sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estado lançará edital para dois novos concursos públicos neste mês

Do jornal O Liberal
Nova Direção - Concursos para a Cohab e Fundação Carlos Gomes ficam nas mãos da Uepa
O governo do Estado deve lançar até o dia 25 deste mês, dois novos editais para concursos públicos. As provas visam o preenchimento de vagas na Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab-PA) e Fundação Carlos Gomes, respectivamente 52 e 114 postos de trabalho em diversos níveis de escolaridade. Os dois serão os primeiros certames após a parceria firmada entre Secretaria de Estado de Administração (Sead) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). Juntos, os órgãos do poder público serão responsáveis pela organização, execução e aplicação das provas em todos os concursos públicos requisitados pela administração estadual.
O titular da Sead, Wilson Figueiredo, explica que o termo de cooperação vai dar mais transparência aos processos de seleção de servidores. "A população não precisa ficar desconfiada. A universidade é uma instituição que dispõe dos professores e técnicos mais capacitados e todas as etapas vão ser acompanhadas de perto pela secretaria, o que não ocorria quando empresas de fora do Estado organizavam as provas ", argumenta, ao anunciar também que serão instituídas comissões de fiscalização especiais para a realização de concursos públicos.
Em todo Estado, de acordo com a estimativa da Sead, faltam ser nomeados 3.995 aprovados em concursos. O secretário afirma que não poderá ser aberto outro edital para o mesmo órgão enquanto não houver as nomeações. "A vigência deles continuam válidas. Mesmo no ano que vem, os concursados ainda terão a oportunidade de ocupar as vagas a qual eles têm direito. Vamos convidar a tomar posse conforme as necessidades por servidores nos órgãos que ainda apresentam pendências", diz o secretário. O edital para ocupação de cargos públicos no Instituto de Desenvolvimento Ecônomico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) deverá ser o último lançado este ano, ainda sem data definida.
Foi homologado o concurso C-149 da Polícia Civil (PC), com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). Foram aprovados 265 candidatos, sendo 58 delegados; 116 investigadores e 91 escrivões. O decreto de nomeação dos aprovados deve ser assinado até a próxima terça-feira, 189. A posse deve acontecer também até o dia 25 de outubro.
Concursados
A Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) se posicionou contra a iniciativa do governo de publicar mais um edital para o preenchimento de vagas. O presidente da associação, José Emílio de Almeida, reconhece que os processos de seleção não são irregulares, uma vez que ambos serão realizados para órgãos nos quais não há concursados a serem convocados, mas pede bom senso aos administradores públicos.
"Acreditamos que enquanto os aprovados não forem chamados, o Estado não deveria fazer outros processos", disse. "Nós não somos contra a realização do concurso, mas lutamos contra a prática de fazer a seleção e depois não ocorrerem as nomeações. São mais de 3 mil pessoas que aguardam tomar posse, será que este concurso não vai engrossar a lista de espera?", questionou o presidente.

Nenhum comentário: