Quem já não estudou ou conhece alguém que se preparou durante anos para passar em algum concurso público? O drama da corrida por uma vaga virou comédia pelas mãos da companhia brasiliense G7 com o espetáculo 'Como passar em concurso público'. A peça, sucesso de público em todo o Brasil, está em cartaz em Belém, com três únicas apresentações nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24), no teatro Margarida Shivasappa do Centur. A apresentação tem início às 21h.
No palco os atores André Deca, Marcos Davi, Renan Mendes e Similião Aurélio contam a história de José Brasil, um 'concurseiro' em busca da aprovação. Desde seu nascimento, Zé Brasil é incitado a se tornar um técnico judiciário. O espetáculo transita por todas as etapas que ele enfrenta nessa tarefa: a pressão familiar, os momentos de dúvida, a devoção religiosa, todos os obstáculos ultrapassados até alcançar a sua vaga. Zé Brasil precisa aplicar-se para encontrar formas de passar na prova, seja estudando, fraudando ou simplesmente pedindo ajuda a Deus.
O espetáculo pretende revelar o segredo tão almejado por grande parte da população brasileira que sonha passar em um concurso público. Durante a apresentação são fornecidas 10 valiosas dicas que mostram o caminho da aprovação. A peça debate também temas do cotidiano de todos e não apenas as pessoas diretamente relacionadas a concursos, uma vez que as cenas representam relações familiares, de trabalho, de estudos, enfim, situações que permeiam a vida de todos nós.
Para conhecer a fundo o processo que um aspirante ao cargo público tem que percorrer, os autores da Cia. G7 entraram de cabeça no tema. Visitaram cursinhos e assistiram às aulas, leram livros sobre o assunto, entrevistaram os 'concorrentes' e até mesmo prestaram provas.
'Aprendemos que o Concurso é como uma religião. Os professores, assim como os pastores, ensinam o caminho e motivam o sujeito para sua chegada ao reino dos céus. Porém, apesar de tudo isso, existe a grande dificuldade, o calvário, a grande provação para a força de vontade', conta o ator Frederico Braga.
'Passar em concurso público pode até ser fácil, mas a questão fundamental que se impõe no decorrer da trama não é apenas o segredo, é também questionar se esta é sua real vocação', afirma o ator Felipe Gracindo. Afinal, como os próprios atores afirmam ao final do espetáculo, 'Se o seu objetivo é fazer concurso público, faça. Senão, reflita. O importante é seguir seus sonhos e ser feliz'.
Serviço: Apresentação do espetáculo 'Como passar em concurso público'. Nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24), a partir das 21h, no teatro Margarida Schivasappa do Centur. Ingressos à venda nas lojas Locus do Pátio Belém e Boulevard Shopping. Classificação: 12 anos. Informações: 3202-4317.
Nenhum comentário:
Postar um comentário