quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Secretário de Segurança não reconhece irregularidades no concurso da Polícia Civil

Apesar do clima tenso, Edmilson entregou documento da Asconpa para titular da Segup
Acompanhado de um grupo de candidatos do Concurso C-149, promovido pela Polícia Civil do Estado, o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, teve um encontro, na manhã desta terça-feira, 14 de setembro, com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes.
O encontro foi promovido pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), e ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado.
Preocupado com a questão da Segurança Pública no Estado e disposto a tentar convencer o secretário a convocar todos os candidatos que possuem liminares na Justiça com parecer favorável às suas nomeações, Edmilson entregou ao secretário, uma lista com nomes de parte dos candidatos, cujas ações judiciais foram impetradas antes da data de vencimento do certame.
O presidente da Asconpa lembrou que "existem centenas de candidatos, que deveriam ser convocados, por possuírem liminares favoráveis na Justiça. Para o procurador geral do Estado, Caio Trindade, esse número pode chegar a 400. Apesar disso, o governo do Estado escolheu apenas 30 candidatos".
Ocorre que, de forma irregular, o governo do Estado selecionou 30 pessoas - além das vagas ofertadas  no edital do concurso público - para cursar a Academia de Polícia, privilegiando candidatos com notas baixas e recusando-se a convocar candidatos melhores classificados.
Foi o que acenteceu com a santarena Emanuele Cely da Silva Flexa. A candidata foi aprovada com nota 17 no resultado geral do concurso, mas não foi convocada para cursar a Academia de Policia Civil. No entanto, o candidato Brivaldo Pinto Soares Neto (filho do ex-delegado Geral Brivaldo Soares), que obteve nota inferior, isto é, 14.40, foi chamado. Ambos possuiam liminar ativa no TJE.
O mesmo aconteceu com o candidato Lucenildo Vidal Nascimento, também de Santarém e também com liminar ativa, que não foi aceito na Academia. Os candidatos estão em pé de igualdade com os 22 candidatos convocados na última chamada para a Acadepol.
Outro dado espantoso, na nota da prova oral, os candidatos Emanuele Cely da Silva Flexa e Lucenildo Vidal Nascimento ficaram com a nota 9,0, enquanto que o candidato Brivaldo Soares Neto ficou com 7,0.
O procurador Geral do Estado teve, inclusive, conhecimento da situação desses dois candidatos, pois a advogada de ambos conversou com Trindade e recebeu do procurador a garantia de que seriam convocados. O que afinal não aconteceu. 
Apesar de ter o próprio filho entre os favorecidos pelo governo do Estado, o secretário Luiz Fernandes se recusou a reconhecer o problema, recomendando tratar do assunto na Procuradoria Geral do Estado.
Como já está claro que próprio governo não se interessa em resolver o problema, até o final da próxima semana, a Asconpa impetrará Ação Civil, pedindo a anulação do certame.
Veja a seguir, a relação de candidatos, cujas convocações estão sendo questionadas pela Asconpa:
1. Fernando de Souza Rocha – sub judice
2. Joselma Nunes Alves de Menezes – sub judice
3. Edimilson da Cruz Pereira – sub judice
4. Márcio Campos Barroso Rebello – sub judice
5. Jivago Freitas Ferreira – sub judice
6. João Amaral de Lima Júnior – sub judice
7. Marcos Miléo Brasil – sub judice
8. Ruberval Silva de Aguiar – sub judice
9. Saulo Saraty de Oliveira – sub judice 
10. Adriana Carla Magno Barbosa
11. Adriana Barros Norat
12. Arthur do Rosário Braga
13. Brivaldo Pinto Soares Neto
14. Caio Carmello Rocha Lobo
15. Carlos Eduardo Paisani de Moraes
16. Claudilene Souza Maia
17. Dimas Thiago Góes Paes
18. Everaldo Dias Negrão Júnior
19. Flávia Oliveira do Rosário,
20. Gabriel Henrique Alves Costa
21. Glaucia Nicia de Oliveira Cristo
22. Marcus Alexandre Fontel de Oliveira
23. Paulo Mavignier Nogueira
24. Ricardo Oliveira do Rosário
25. Rodrigo Spessatto
26. Rosivaldo Batista Filho
27. Suelen Cássia Santos da Costa
28. Thiago José de Menezes Dias
29. Thiago Santos da Silva
30. Vinicius Medeiros Silva Gomes e
31. Vinicius Souza Dias.

15 comentários:

Anônimo disse...

Mete o ferro nesses filhos da puta ASCONPA

Anônimo disse...

Os candidatos DILERMANDO PERICLES DE JESUS, JUVENILSON BASTO e MARCELO REGO, também estão com liminar ativa no Tribunal e com notas acima do Sr.BRIVALDO PINTO e também não foram chamados para a academia, e se tem uma nova lista para a academia esses tem o direito de cursar a academia.

Maria pb. disse...

Tenho certeza que o governo atual compactua com esta ilegalidade.Os que apoiam o Sr.governador fazem o que querem nas secretarias,exemplo disso são as contratações escancaradas que saíram hoje dia 14/09/2011 no D.O.A quantidade de temporários para a SEDES,que tem concurso com prazo de validade vigente assusta.Para todos os cargos que foram ocupados à partir de hoje por contratados,existem concursados esperando nomeação.Uma vergonha por parte do governo que prometeu aos concursados que o Órgão que tivesse concurso dentro do prazo de validade,teriam suas nomeações garantidas dentro do orçamento que o Estado dispusesse para chamar os aprovados.O que seria cumprido dentro da validade do mesmo.Mas depois da vergonhosa contratação de várias pessoas para a SEDES,hoje dia 14/09,constatamos que o compromisso do Sr. governador não é com a lei e sim com o seu secretariado.Vamos ver se estes farão o digníssimo se reeleger.

Anônimo disse...

Realmente é uma vergonha para nós, o compromisso com os concursados aprovados não é nada para o Sr. Governador. Queremos nossas vagas e sabemos que tem temporários nos nossos lugares, o Diário Oficial do Estado mostra todos os dias as nomeações de temporários..........................

Anônimo disse...

Sou policial civil e estou enojado com o que esta acontecendo nesse concurso. Espero que esse certame seja anulado e o próximo seja feito com seriedade.

Anônimo disse...

O secretário de segurança pública não vai reconhecer irregularidade mesmo já que tem os deles lá também.Será que só as liminares do pessoal do interior é que não valem para ingressar na acadêmia só porque não tem sobrenomes importantes tais como "Rosário(3)Norat(1) Brivaldo(1),ETC,ETC<ETC.

Anônimo disse...

O concurso da policia civil c-149 tá muito avacalhado mesmo, cheio de irregularidades claras que o secretário de segurança pública, o PGE Caio Trindade não conseguem vê nada, acredito que só temos autoridades cegas e surdas por isso temos que separar mesmo.

Anônimo disse...

E por esse tipo de situação (concurso da policia civil c149) que o Pará e conhecido como terra de ninguem, terra sem lei, pois a justiça e o alto escalão da policia civil só fazem o que e conveniente para eles e seus familiares.

Anônimo disse...

O último acordo que envolveu os 22 candidatos que cursaram a acadêmia de policia e o procurador Caio Trindade foi tão bem fechado, que a superiora doutora Raimunda Noronha se dignou de descer do seu pedestal para anular as liminares dadas em 1 grau que davam direito dos demais candidatos a inscrição na academia, porém só anulou as liminares dos sem sobrenomes e manteve dos agraciados dela, É UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

O procurador Caio Trindade , a desembargadora Raimunda Noronha e os manda-chuvas da policia civil rasgaram a Constituição, será que o estado do Pará esta bem nas não destas pessoas? A quem devemos recorrer quando o estado fica em desordem? Neste caso so temos que orar e pedir providencias de Deus.

Anônimo disse...

Sinto por essas pessoas de santarem e outros q estudaram e perderam pela falta de sobrenome forte, o q não era requisito imposto pelo edital. Lamentável. E olha q a policia está precisando de delegados, imagina se não estivesse?

policial do interior disse...

A maioria das liminares concedidas antes do prazo de encerramento da validade do concurso é composta por policiais civis já pertencentes ao quadro com anos de experiência e dedicação e que já conhecem todos os meandros da vida policial só querendo melhorar seus salários e dar uma vida mais digna a seus familiares, porém isso não é levado em conta, talvez não seja preciso mais fazer concurso já que só entra os apadrinhados , esse é o nosso Pará.

Anônimo disse...

Obrigado asconpa por dar último suspiro de esperança para os liminarista do C-149, acreditamos em vocês.

Dr. Galvão disse...

EI GOVERNADOR SIMAO JATENE, NAO ADIANTA VIR AO INTERIOR, PARA MOSTRAR QUE ESTA TUDO BEM, NOSSA POLICIA CIVIL ESTA NA UTI, SEM DELEGADOS E SEM ESTRUTURA, ACHO QUE DIVIDIR É MESMO PRECISO, ISSO SEM FALAR EM TODAS AS IRREGULARIDADES DO CONCURSO C-149 DA POLICIA QUE MOSTRA COMO É TRATADA A SEGURANCA PUBLICA PELO SEU GOVERNO, DO QUAL FAZEM PARTE PESSOAS COM CARGO DE CONFIANÇA E MEMBROS DA PGE QUE NAO TEM COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE.
GOVERNADOR, SE QUER UMA OPINIAO DE UM ELEITOR SEU, FAÇA A COISA CERTA, CHAME ESTES CANDIDATOS RESTANTES, QUE BUSCAM SEU DIREITOS NA JUSTIÇA PARA A ACADEMIA NOMEANDO E EMPOSANDO ESTAS PASSOAS QUE ESTAO EM PE DE IGUALDADE COM OS JA CHAMADOS PELA SEAD, E POSTERIORMENTE FAÇA UM NOVO CONCURSO COM A SUA LOGOMARCA, QUE É DE UM LIDER DE GOVERNO SERIO E COMPROMISSADO COM O POVO, GOVERNADOR O NOSSO ESTADO É MUITO GRANDE E NÃO PRECISA SER DIVIDIDO, PRECISA SIM, É DE MAIS DELEGADOS. GOSTARIA DE SER DELEGADO DO PARÁ, E AO DO TAPAJÓS.

dr. galvao disse...

agora que a ascompa esta tomando as dores dos prejudicados do concurso C-149 da policia civil acredito que o governo do estado deva rever a possibilidade de uma nova academia para os candidatos que restam com açoes na justiça, que nao sao muitos como diz o procurador do Estado.
sou de santarem e nao via com muito gosto a redivisao do estado, pois acreditava que o Governo poderia estar presente mesmo governando da capital, bastando ser sério, mas o que vejo e que devo rever meus conceitos de redivisao, pois aqui em santarem a segurança publica vai de mal a pior, semana passada ocorreu um assalto a mão armada a um médico conceituado aqui da cidade e a policia nao tinha combustivel para se deslocar, o que mostra o descaso que vivemos, principalmente quem mora no interior, e ainda elegemos um governador que nao faz justiça com os argumentos que tem em mãos, seria mais prudente para o Estado e menos vergonhoso ao governador que ele autorizasse logo a convocação e nomeação de todos que estão em mesmas condições aos já nomeados. pois, isto era o mínimo que poderia se esperar de um governo que se preocupa com o social, com povo que o colocou no poder.
para concluir so nao sou a favor da anulaçao do certame, por entender que existi 50 pessoas que foram aprovadas legalmente dentro do numero de vagas, nao merecendo serem prejudicadas, como tambem existiam pessoas com liminares que foram banidas do certame apos a suspensao de seus mandados, simplesmente por conta de informaçoes mentirosas, irresponsaveis,levianas, caluniosas, que foram levadas ao judiciario pelo sr. procurador Caio Trindade que induziu o presidente do tribunal a erro quando estendeu a decisao de suspender todas as liminares deferidas em primeiro grau, pois estas liminares foram deferidas por juizes responsáveis que tem comprometimento com a justiça que jamais iriam dar direito a quem não tem, é uma pena que a Procuradoria do Estado junto com o governo do Estado não pensem desta forma fazendo com que se desmoralize as decisões concedidas em 1º grau e algumas em 2º grau.
Com isso tudo se conclui o que vários estudos já comprovaram no sentido da confiança que o povo brasileiro e o paraense não possui, nem nos políticos e nem na justiça, portanto não se diferencia disso o contesto políticos atual, por situações como esta do qual os concursados do C-149 estão passando.