sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Em Capanema, concursados protestam por homologação de concurso público

A Associação dos Concursados do Pará realizou, na manhã desta quinta-feira (23), uma barulhenta manifestação de protesto, em Capanema, nordeste do Estado. A manifestação ocorreu em frente à Prefeitura e também do Ministério Público do Estado.
A manifestação teve como objetivo denunciar a suspensão de concurso público, a pedido do atual prefeito, Chico Neto (DEM), que em entrevista coletiva para imprensa local, disse ter pedido a anulação do concurso por ter constatado "diversas irregularidades".
Para os concursados, no entanto, tudo não passa de disputa política entre o prefeito que saiu e o que entrou, uma vez que Chico Neto não consegue apontar nenhuma irregularidade e se limita a dizer que o certame teria sido feito pelo seu adversário, para inchar a folha de pagamento do município na sua gestão.
Na Justiça, a Asconpa está ajuizando mandado de segurança para garantir a validade e a homologação do concurso e, em seguida, as nomeações e posses dos aprovados.
Dois fatos causaram indignação entre os concursados. O primeiro deles, foi a atuação arbitrária de um policial militar, aspirante, chamado pela Prefeitura para tentar encerrar a manifestação. Após muita discussão, o policial foi rechaçado pelos concursados. O outro fato, que causou ainda mais indignação entre os concursados, foi a postura da TV SBT local, que, em matéria veiculada logo após a manifestação, se posicionou contrária aos concursados, apoiando a decisão descabida do prefeito. Na reportagem, o comentarista reprovou o ato dos concursados, criticando o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, porque, segundo ele "se dirigiu à Capanema sem conhecimento da situação".
Para Emílio, "a lamentável atitude do comentarista do SBT não foi jornalística, mas meramente política, já que o apresentador é também filiado a partido coligado ao prefeito, tendo sido, inclusive candidato a vereador nas última eleições".
O certame ofertou 362 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior e teve o Resultado Final publicado no último dia 29 de dezembro.
Os concursados pretendem realizar outra manifestação em Capanema, ainda no mês de março.

Nenhum comentário: