Abaixo, a explicação da Seduc para a contratação dos 19 servidores, admitidos sem concurso público para o órgão e publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.
Detalhe: A “nota” foi deixada na Caixa de Mensagens deste Blog e é assinada por leitora identificada como Simone.
Diz a nota:
A Secretaria de Educação (Seduc) esclarece que 19 servidores temporários foram contratados para dar suporte de atendimento telefônico, via Call-Center (Serviço de 0800), no processo de pré-matrícula 2011, aos candidatos à vaga na rede escolar estadual que não tem acesso à internet. O serviço é essencial porque democratiza o procedimento de matricula evitando filas nas escolas e porque estabelece regras de seleção para as vagas ofertadas. Nesse sentido, esses servidores foram treinados para o atendimento dessa clientela e estão capacitados, tanto para tirarem todas as dúvidas dos futuros alunos da rede quanto para digitarem on line todos os dados necessários a efetivação da pré matrícula, possibilitando o acesso à escola em 2011. O atendimento telefônico foi responsável pela realização, até hoje, de 3.174 pré-matrículas. A Seduc informa ainda que, apenas neste mês de janeiro, efetivou 198 distratos de temporários.
A Associação dos Concursados do Pará considera importante que a Secretaria de Estado de Educação, se utilize dos meios que considerar necessários para que o processo de matrículas dos alunos da Rede estadual de ensino ocorra de maneira rápida e eficiente.
No entanto, a contratação de temporários para a execução de qualquer tarefa que envolva o trabalho de matrícula de alunos não é suficiente para justificar esse tipo de contratação, uma vez que poderiam e podem ser executadas pelos concursados.
4 comentários:
Amigos.
quanto tempo leva para um temporário ser efetivado? 2,3,4 meses?
como ficaria o processo de matrícula dos alunos agora?neste instante?já? a Seduc deveria paralisar a matrícula e recomeçar só em abril por causa dos concursados? pq o governo anterior, sabendo do processo de matrícula no início de cada ano não chamou e treinou alguns concursados para trabalharem na matrícula?
o serviço público não pode parar e se a única saída é contratar temporários, e neste caso temporário de verdade porque o contrato é só de 3 meses,que se faça e atenda a população.
uma gestão que "estaria" trabalhando "contra" os concursados não teria demitido, em pouco mais de 2 semanas de governo quase 200 temporários, como foi feito na seduc
a luta de vocês é justa, mas a verdade também precisa ser.
Mas era só o que faltava. Alegar que sem essas contratações de temporários o processo de matricula estaria comprometido é muita cara de pau do anonimo 21:28.
Sou professor aguaradando nomeação desde 2008 e já ouvi e li todo tipo de desculpa. Mas é a primeira vez que vejo uma tão absurda como essa.
Se o Jatene quiser manter a imagem de quem está querendo desfazer as merdas que a ana julia carepa deixou, não pode mais fazer esse tipo de contratação. Sob hipótese nenhuma.
Alan.
Se a seduc sabe que existe um processo de matricula todo início de ano letivo,então porque não chamou concursados para treinamento e posterior contratação? Vamos ficar de olho no final desses contratos temporários,não vamos mais aceitar tamanho descaso do governo com a lei,queremos ter o nosso direito resguardado,já que estamos amparados pela constituição.Maria
Ah, tá, já sei dessas desculpas, ficam três meses, depois o governo renova o contrato por mais três. Ou pior, chamam outro temporário para ficar naquela vaga por outros três meses e, assim, a farra de contratações continua, só "na manha", com velhas desculpas, enquanto que os verdadeiros merecedores, pelo menos 5000 concursados, ficam a ver navios! Espero que um dia isso acabe!
*Aguardo e tenho familiares aguardando nomeação também desde 2008!*
Postar um comentário