domingo, 31 de março de 2013

IPAMB: Asconpa pedirá que concurso seja incluído em CPI da Câmara Municipal de Belém


A Associação dos Concursados do Pará protocolará, na Câmara Municipal de Belém, nesta terça-feira, dia 2 de abril, pedido para que a vereadora Marinor Brito (PSOL) inclua, na pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que está sendo criada para apurar irregularidades no Instituto de Previdência de Belém (IPAMB), durante a gestão do prefeito Duciomar Costa, uma série de denúncias, feitas por concursados, de suspeita de fraude no Concurso Público 01/2011 promovido pelo IPAMB e realizado pela empresa CETAP. O concurso foi homologado no dia 1º de julho de 2012.
As denúncias foram protocoladas no Ministério Público do Estado (sob o número 10371/2012), pedindo apuração dos fatos referentes à Prova Objetiva de Múltipla Escolha, baseado em evidências constantes na divulgação do Resultado Preliminar do certame, e publicado no site da empresa CETAP (www.cetapnet.com.br).
Conforme consta nas denúncias dos concursados, no cargo de Técnico Previdenciário, duas irmãs alcançaram a mesma pontuação 9,4, com acertos e erros idênticos. Inclusive, os erros coincidem nas alternativas assinaladas (os cartões-resposta foram publicados no site da CETAP). Para a Asconpa, as candidatas, supostamente, obtiveram o gabarito correspondente anteriormente ou durante a realização da prova. Já em outro concurso público, o da CTBEL, uma das candidatas realizou a prova, obtendo nota 4,15, conforme classificação e gabarito também publicado no site da CETAP.
Para dar ainda mais sustentação às denúncias dos concursados, ao serem comparados os cartões-resposta de uma das candidatas, a que prestou concurso para a CTBEL, vê-se que há divergências de assinatura com o cartão- resposta do IPAMB.
Em outra denúncia, para o cargo do Técnico de Enfermagem, também do IPAMB, a Asconpa apurou que os candidatos O.S.C., N.L.M, A.S.F. e B.J.F., obtiveram os mesmos erros e acertos, conforme cartão-resposta publicado no site da empresa organizadora.
O candidato N.L.M., também prestou concurso para CTBEL e GBEL, obtendo, respectivamente, as notas 4,2, e 4,25. O candidato B.J.F. prestou concurso para CTBEL, onde sua nota foi 2,0. No concurso da GBEL, o candidato obteve nota 3,9. No concurso do IPAMB, B.J.F. alcançou a nota de 9,2.
Em outro cargo, o de Técnico de Informática, o candidato M. S. S., obteve nota 9,2, sendo que o mesmo candidato, na prova realizada do concurso da GBEL, obteve nota 4,5.
Quanto ao cargo de Assistente Administrativo, vemos a candidata F. P. G., com pontuação de 9,2. O gabarito desta candidata é igual aos dos demais candidatos citados anteriormente, em que as mesmas respostas são marcadas na questão dos erros.
Um detalhe bem marcante é que todos os candidatos relacionados acertaram todas as perguntas da prova de Língua Portuguesa do concurso do IPAMB, mas obtiveram baixa pontuação nas provas de Língua Portuguesa dos demais concursos.
A Asconpa também pedirá que seja averiguada se houve licitação e quais as exigências feitas pela Prefeitura de Belém, para contratar a empresa CETAP, que realizou todos os concursos públicos promovidos pelo ex-prefeito Duciomar Costa. Contra a empresa existe uma série de denúncias de irregularidades em concursos públicos realizados, inclusive em outros estados do Brasil.
Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, “todas as suspeitas devem ser averiguadas, para que o Concurso Público, como instituição constitucional, seja preservado”.

7 comentários:

Anônimo disse...

JULIO:

"BRAVO!!! ASCONPA MUITO BOM!!!

Anônimo disse...

cobrem o concurso da câmara, eles disseram q não tem orçamento, q só vão chamar em 2014!!!

Anônimo disse...

Vc está de parabéns temos que acabar com esse fraude nos concursos, principalmente os da prefeitura de Belém, sabe qual a última da CETAP quem acertar 43 questões ta REPROVADO, nunca vamos passa nesses concursos desse jeito !

Anônimo disse...

verificar o site www.deletap.blogspot.com sobre esta denúncia! faça-se justiça!!!!!

Anônimo disse...

o mais inacreditavel e que esses mesmos concursados estao mostrando porque entraram no ipamb pela janela, pois muitos ja mostraram que nao tem a minha aptidao para o cargo, se for feito hoje um avaliacao do estagio probatorio nestes meses, estariam totalmente reprovados, tem alguns que sao uma verdadeira toupeira, ou seja, absorveram o cerebro do duciomal, uma falta de respeito para aqueles que se sacrificaram em pagar cursinho para passar, e do nada aprovam uns incompetentes que se prevalecem da maquina publica e destes politicos sujos. eta BRASIL de corruptos.

Anônimo disse...

Emilio, Bom dia, Tudo bem?

Não como só eu, mas como todos que passaram no concurso do IPAMB, como ficou as convocações vai continuar, porque a mesma está parado, quero trabalhar, pois, eu mereço, estudei para isso. outra coisa, e os outros que ficaram em CADASTRO DE RESERVA, vão ser chamados????? nos ajude nessa batalha, por favor...

atenciosamente

Fernandes Aires

Nice Lima disse...

Eu também quero saber sobre o cadastro reserva. Existe uma chance de serem chamados???

Lélia Lima