quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Em reunião com concursados, Seduc promete tratar questão de forma diferente dos tucanos




"As nomeações dos aprovados no concurso público C-173, começam logo após o fechamento das matrículas escolares".
Esta é a informação oficial, dada pelo assessor direto da secretária de Educação, Leôncio Siqueira, durante reunião realizada nesta quarta-feira (23), com representantes da Associação dos Concursados do Pará, Leôncio prevê ainda que as nomeações tenham início já no início da segunda quinzena de fevereiro, quando também começam as substituições dos temporários, contratados através de PSS pela antiga gestão.
Para ele, a maioria destes contratos seguirão até o fim, outros, no entanto, serão encerrados antes, para que os concursados sejam convocados e assumam os seus postos de trabalho. "A prioridade é a chamada de todos os concursados", concluiu.
Sobre os excedentes do concurso, Leôncio também identificou o erro cometido do edital em não considerá-los importantes para a substituição dos que não tomarão posse. Além de suprirem a necessidade de novos servidores , durante o período de validade do certame.

Sobre o Concurso C-167

As professoras concursadas Alnicéia e Bernadeth falaram a respeito da situação do Concurso Público C-167, ora subjudice e pediram para que a nova gestão da Seduc não recorra mais das decisões judiciais, que sempre ocorrem em defesa dos concursados.
Para a Asconpa, o direito dos aprovados no Concurso Público C-167 está sendo violado pelo Estado que, durante a administração tucana, teve apoio irrestrito da direção do Sintepp.
Após ouvir as concursadas, Leôncio pediu que a questão seja tratada em reunião exclusiva com os aprovados deste certame, em data ainda a ser marcada.

Arte-educadores

O professor Luckacks, representando os arte-educadores, que questionam na Justiça, exigência equivocada feita pelo Edital, entregou ao assessor cópia de liminar favorável à situação destes professores para que a Secretária se manifeste. Leôncio, no entanto, informou que o assunto será tratado pelo Jurídico da Seduc, em reunião ainda a ser marcada.

A reunião, solicitada pela Asconpa, ocorreu na sala ao lado do gabinete da secretária e contou com a participação dos professores Alnicéia Bastos, Bernadeth Mamede, Cristina Ramos, Waldiomar Sizo, Karl Marx Santos, Luckacks Rafalski e Vinicius Furtado, representantes dos aprovados nos concursos públicos C-167 e C-173, promovidos pela Seduc, além do presidente da Asconpa, José Emílio almeida e do advogado da Associação, Virgílio Moura.

Todos os membros da comissão puderam se manifestar, inquirindo o gestor de acordo com os interesses gerais do grupo.
Terminada a reunião, os membros da comissão se dirigiram para a frente do prédio da Secretaria, onde um centenas de concursados aguardavam o grupo para os informes da reunião e os encaminhamentos do movimento.

Para Emílio, a luta só está começando. "Não podemos nos conformar com tudo o que ouvimos aqui, ao ponto de nos desmobilizarmos. É preciso manter o movimento organizado e pronto para iniciar uma grande batalha pelos nossos direitos. Neste momento, ainda não temos nenhum motivo para inciar qualquer ato de protesto contra o governo".
Próximos passos

Uma nova reunião será agendada pela Seduc, no Ministério Público do Estado, onde será divulgado um cronograma de nomeações dos aprovados no Concurso C-173 e serão discutidos os demais assuntos tratados na reunião.

Nenhum comentário: