quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Justiça decide: Câmara de Belém terá que fazer concurso público

MPT e MPE ajuizaram ação pública em 2010. Prazo é de seis meses.
O Tribunal de Justiça do Estado determinou que a Câmara Municipal de Belém realize, no prazo máximo de seis meses, concurso público para o preenchimento dos cargos efetivos vagos na instituição. A decisão saiu no último dia 16, por meio de liminar, e decorre de ação civil pública ajuizada em 2010 contra a Câmara e a Prefeitura Municipal de Belém. A autoria é do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Estado do Pará.
A antecipação dos efeitos da tutela no processo deve ser cumprida imediatamente. De acordo com o despacho emitido pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, caso não haja suficiência orçamentária, a mesa diretora da Câmara deverá tomar todas as providências necessárias, inclusive demissão de temporários e comissionados, para que se cumpra a liminar, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 5 mil diários, a ser cobrada de cada membro diretor da mesa.
O presidente da Câmara Municipal de Belém, Raimundo Castro, disse na noite de ontem ao DIÁRIO que já foi citado da decisão e que a encaminhou ao departamento jurídico da casa para análise. “Ainda aguardo esse parecer dos advogados, mas é quase certo que iremos recorrer”, antecipa.
Castro lembra que no final do ano passado os vereadores aprovaram o Plano de Cargos e Salários dos servidores da casa, uma luta de 20 anos da categoria. “Hoje nossa folha de pagamento chega a R$ 2,6 milhões e estamos no limite. Não temos como realizar um concurso público agora, mas vamos analisar o recurso. Caso seja possível, recorreremos. Caso contrário, cumpriremos a decisão e vamos estudar onde será possível apertar ainda mais o cinto”, coloca.
A grande questão é que muitos servidores vêm falecendo ou se aposentando nos últimos anos e os cargos na Câmara Municipal acabaram ficando em aberto. Mesmo somando os efetivos e os comissionados dos gabinetes dos vereadores, ainda assim o número de servidores é insuficiente. A Câmara Municipal de Belém e a Prefeitura têm até 60 dias para a apresentação de resposta em juízo.

Um comentário:

paulo disse...

boa noite a todos belenenses!
acho que todos prestaram atenção nas palavras no senhor presidente da camara dos veradores " é quase cero que vamos recorrer", ou seja a população que luta diariamente e paga impostos pra sustentar o emprego desses comisionados que se
"exploda", pois isso é um vergonha. todos sabem que na camara a maioria é apadrinhado e uma decisão dessa de ir contra ao concurso tira a possibilidade de um cicadao comum concorrer a um emprego publico. ora se o orçamento está apertado demita os apadrinhados e abra o concurso que ate eles podem passar no certame ou sera que são incompetentes igualzinho aos do abelardo santos!
por isso camaradas nossa luta nunca pode parar senão todos os empregos publicos estariam nas maos de meia duzia e população nada! lutar sempre! disistir jamais!