quinta-feira, 10 de julho de 2014

Concursados saem indignados de reunião com secretário de Educação



Professores aprovados no Concurso Público C-167, promovido pela Secretaria de Estado de Educação para a Educação Especial realizaram, na manhã desta quinta-feira (10), mais uma manifestação de protesto, em frente ao Centro Integrado de Governo (CIG), para cobrar as nomeações de 105 aprovados dentro das vagas ofertadas e de 557 aprovados no cadastro de reserva do concurso.
Durante a manifestação, os concursados foram recebidos por assessores do gabinete do secretário de Educação, José de Seixas Lourenço, que encaminharam os manifestantes para uma reunião com o secretário adjunto da SEDUC, Licurgo Brito e a advogada do órgão, Dra. Katyuska S. Moro.
Na SEDUC, os concursados ouviram do secretário que não há necessidade de novos professores, que o concurso foi feito apenas para substituir temporários os quais já teriam sido distratados, que não há desvio de função de professores na Educação Especial, ainda que técnicos pedagógicos aprovados no Concurso C-125 estejam nestas condições.
Segunda a advogada, mesmo os candidatos aprovados dentro do número das vagas ofertadas no edital não serão nomeados, “porque não há necessidade de professores em municípios como Abaetetuba, Castanhal, Barcarena, Primavera, Vigia de Nazaré, entre outros”. A advogada informou também que um levantamento será feito, mas não garantiu para este ano.
Os argumentos do secretário e da sua advogada, no entanto, não convenceram os concursados, que têm conhecimento das irregularidades na Educação Especial, entre elas a existência de servidores contratados e desvio de função, praticado tanto por técnicos pedagógicos, quanto por professores.
Indignados com a postura dos dirigentes da SEDUC, os concursados decidiram, em reunião realizada após a audiência com o secretário, promover tantas manifestações de protesto, quanto forem necessárias para cobrar do governo os seus direitos à nomeação.
Na próxima segunda-feira, dia 14 de julho, às 10 horas da manhã, os concursados farão uma passeata com saída do CAN, em Nazaré, para denunciar a demora nas suas nomeações.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo isso. Quer dizer que mesmo os que estão no número de vagas podem não ser chamados. Abaetetuba foi o mais concorrido, passei agora fica nessa.

Anônimo disse...

Mais absurdo é a situação dos concursados de Belém q tem suas vagas ocupadas por desvios de função , professores do concurso c125 das áreas especificas assim como técnico pedagógico .