quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Governo anula TAF de concurso da Polícia Militar


Tomando como base Súmula 473, do Superior Tribunal Federal (STF) além de denúncias de candidatos, protocoladas no Ministério Público do Estado (MPE), comprovando a participação de um avaliador do Teste de Aptidão Física (TAF), referente ao último Concurso Público da Polícia Militar do Pará, o qual teria também ministrado aulas em cursos preparatórios para o exame, a Secretaria de Estado de Administração (SEAD) divulgou em nota, hoje (18), a anulação do referido TAF.
O exame, realizado em dezembro de 2016, teve a participação de 3.414 candidatos e ocorreu nos municípios de Belém, Marabá, Altamira e Santarém. Mais de 105 mil candidatos concorrem às 2.194 vagas ofertadas pela Polícia Militar do Pará para os cursos de Formação de Praças (CFP), Formação de Oficiais (CFO) e Adaptação de Oficiais (CADO).
A decisão segue determinação da comissão do concurso, formada por servidores da SEAD e PM e da PGE.
Segundo a secretária de Administração do Estado, Alice Viana, "a anulação das provas decorre de uma cautela do Governo do Estado para que não recaia sobre o concurso nenhuma suspeita de irregularidade e para preservar o direito dos candidatos inscritos. Todos os 3414 candidatos que se habilitaram na fase anterior poderão participar do TAF”.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, "a anulação do TAF, apesar de num primeiro momento prejudicar aqueles que já haviam sido aprovados, foi necessária, para garantir a lisura de todo o processo. Mas não podemos esquecer que as responsabilidades pelas irregularidades no exame são do próprio governo que impede a transparência em todos os concursos que promove".
Ainda segundo o governo, na próxima semana será publicado o edital de convocação dos candidatos com novo cronograma para as demais etapas do certame.

Nenhum comentário: