sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jatene diz que temporários serão analisados caso a caso. Como assim, governador?

Em recente entrevista, falando a respeito das novas medidas de contenção de gastos, o governador Simão Jatene disse, ao se referir aos temporários que ainda se encontram empregados nos órgãos do governo - mesmo sabendo que seus contratos já se encerraram há mais de 10 anos - que pretende analisar cada caso, pois, segundo Jatene, há temporários que por estarem há muito tempo trabalhando no Estado já nem seriam mais temporários (?!).
E seriam o que, então, governador?
Todos esses temporários, ao qual Jatene se refere, foram contratados por ele mesmo, quando foi secretário do ex-governador Almir Gabriel (1994 a 2002), e também quando de sua primeira passagem pelo comando do governo do Estado, entre os anos de 2002 e 2006.
Esse tipo de tratamento cuidadoso, que o governador está garantindo aos temporários, com a sinalização de permanência no governo, não tem respaldo na Constituição Federal, que os admite apenas por um período, podendo ser renovado pelo mesmo tempo, ao fim dos quais devem ser distratados.
Melhor tratamento deveriam receber as pessoas que, com muito esforço, passaram nos concursos públicos. Concursos que já foram inclusive homologados, isto é, seus resultados já foram publicados no DOE. Em vez disso, o que vemos é uma grande injustiça, que nos leva a acreditar na existência de intenção política de enfraquecer a instituição constitucional do Concurso Público. 
Afinal, sem concursos, os maus governantes livremente loteiam os órgãos da administração pública, conforme seus desejos pessoais e políticos, como, por exemplo, tem feito o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa.

2 comentários:

Anônimo disse...

O senhor governador tem que entender que não é só demitir temporarios de pouco ou muito tempo tem que fazer cumprir a lei e ver as necessidades de cada area pois na sua maioria tem concursados sejam dentro do numero de vagas ou cadastro de reserva, digo isto pois aqui na minha cidade (Bragança)o governo anterior demitiu praticamente todos aqueles de mais tempo, pelo menos pra minha area, tem auguns gatos pingados e ainda sim muitos desses já deram entrada na sua aposentadoria ou já se aposentaram, tem muitos colegios da qui a(maioria)trabalhando com apenas 1 vigia e as veses nem tem o referido fucionario e os colegios ficam a Deus dará e muitos estão sendo furtados por falta destes funcionarios, outras veses improvisam colocando serventes para o cargo da noite improvisando,é como eu disse no inicio, faça cumprir a lei e veja as necessidades de cada area não cometa o mesmo erro do governo anterior...

Anônimo disse...

Esse Jatene é um abusado ao falar isso!