para que a sociedade mantenha-se funcionando; que correspondem a 99% da população mundial; continuam tendo a sua força de trabalho sendo explorada pelo 1% que detém o poder econômico, político e militar, no planeta globalizado pelo capitalismo.

Olhe em sua volta! Tudo o que existe de bens materiais, móveis e imóveis, foi produzido com o suor da classe trabalhadora. Mas quem lucra com a venda desses bens? Um punhado de patrões, que na maioria das vezes construiu sua empresa à custa de dinheiro público, financiado a baixas taxas de juros, ganhando fortunas por meio da exploração da mão-de-obra, da corrupção e da sonegação de impostos.

E a sanha capitalista por conquistar mais lucro, além de se apossar dos bens produzidos pela força de trabalho de mulheres e homens assalariados, está conduzindo a sociedade humana a uma exploração sem limites da natureza, com a possibilidade real de levar o planeta a um quadro de crise ambiental terminal.

E quem mais sofre os efeitos das mudanças climáticas produzidas pela intensificação da destruição de florestas e poluição do ar, de rios e oceanos? Mais uma vez, a classe trabalhadora. Em especial a sua parcela mais pobre e vulnerável, que sobrevive em palafitas sobre igarapés poluídos; que se pendura em favelas plantadas em morros prestes a desmoronar; que ergue sua frágil residência na beira de rios e córregos que ameaçam transbordar e arrastar suas vidas e seus pertences.

Por isso afirmamos: não há futuro para a humanidade sob o capitalismo.

Mas nós, trabalhadores, não lutamos somente contra o sistema que nos explora no dia-a-dia. Lutamos, também, contra os governos que sustentam o capitalismo. Por isso, nos enfrentamos contra os governos de Zenaldo, Jatene e Dilma que deixam a Saúde, a Educação, o Transporte e a Segurança públicos em situação precária enquanto garantem rios de dinheiro para as empresas envolvidas no superfaturamento de obras, no desvio de dinheiro público, na corrupção, no favorecimento de seus financiadores de campanhas eleitorais.

Por isso sairemos às ruas, mais uma vez, para protestar contra a continuidade de políticas que beneficiam tão somente a parcela minoritária da população, representada pelos patrões e pelas grandes corporações multinacionais.

Fazemos um chamado a todos os trabalhadores, mulheres e homens que tem feito greves e ocupações de canteiros de obras, fábricas, universidades ou órgãos públicos; aos que tem ocupado latifúndios ou prédios abandonados; aos que tem defendido seus territórios, no campo e na floresta; aos que tem organizado bloqueios de ruas e rodovias: estejamos todos juntos, nas ruas, levantando todas as nossas bandeiras e reivindicações e lutando contra nosso inimigo comum.

No Dia Internacional da Classe Trabalhadora, TOD@S às ruas!!!!

Fórum Estadual de Lutas

ADUFPA
Andes- Regional Norte.
ANEL
AsFUNPAPA
Associação dos Concursados do Pará – ASCONPA
Associação dos Servidores na Saúde do Município de Belém - ASSESMUB
Associação em Defesa dos direitos dos Militares do Pará - ADDMIPA
CAMAT-UFPA
Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre
Corrente Socialista dos Trabalhadores CST/PSOL
CSP-CONLUTAS
DCE UNAMA
Grêmio NPI
Grêmio Ulisses Guimarães
Luta Popular
Movimento Luta Popular
Movimento Mulheres em Luta
Movimento Quilombo, Raça e Classe
Mulheres em Movimento
Pajeú
PSTU
Rede Emancipa
Resistência Urbana
Revita SUS
SINAL
SINASEFE
Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - SINTSEP-PA
SINDITIFES
SINDJUF PA
SindPetro PA/AM/MA
SINDUEPA
SINTEPP
SINTPREVS
Sintell
Unidos pra Lutar
Vamos à Luta

2 comentários:

Anônimo disse...

sou aprovada no concurso da sespa c-153 e esto a coçlocaçao 17, e gostaria de saber se posso recorrer uridicamene tambem com os outros concursados pela segurança para saber se ainda tenho chance de ser nomeada e se vcs sabem quanto é cbrado pelos serviços advocaticios

Anônimo disse...

QUERO LEMBRAR A ASCONPA QUE O CONCURSO PÚBLICO CAP.2012.001.PMA DE ANANINDEUA ESTÁ COM PRAZO PARA TERMINAR EM JULHO QUANDO COMPLETA 2 ANOS DE SUA VALIDADE. ESPERO QUE A ASCONPA FIQUE LIGADO PARA LUTAR ESTENDER ESSE PRAZO POR MAIS 2 ANOS PORQUE A LUTA TÊM QUE CONTINUAR ATÉ QUE TODOS OS APROVADOS SEJAM NOMEADOS, PORQUE ESSE CONCURSO NÃO FOI PARA CADASTRO DE RESERVA. E PEDIR QUE TODOS QUE FORAM CLASSIFICADOS FAZER O MESMO VAMOS LUTAR, PARTICIPAR DAS REUNIÕES, JUNTOS CONSEGUIREMOS.