terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Secretária de Administração confirma encontro com concursados

Na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, às 10 horas da manhã, a direção da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) será recebida pela secretária de Administração do Estado, Alice Viana Monteiro, em audiência que tratará de diversas questões relacionadas, principalmente, às nomeações dos aprovados nos certames promovidos pela administração pública estadual.
Atualmente, em torno de 5.000 concursados aprovados dentro do número das vagas ofertadas, em 35 concursos públicos, homologados a partir de 2007, aguardam chamada para lotação em 32 órgãos do governo. Destes, de 900 serão prejudicados, caso não sejam nomeadas no decorrer de 2011, uma vez que 13 concursos estão perdendo a validade. Mesmo assim, 11.720 servidores temporários trabalham nos órgãos da administração pública estadual, segundo dados do próprio governo.
Além da nomeação dos concursados, a Asconpa pedirá ao governo a abertura de novos concursos públicos para órgãos onde já está constatada a necessidade de novos servidores. Dentre estes órgãos está a Adepará, que conta com apenas quatro procuradores autárquicos, onde deveria haver dez. Dos quatro, somente dois são efetivos e ainda são chefiados por um servidor temporário.
A Asconpa também apresentará pedido para que o governo crie uma comissão encarregada de acompanhar os concursos públicos, desde a elaboração até a nomeação do último aprovado, coordenada pelo governo, mas formada por servidores públicos concursados, integrantes da Asconpa e outros setores da sociedade. O principal objetivo da comissão é garantir a necessária transparência nas elaborações destes certames.
Um dos exemplos que justifica o pedido de criação dessa comissão está na forma como o governo anterior realizava os concursos públicos. Nos últimos quatro anos, foram abertos dezenas de concursos públicos, organizados por empresas sem licitação, que cobravam taxas de inscrição de elevados valores, apesar de utilizarem equipamentos do governo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vamos fazer pressão para nomearem os concursados do SEDES, do IMEO e da SEDUC também... Tem muitos concursados aprovados e não podemos aceitar esse grande numero de cabites eleitoreiros ocupando essas vagas!!!

Anônimo disse...

Pessoal, adoro este blog. Se eu morasse em Belém, com certeza estaria na linha de frente da Asconpa, para fazer valer o direito de todos os aprovados em concurso público.
A propósito disso, peço encarecidamente aos que comparecerem à reunião com a secretária que defendam, também, os interesses dos pobres dos aprovados em concurso para cadastro de reserva no interior do Estado – como eu o sou, pela Funtelpa. A cultura do Pará precisa ser difundida aos quatro ventos, e a Funtelpa precisa de mim e de mais gente aqui neste interiorzão, “tão muito pouco” lembrado.
Demagogia à parte, lembrem-se, por obséquio, meu povo e minha pova, de citar os aprovados no concurso para a Funtelpa. Comentem o fato de que tem gente que está para botar um ovo quadrado, à espera de ser convocada. Só não digam o nome do santo. Há braços.

Anônimo disse...

Ao anônimo aprovado da Funtelpa - Eu li, em uma matéria com a titular da Secretaria de Administração feita pela Secom/PA, que o governo tem um cronograma até o ano que vem para demitir os temporários da Funtelpa e indenizá-los. Ou seja, vamos ficar de molho!!!! Por isso que estou estudando para outros concursos. Bom mesmo são os federais...concursos do Estado e do Município são barca furada...só para arrecadar dinheiro. Já desencantei..tô estudando pra outros.
PS: Você sabe onde encontrar o Estatuto da Funtelpa? Pra saber os nossos direitos como empregados públicos? Gostaria de saber mais sobre a nossa futura remuneração.

Alexandre disse...

Emilio, sugiro que você crie uma conta no Twitter da asconpa pois com o twitter você terá uma ferramenta muito boa para divulgação e mobilização de concursados...

Anônimo disse...

Alexandre, a Asconpa já possui conta no Twitter, adicione:
http://twitter.com/asconpa2