quarta-feira, 21 de junho de 2017

Justiça Federal proíbe UFPA de contratar funcionários para Hospital Universitário

A Justiça Federal determinou que a Universidade Federal do Pará (UFPA) não realize novas contratações para o Hospital Universitário Bettina Ferro por conta de irregularidades denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Segundo o MPF, mais da metade dos servidores do hospital foram contratados sem que se respeitassem os critérios de impessoalidade. A UFPA foi procurada pelo G1, mas ainda não se posicionou sobre o caso.

De acordo com o MPF, dos 317 servidores do hospital, 167 funcionários foram admitidos mediante indicação e seleção prévia por meio de análise curricular, entrevistas e análise de perfil, o que é irregular.
As contratações complementam o quadro efetivo da UFPA e têm suporte a partir de um contrato entre o hospital universitário e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp, firmado em 2011, com vigência inicial de 24 meses, prorrogado até julho de 2014.
Além das contratações sem concurso público, o relatório da Promotoria da República também constatou irregularidades no cumprimento da jornada de trabalho e no pagamento de bolsas de extensão a servidores que exercem função administrativa.
Ponto eletrônico
O MPF informou ainda que a carga horária no Bettina, de 30 horas semanais de trabalho, está sendo descumprida por grande parte dos servidores. Segundo a denúncia, alguns trabalham no máximo 20% do período.

Para a UFPA, foi estabelecido pela Justiça o prazo de 180 para a instalação do ponto eletrônico, sujeito a multa de mil reais por dia no caso de descumprimento da sentença.

Um comentário:

Jorge Spinelli disse...

Ótima notícia!!!
O contrato da FADESP com HUJBB expirou dia 14/06/17, vão cancelar a prorrogação tbm?