quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Durante manifestação, professoras concursadas são empurradas por policias militares

Um pequeno grupo concursados, aprovados em certames promovidos em 2012 pelas secretarias de Estado e Municipal de Educação, realizaram, na manhã da última segunda-feira (8), uma passeata de protesto para cobrar as nomeações dos aprovados nos concursos da SEMEC e SEDUC.
Com saída do Centro Integrado de Governo (CIG), a passeata seguiu até a SEMEC, onde os concursados realizaram uma assembleia e decidiram realizar nova manifestação na próxima sexta-feira, dia 12.
Cerca de 30 policiais militares foram deslocados pelo governo do Estado, com a finalidade de reprimir o ato dos concursados, em frente ao CIG. Algumas professoras, aprovadas no Concurso Público C-167 da modalidade Educação Especial da SEDUC, chegaram a ser agredidas, por PMs, que tentavam impedir a manifestação.
O ato covarde foi imediatamente repudiado pelos presentes na manifestação que denunciaram a falta de habilidade dos policiais em lidar com este tipo de ação.
No entanto, para o presidente licenciado da Asconpa, José Emílio Almeida, a ação dos PMs foi ordenada pelo comandante da tropa, cujo nome havia sido propositalmente, retirado da lapela da farda. Ainda para Emílio, a ação violenta dos policiais segue orientação política do governador Simão Jatene (PSDB), candidato a reeleição.
"Vamos dar a resposta nas urnas, ainda nesta eleição, não votando em Jatene, nem nos seus aliados", disse Emílio, que é candidato a Deputado Estadual e, caso eleito, terá a tarefa de defender na Assembleia Legislativa do Estado, o direito dos aprovados em concursos públicos.
Uma nova manifestação, reunindo dos professores concursados da Educação Especial da SEDUC e os aprovados no Concurso Público 001/2012 da SEMEC,  ocorrerá nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, em frente à Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Governador José Malcher, em Belém.

Nenhum comentário: