quarta-feira, 9 de maio de 2012

Seduc e Sespa ignoram decreto do governador

Secretário de Saúde disse, em reunião com concursados, que Sespa não faz contratações de temporários
Quando, no dia 2 de abril deste ano, o governo do Estado publicou o decreto nº 410, dispondo sobre procedimentos de nomeação e contratação de servidores temporários em todos os órgãos da administração pública estadual, a população foi levada a acreditar que, como diz o item V do artigo 7º, os servidores temporários só seriam contratados, em caso de “inexistência de candidato concursado dentro do limite de vagas ofertadas para preenchimento de cargo correlato ao da contratação de concurso público vigente”.
No entanto, apenas um mês se passou e dezenas de temporários já foram contratados, exatamente para vagas destinadas a pessoas aprovadas em concursos públicos.
Recentemente, uma professora de Geografia aprovada no Concurso C-125, realizado em 2008 pela Seduc, contrata como temporária, enquanto aguarda nomeação, teve o contrato encerrado, para ser substituída por outra servidora temporária.
Na Sespa, centenas de candidatos aprovados nos concursos C-131 e C-153, para Belém e diversos municípios do interior do Estado, leem, todos os dias no DOE, contratações para os cargos de Administrador, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro, Agente Administrativo, entre outros.
Essas contratações de temporários para vagas destinadas aos concursados revelam também o quanto a atual administração pública estadual não respeita a população paraense, em especial aqueles que acreditaram nas promessas de campanha do então candidato, e agora governador, Simão Jatene.
Na ocasião, por causa da desorganização em que se encontrava governo, devido à péssima administração da ex-governadora Ana Julia Carepa (PT), Jatene garantiu que os concursados seriam nomeados já no primeiro ano do seu mandato. No entanto, da mesma maneira como fazia Ana Julia, Jatene contrata pessoas que não passaram em concurso. E, mais grave ainda, para ocuparem as vagas de quem se esforçou, pagou inscrição e alcançou a tão sonhada aprovação.
Para a Asconpa, está claro que no Pará existem dois governos: aquele que cria e aprova leis e decretos e aquele que faz o que bem entende.

16 comentários:

Anônimo disse...

Estes desmando devem ser levados ao governador, as reinvidicaçoes devem seg feitas ao governador que anunciou em programas de tv, radio , impressos que privilegiaria o concursado quando houver necessidades de serviço e candidato aprovado para a vaga! Ele deve saber que orgaos subordinados a ele, vao contra o q ele preconiza, contratando indiscriminadamente qd deveriam nomear!

Anônimo disse...

Temos que ao gabinete do governador, levar todas as contrataçoes depois de homologados estes concursos. O.governador, o povo deve saber da falta de etica e honestidade com que estes orgaos tratam quem foi aprovado em concurso e ve sua luta, seus esforço seu anseio de ser servidor publico usurpado por contraçoes que n se justificam conta de existir classificados em concurso para a vaga.

Anônimo disse...

O Diário oficial comprova isso. Todos os dias é possível ver contratações, principalmente para SEDUC.
O discurso lá na SEDUC é que não estão fazendo contratações, mas não é isso que vemos.
A sujeira está grande!

Anônimo disse...

Vamos participar dessa sessão, pois enquanto existem dezenas de profissionais q se submeteram ao concurso público, a SEAS ignora os aprovados em vários cargos, inclusive em PSICOLOGIA e contrata TEMPORÁRIOS!!!!Vamos exigir nosso direito a nomeação!!!!

Anônimo disse...

Devemos mesmo colocar a boca no trombone e mostrar p o SR GOVERNADOR, que seus subordinados passam por cima de suas ordens, pois em reunião com a ASCONPA dizem q não tem temporários ocupando lugar de concursados, que enquanto houvesse concursados aguardando nomeação não iriamos mais ver contratação de temporários , mas infelizmente é tudo INVERDADE. Que pessoas são essas q não cumprem o q dizem!!!!!

Anônimo disse...

Colocar a boca no trombone e contar com a experiencia de um líder a de atitude de ação como o sr.Jose Emílio de Almeida.Defender nossos ideias e facultado a todos, mas com exito , poucos tem essa capacidade. E o sr .Emilio tem esse diferencial.Por isso não me canso de render toda a minha admiração pelo sua atitude firme , segura, e quase intolerante nas questões em que acredita e defende.

Anônimo disse...

O passo seguinte eh retornar a sespa, temos que voltar fundamentados, embasados em provas(as contrataçoes). Confrontar os dizeres desses dirigentes, reuniao passada, com as suas açoes atualmente: disseram q n tinham recurso e que nao contratariam para cargos onde tem concursados para a vaga. E, no entanto dia desses sai no Ioepa uma contrataçao para a vaga de um aprovado. Que falta de respeito e comprometimento.A asconpa tem que pedir uma providencia concreta do secretario, e levar o fato a conhecimento publico e ao governador.

Anônimo disse...

“A justiça nao ampara aquele que dorme”. A asconpa DEVE provocar o MP, denunciar estes atos imorais destes orgao. Devemos ir ao MP, protocolar esta denuncia e mesmo que esta, ao olhar de alguns nao faça nada, esta vai ter que se manisfestar a respeito de sua nao açao. DEVEMOS IR AO SECRETARIO , AO GOVERNADOR E AO MP.

ILIKE CHOPIN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Com certeza oleãodonorte fará oque for necessario para a justiça seja feita...
e a justiça seja feitaa sr José Emilio é expert em quetões juridicas.alemde uma figura fantasticamente bl.

Anônimo disse...

Art. 7º O pedido de contratação de servidor temporário por órgão/entidade deve ser encaminhado à Secretaria de Estado de Administração com as seguintes informações:
I - a justificativa da contratação;
II - a função na qual deverá ocorrer a contratação e a indicação do
cargo efetivo correlato;
III - o custo com a contratação;
IV - a disponibilidade orçamentária;
V - a inexistência de candidato concursado dentro do limite de vagas
ofertadas para preenchimento de cargo correlato ao da contratação de
concurso público vigente.

Lúcifer - palavra do Latim que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã. disse...

E isso não acontece somente na SEDUC e SESPA, mas também no HEMOPA, SANTA CASA, GASPAR VIANA, HOL (e como!), SUSIPE... e por aí a fora! A lista é muito grande para ficar escrevendo aqui!

Anônimo disse...

Ei, Lúcifer. Essa palavra do latim que quer dizer "portador de luz", em português significa DIABO, DEMÔNIO, SATANÁS...
Cruz credo!

Anônimo disse...

O estado tem mais contratados do que site na internet. "Patrao,tire a panelinha e coloque os concursados."

Alcantara disse...

A nomeação de concursados aprovados nos concursos da Seduc seria o primeiro passo para oferecer melhoria de qualidade da Educação do Estado do Pará, que amarga o retrocesso do sistema e que tornou-se referência nacional em piores índices nessa modalidade, infelizmente o governador Jatene insiste em nomear pessoas desqualificadas para ocupar os cargos de professores e técnicos nas escolas o que contribui para a pernanência do Estado do Pará na rabeira do processo de melhoria da educação pública, aqui, as escolas tornaram-se cabides de contratados que sequer sabem assinar seu próprio nome e o pior é que são contratados muitas vezes como professores para ensinarem o que nada aprederam, perpetuando assim,a ignorância em nosso Pará, isso deveria ser punido como o maior dos crimes, mas é uma prática podere que passa de "Anas Julias para Jatenes" com a omissão da população desatenta, que nada cobra dos seus governantes.

Anônimo disse...

A verdade é uma só: Governador nenhum está acima da lei. O melhor que todos os candidatos q aguardam nomeação fazem é reivindicar seus direitos judicialmente a começar por um mandato de segurança sobre o governo estadual. Já bastou a palhaçada que a inútil da Ana Júlia Carepa fez. Ela chegou ao ponto de mandar um advogado puxa saco dela a Santarém pra tentar calar os candidatos do C-131 para o Hospital regional de Santarem através do argumento de q esse concurso nao tinha validade pq o oficialmente o hospital nao existia, pode? Além de incompetente ela tb era cega? nunca viu o monte de concreto, ferro, portas q constituiam o Hospital q já estava funcionando? Aí é ser burra demais ainda achar q todo mundo é igual a ela. Agora o Jatene tá com duas palavras ou tá sem moral sobre as Secretarias de estado?