quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Governador fala em melhorar a segurança pública, mas ignora aprovados para o cargo de Delegado

Ao discursar em defesa da necessidade do aumento do efetivo da Segurança Pública no Estado, o governador Simão Jatene ignora a existência de um grupo de candidatos aprovados para o cargo de Delegado, no Concurso Público C-149, promovido pela Polícia Civil do Pará.
Residentes principalmente nas cidades de Belém e Santarém, todos esses concursados possuem liminares na Justiça garantindo as suas convocações, no entanto, inexplicavelmente, o governo se recusa a nomeá-los, apesar de já ter aberto exceção para admitir, entre outros bem nascidos, o filho do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes.
A Associação dos Concursados do Pará já teve contato com diversos setores do governo, tentando equacionar o problema, para não ter que pedir, através de Ação Civil Pública no STJ, a anulação de todo o certame. Mas esbarra na indiferença dos governantes.
Se realmente tivesse interesse em melhorar a segurança pública, Jatene teria autorizado a imediata nomeação de todas essas pessoas.

20 comentários:

Anônimo disse...

É governador, só falar não cola mais, tem que mostrar nas ações aquilo que sai da boca. Seja coerente, caso contrário não vai convencer.

Anônimo disse...

e varios que se classificarão no concurso da susipe, e forão esquecido com o orgão repreto de temporarios, na verdade a panelinha e cabide de emprego vai continuando, estes governos não se preocupam em ressocializar o preso, tento que tem presidios sem tecnicos socais. e as rebeliões vão acabando com casa penal que antes erão referencia.

Anônimo disse...

e varios que se classificarão no concurso da susipe, e forão esquecido com o orgão repreto de temporarios, na verdade a panelinha e cabide de emprego vai continuando, estes governos não se preocupam em ressocializar o preso, tento que tem presidios sem tecnicos socais. e as rebeliões vão acabando com casa penal que antes erão referencia.

Anônimo disse...

É muita cara de pau do secretário Luiz Fernandes colocar o filho pela janela, esse é o retrato da polícia e desse (des)governo.

Everty Sandro disse...

Saudações a todos. Eu fui aprovado em todas as fazes do último concurso para delegado, e sem ser liminarista, mas fique na colocação 84 e não fui convocado para a academia. Será que ainda há esperanças de convocação? Se for realizada outra academia só serão chamados quem tiver liminar? Por gentileza se alguém tiver outras notícias fazer o favor de nos manter informados. Obrigado.

Dr. Galvao disse...

Nobre governador Simão jatene nao faça igual ao companheiro ex presidente lula, que sempre dizia que não sabia de nada, pois nomear filho delegado, passar por cima das normas de edital e tudo mais que ja foi noticiado no jornal liberal e pela ascompa. ja mostra a situação real da segurança publica no estado, e parece que este seu governo esta omisso, conivente com essas barbarias, gostaria de ver um governador atuante, justo, compromissado com a justiça.
Mas o que vejo e totalmente adverso, mas acredito em que ainda possa existir uma forma do governo rever todas as injustiças pela qual os concursados subjudce do C-149, estão passando, ainda vejo esperança de justiça por parte do governador, e este simplesmente dizer a sead, e ao procurador do estado o sr. Caio Trindade que chame todos os subjudices restantes e acabe logo com esta novela que não agrada e nunca agradou seus telespectadores. so o Deus e governador para resolver esta situação.

Anônimo disse...

senhor governador, estou em santarém, e sou parente de um batalhador de um concursado subjudice do C-149, estou desapontada de ver tanta irregularidade em um governo só, principalmente envolvendo a segurança Pública, pois quando falo em irregularidade me refiro ás notícias publicadas no Jornal Liberal e neste blog referente ao referido concurso, sei que estas são verdadeiras. Desculpe a tamanha sinceridade, mas não é tipico e comum de um governo que jure amor á "bandeira do pará" do qual um pavilhão da bandeira representa a segurança publica e esta vai de mal a pior, onde os delegados estão se aposentando, delegacias sem delegados, delegados respondendo por várias delegacias, direito das pessoas perecendo por falta de profissionais e etc..vivemos em um Estado com aproximadamente com 143 Municípios, que destes vários encontram-se sem minima condição e trabalho e falta de profissionais como Delegados e demais profissionais da area, e principalmente dos municípios mais distantes, onde um Delegado responde por mais de uma delegacia, o quadro de delegado atuante da policia civil hoje segundo exibição no jornal liberal de 20 de fevereiro de 2011, foi infomado pelo secretario de segurança publica que este numero tendia a diminuir, alguns por pedidos de aposentadoria ou até mesmo nao despresando possiveis baixas oriundas da função. Existem segundo este mesmo jornal 32 delegacias na grande belém e 149 delegacias o interior, numero bastante significativo, haja vista a necessidqde de material humano para aparelhar estas unidades. "nobre" Governador pelos 48 anos que tenho sendo que 25 deles ligados á postulação do direito publico, sempre defendi a tese que não existe formula perfeita, salvo, a de equipamento e mão de obra qualificada seja pra resolver qualquer que seja o problema, mesmo se tratando de segurança publica. Para concluir não vejo outra forma de se resguardar a dignidade , transparencia e moralidade do governo do Estado, senão o resgate de tudo aquilo que este governo fez e prejudicou os subjudices do C-149 a começar pelo Procurador de Estado, foi quem comandou toda essa situação que agora compromete o /estado e sua administração e inclusive levando a erro a Desembargadora Raimunda Noronha, quando suspendeu todas as liminares dos subjudices sem motivo aparente, deixando claro que contra força não há resistencia.governador faça um levantamento de todas essas pessoas através da SEAD e faça uma nova academia para tais, pois estes não são muitos, e não seria nada Prejudicial chama=los e nomea-los junto com os 22 que estão esperando este grande momento.

LIZANDRA MATOS disse...

SENHOR JATENE, EXISTEM ALGUMAS COISAS EM UM GOVERNO QUE JAMAIS PODEM SER TRATADOS COMO TERCEIRO PLANO, ENTRE ELAS A SEGURANÇA PUBLICA. SEI QUE É DIFICIL GOVERNAR UM ESTADO TÃO GRANDE COM INUMEROS MUNICÍPIOS, E ACABA AS VEZES PRIVILEGIANDO UNS E DEIXA ALGUNS DE FORA. MAIS ISSO, NAO É O CASO A SER ATACADO, POIS ESTOU A ME REFERIDO DO CONCURSO C-149, DE DELEGADO DA PC, QUE INCIOU ATRAVÉS DE CONCURSO PUBLICO EM 2009 TENDO FORMADO A 1ª TURMA DE 58 CONCURSADOS DO QUAL O EDITAL PREVIA 50 E POSTERIORMENTE MAIS 22 SUBJUDICES ESCOLHIDOS SOB UM CRITÉRIO BASTANTE DIVIDOSO AUE MOTIVOU INUMERAS AÇÕES JUDICIAIS COMO TAMBEM AFLOROU A OPINIÃO PUBLICA COLOCANDO EM CHEQUE OS COMPONENTES DO GOVERNO DO ESTADO NÃO PODENDO ESQUECER A FIGURA MAIOR O NOBRE GOVERNADR SIMÃO, QUE PARECE CONCORDR COM TODAS ESSAS ABERRAÇÕES. JÁ QUE EXISTE LAAMENTE AS MATERIAS PUBLICADAS PELO JORNAL E ASCOMPA QUE SEJA ENTÃO ESTENDIDA TAL ACADEMIA A TODOS QUE ESTÃO SUBJUDICES, NÃO EXISTINDO UM MOTIVO OBVIO PARA CHAMAR APENAS 22 E ESQUECER OS DEMAIS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO (SUBJUDICES) QUE FOI O TEXTO DA "CONVOCAÇÃO DA SEAD", NÃO SOU A FAVOR DA ANULAÇÃO DESTE CERTAME, POIS SEI QU E MUITAS PESSOAS MERECEDORA, CAPACITADAS E JUSTAS, PASSARAM HONROSAMENTE QUE É O CASO DO 50 PRIMEIROS CHAMADOS QUE ENCONTRAM-SE TRABALHANDO HOJE, MAS POR OUTRO LADO NÃO É MORAL, JUSTO E ACEITAVEL, QUE CONDUTA DE UM GOVERNO DO ESTADO QUE TRATA OS IGUAIS DE FORMA DESIGUAL, POIS ACREDITO QUE PARA O ESTADO DO PARÁ O CIDADÃO ,POBRE OU RICO TENHA O MESMO VALOR PARA O MAIOR MEMBRO DO GOVERNO.
NÃO PASSA PELA CABEÇA DE NENHUM PARAENSE, A POSSIBILIDADE NEM QUE SEJA REMOTA, DE ACEITAR QUE ESTA SITUAÇÃO FIQUE COMO ESTÁ, DEIXANDO ESQUECIDO OS CANDIDATOS QUE ESTÃO EM PÉ DE IGUALDADE DOS 22 ACIMA MENCIONADOS.É IMPOSRTANTE QUE O GOVERNADOR LEMBRE QUE UM GOVERNO SE FAZ COM MORALIDADE, TRASNPARENCIA E JUSTIÇA.
GOSTARIA DE VER O GOVERNADOR USAR DA INTELIGENCIA QUE SEMPRE DEMONSTROU TRANSPARECER EM SEUS DISCURSOS QUE É SEPRE DEIXAR COMPOR E APASIGUAR QUALQUER SITUAÇÃO MESMO QUE SEJA ADVERSA, ISSO CLARAMENTE SE REFLETIRIA NUMA ATITUDE QUE NÃO CUSTARIA NADA AOS COFRES PUBLICOS QUE É CHAMAR OS SUBJUDICES RESTANTES DO CONCURSO C-149 PARA CURSAREM A ACADEMIA E POSTERIORMENTE SEREM EMPOSSADOS JUNTO COM OS 22 QUE ESTÃO AGUARDANDO TAL PROCEDIMENTO, UMA VEZ QUE APROXIMADAMENTE ESTE NUMERO CHEGARIAM A 70 CANDIDATOS, POIS SEGUNDO O SECRETARIO DE SEGURANÇA PUBLICA NO ANO DE 2011, SERIA ESTE NUMERO DE DELEGADOS A PEDIREM APOSENTADORIA.

Sem sobrenome disse...

Senhor Governador, está claro que a única saída de sanar as claras irregularidades do concurso c-149 é chamar o restantante dos subjudices liminaristas para uma nova acadêmia e nomear todos juntamente com os 21 que já se formaram, nosso Estado está precisando de muitos delegados mesmo e tentar melhorar as deficiências e falta de material humano para trabalhar.

Anônimo disse...

SR. JATENE, EM VEZ DO SENHOR ESTAR SE PREOCUPANDO PEDINDO PARA OS SERVIDORES ESTADUAIS VOTAREM CONTRA O ESTADO DO TAPAJÓS, INCLUSIVE NA POLICIA CIVIL, O SENHOR DEVERIA ESTAR SE PREOCUPANDO EM CHAMAR OS CONCURSADOS PARA A ACADEMIA DE POLICIA FAZENDO COM QUE ACABE A GRANDE SACANAGEM DESSE GOVERNO, DEIXANDO A POPULAÇÃOP TRANQUILA NO QUE DIZ RESPEITO Á SEGURANÇA PUBLICA.

DR. GALVAO disse...

agora que a ascompa esta tomando as dores dos prejudicados do concurso C-149 da policia civil acredito que o governo do estado deva rever a possibilidade de uma nova academia para os candidatos que restam com açoes na justiça, que nao sao muitos como diz o procurador do Estado.
sou de santarem e nao via com muito gosto a redivisao do estado, pois acreditava que o Governo poderia estar presente mesmo governando da capital, bastando ser sério, mas o que vejo e que devo rever meus conceitos de redivisao, pois aqui em santarem a segurança publica vai de mal a pior, semana passada ocorreu um assalto a mão armada a um médico conceituado aqui da cidade e a policia nao tinha combustivel para se deslocar, o que mostra o descaso que vivemos, principalmente quem mora no interior, e ainda elegemos um governador que nao faz justiça com os argumentos que tem em mãos, seria mais prudente para o Estado e menos vergonhoso ao governador que ele autorizasse logo a convocação e nomeação de todos que estão em mesmas condições aos já nomeados. pois, isto era o mínimo que poderia se esperar de um governo que se preocupa com o social, com povo que o colocou no poder.
para concluir so nao sou a favor da anulaçao do certame, por entender que existi 50 pessoas que foram aprovadas legalmente dentro do numero de vagas, nao merecendo serem prejudicadas, como tambem existiam pessoas com liminares que foram banidas do certame apos a suspensao de seus mandados, simplesmente por conta de informaçoes mentirosas, irresponsaveis,levianas, caluniosas, que foram levadas ao judiciario pelo sr. procurador Caio Trindade que induziu o presidente do tribunal a erro quando estendeu a decisao de suspender todas as liminares deferidas em primeiro grau, pois estas liminares foram deferidas por juizes responsáveis que tem comprometimento com a justiça que jamais iriam dar direito a quem não tem, é uma pena que a Procuradoria do Estado junto com o governo do Estado não pensem desta forma fazendo com que se desmoralize as decisões concedidas em 1º grau e algumas em 2º grau.
Com isso tudo se conclui o que vários estudos já comprovaram no sentido da confiança que o povo brasileiro e o paraense não possui, nem nos políticos e nem na justiça, portanto não se diferencia disso o contesto políticos atual, por situações como esta do qual os concursados do C-149 estão passando.

Anônimo disse...

EI GOVERNADOR SIMAO JATENE, NAO ADIANTA VIR AO INTERIOR, PARA MOSTRAR QUE ESTA TUDO BEM, NOSSA POLICIA CIVIL ESTA NA UTI, SEM DELEGADOS E SEM ESTRUTURA, ACHO QUE DIVIDIR É MESMO PRECISO, ISSO SEM FALAR EM TODAS AS IRREGULARIDADES DO CONCURSO C-149 DA POLICIA QUE MOSTRA COMO É TRATADA A SEGURANCA PUBLICA PELO SEU GOVERNO, DO QUAL FAZEM PARTE PESSOAS COM CARGO DE CONFIANÇA E MEMBROS DA PGE QUE NAO TEM COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE.
GOVERNADOR, SE QUER UMA OPINIAO DE UM ELEITOR SEU, FAÇA A COISA CERTA, CHAME ESTES CANDIDATOS RESTANTES, QUE BUSCAM SEU DIREITOS NA JUSTIÇA PARA A ACADEMIA NOMEANDO E EMPOSANDO ESTAS PASSOAS QUE ESTAO EM PE DE IGUALDADE COM OS JA CHAMADOS PELA SEAD, E POSTERIORMENTE FAÇA UM NOVO CONCURSO COM A SUA LOGOMARCA, QUE É DE UM LIDER DE GOVERNO SERIO E COMPROMISSADO COM O POVO, GOVERNADOR O NOSSO ESTADO É MUITO GRANDE E NÃO PRECISA SER DIVIDIDO, PRECISA SIM, É DE MAIS DELEGADOS. GOSTARIA DE SER DELEGADO DO PARÁ, E AO DO TAPAJÓS.

Anônimo disse...

A maioria das liminares concedidas antes do prazo de encerramento da validade do concurso é composta por policiais civis já pertencentes ao quadro com anos de experiência e dedicação e que já conhecem todos os meandros da vida policial só querendo melhorar seus salários e dar uma vida mais digna a seus familiares, porém isso não é levado em conta, talvez não seja preciso mais fazer concurso já que só entra os apadrinhados , esse é o nosso Pará.

Anônimo disse...

O procurador Caio Trindade , a desembargadora Raimunda Noronha e os manda-chuvas da policia civil rasgaram a Constituição, será que o estado do Pará esta bem nas não destas pessoas? A quem devemos recorrer quando o estado fica em desordem? Neste caso so temos que orar e pedir providencias de Deus.

Anônimo disse...

QUERO SO SABER SE O GOVERNADOR E DO PROCURADOR DO ESTADO VAM MESMO NOMEAR E IMPOSSAR OS 22 SUBJUDICES RECENTES, SEM SE QUER RESOLVER A QUESTAO DOS RESTANTES QUE COM CERTEZA ABSOLUTA NAO ULTRAPASSA 70 SUBJUDICES, SERA QUE O GOVERNO VAI TER TAMANHA CARA DE PAU E NÃI VAI CHAMAR OS OUTROS. SE ISSO ACONTECER QUE VERGONHA GOVERNADOR.
ELES SAO DO GAVERNO ANA JULIA, MAS O GOVERNO E IMPESSOAL GOVERNADOR, NAO CHANE APENAS ALGUNS QUE TRABALHARAM COMO FONTES DE APOIO EM SUA CAMPANHA PARA O GOVERNO DO ESTADO; E PARECE QUE O PAGAMENTO ESTA OCORRENDO, POIS ALGUMAS PESSOAS ENTRE OS 22 FORAM CABO ELEITORAL DO AINDA A EPOCA CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO, E HOJE GOVERNADOR DESTE.
MOSTRE GOVERNADOR O CONTRARIO DESTES COMENTARIOS, POIS O CONCURSO FOI MAL ELABORADO PELA ENTAO EQUIPE MAL ACESSORADA DA GOVERNADORA ANA JULIA, MAS QUEM PODE CORIGIR TUDO E O GOVERNO JATENE, SIMPLESMENTE CHAMANDO OS CANDIDATOS RESTANTES DO C-149 DA POLOCIA CIVIL, PONDO UM FIM NISTO E RESGATNADO A MORAL DO GOVERNO QUE ESTA BAIXA NO QUISITO SEGURANÇA PUBLICA.

Anônimo disse...

GOVERNADOR, SE E PARA O BEM DO ESTADO CONCLUA LOGO A QUESTAO DO C-149, PARA TERMOS LOGO UM NOVO CONCURSO DA POLICIA CIVIL, SO ESPERO QUE SUA EQUIPE SEJA MODIFICADA PARA TAL, POIS CASO CONTRARIO EXISTIRAM NOVAMENTE UMA ENCHURADA DE AÇÕES NA JUSTIÇA, E O DESPREPARADO DO SEU PROCURADOR GERAL, NAO FAÇA TANTA BESTEIRA COMO O FEZ NESTE CONCURSO C-149.
NOSSO GOVERNADOR NAO PODE CONPACTUE COM ISTO NOVAMENTE, DEIXANDO PESSOAS QUE ESTUDARAM NA MAO, POR UM MOTIVO OU OUTRO SE VALERAM DO JUDICIARIO TIVERAM LIMINAR DEFERIDA E POSTERIORMENTE INJUSTIFICADAMENTE FORAM SUSPENSAS POR INFORMAÇOES LEVIANAS, INFUNDADAS, E MENTIROSAS TRAZIDAS A LUME PELO PROCURADOR DO ESTADO CAIO TRINDADE, LEVANDO A ERRO A DESEMBARGADORA PRESIDENTE DO TRIBUNAL A SUSPENDER TODAS AS LIMINARES ANTES DEFERIDAS.

Anônimo disse...

SENHOR CAIO TRINDADE, ASSUME LOGO PARA TODOS VEREM E PRINCIPALMENTE O GOVERNADOR, AS TUAS MANEIRAS LEVIANAS,INJUSTAS,DE ADVOGAR PARA O ESTADO, QUE E PROTEGENDO PESSOAS E INCLUSIVE AGINDO COMO ADVOGADO PARTICULARMENTE PARA OUTRAS, COMO PODE SER EXPLICADO SR. PROCURADOR O SR. ATUAR EM ALGUNS PROCESSOS E EM OUTROS NAO, QUANDO OS MESMOS VERSAM SOBRE OS MESMOS FATOS E A MESMA MATERIA.
QUERO VER ONDE VAI PARAR TAMANHA AROGANCIA, QUANDO A ASCOMPA IGRESSAR COM A AÇÃO CIVIL PUBLICA, E COMECAR APARECER TANTA IRREGULARIDADE. QUERO VER COMO VAI SE POSICIONARSE O GOVERNADOR DO ESTADO COM TAMANHAS INRREGULARIDADES QUE VAO SER TRAZIDAS A JUIZO, TIVE MANUSEANDO OS AUTOS DA AACP, EXISTEM COISAS MUITO COMPROMETEDORAS, QUE DESMORALIZARIAM QUALQUER GOVERNO, MAS PARECE QUE A ASCOMPA NAO QUER BRIGAR MESMO, SO QUER PELO VISTO RESOLVER O CASO, QUER CHAMAR TODOS OS SUBJUDCES RESTANTES PARA A ACADEMIA DE POLICIA E POSTERIORMENTE NOMEALOS E EMPOSSALOS COM OS 22 QUE JA CURSARAM A ACADEPOL.

Anônimo disse...

GOVERNADOR SOU PAI DE UM CANDIDATO DO C-149, E ESTOU DESEPCIONADO COM TUDO ISSO QUE ESTA SENDO AMPLAMENTE DIVULGADO PELA ASCOMPA E O JORNAL O LIBERAL.
MAS A VERDE E SO UMA ESTE GOVERNO NAO GOSTA DE CONCURSOS E MUITO MENOS DE CONTINUAR CONCURSO DEIXADOS POR OUTROS GOVERNOS.
ISTO FICA CLARO NO GOVERNO JATENE ANTERIOR NA QUESTAO DA SEGURANÇA PUBLICA, POIS NA GESTAO ANTERIOR DO JATENE ELE NAO IMPOSSOU NEM UM DELEGADO, OS QUE ENTRARAM FOI PELA MISERICORDIA DA VICE-GOVERNADORA SRA. VALERIA PIRES FRANCO QUE EM UMA VIAGEM DO ENTAO GOVRNADOR JATENE NA EPOCA ELE CORAJOSAMENTE ASSINOU A POSSE E NOMEAÇÃO DE VARIOS CANDIDATOS SUBJUDICES DA EPOCA ISTO FOI NO ANO DE SALVO ENGANO 2004.ESTES PRIFICIONAIS ESTAO NO INTERIOR ATE OS PRESENTES DIAS PARA TESTEMUNHAR TAL FEITO.

antonio disse...

cade o poder executivo, legislativo, que nao esta se mexendo em prol das irregularidades, jogadas na midia escrita e falada(Jornal liberal e ascompa), sobre o concurso da policia civil C-149, parece que ningem faz nada por todos os subjudces injusticados pelo governo jatene, como pode-se admitir uma situação da sead chamar alguns subjudice e deixer os outros de fora todos em pe de igualdade. sera que o governo do estado faz distinção entre candidatos.
MP, acompa nao se calem ate que os desiguais sejam tratados de forma igual, ou empossa todos todos os subjudces ou nem um dos 22 que se formaram ultimamente na academia devem ser empossados.

Anônimo disse...

Vamos fazer Campanha contra este governo.Começando com o candidato dele à Prefeitura de Belém.Campanha anti Jatene Já, Jatene, Jatene, Jatene Já.......Já fora.