sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo do Pará maqueia números para esconder a crescente violência

Apesar da necessidade de novos policiais, o Governo não nomeia os Delegados da Policia Civil, aprovados Concurso Público C-149, promovido em 2009.
Por Carolina de Oliveira 
Cresce a onda de violência no Pará e na região metropolitana de Belém. Este é um fato lamentável que a bem da verdade, revela incapacidade, inoperância, ausência de ações governamentais efetivas no sentido de enfrentar este grave problema.
A grande Belém vem sendo o palco da escalada assustadora e sem controle de ações criminosas. A população segue refém do crime e a vida vai se transformando numa banalidade. Não há investimentos na área de segurança pública nem programas sociais que ajudem a reduzir desigualdades e criar oportunidades para afastar a juventude do crime.
Ao invés de atitudes e políticas públicas em favor da população, o governo de Simão Jatene (PSDB/PA) vem agindo na tentativa de maquiar dados estatísticos sobre violência, induzindo os números para baixo. A estratégia usada pelo governo é a redução de registros nas delegacias de bairros, onde os crimes ocorrem com grande incidência. Os espaços estão sucateados, sem contingente policial e sem plantonistas.
Enquanto o drama se espalha no seio da sociedade, essa jogada oportunista e arriscada serve apenas para ilustrar a enganosa propaganda governamental. Na vida real o Pará segue nas manchetes de jornais e na liderança do triste quadro da insegurança pública e pede socorro.

Nenhum comentário: