quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nova suspeita de fraude em concurso da Polícia Civil


A Corregedoria da Policia Civil está apurando mais uma suspeita de fraude em concursos públicos promovidos pelo governo do Estado do Pará.
Trata-se dos concursos públicos C-169 e C-170, ambos para cargos da Polícia Civil paraense, cujas provas foram realizadas no último dia 5 de maio. O primeiro ofertou 150 vagas para o cargo de Delegado e o segundo, 250 vagas para Investigador, 250 para Escrivão e 20 para Papiloscopista.
Em se constatando a existência de fraude, os concursos serão necessariamente cancelados, atrasando ainda mais a nomeação de novos delegados para a Polícia Civil.
A demora em admitir novos policiais civis, no entanto, não preocupa as autoridades do governo estadual, mesmo estando o Pará entre os estados com maior índice de criminalidade em todo o território nacional.
Segundo entidades não governamentais, o Pará está entre os estados brasileiros onde mais se comete crimes no campo e Belém é a 26ª cidade mais perigosa do mundo todo, num ranking que reúne 50 capitais de todos os continentes, com 1.033 assassinatos dolosos em 2012 (cerca de 48,23 por cada 100 mil habitantes).
O fato é que se estivesse realmente preocupado em reforçar a Polícia Civil do Pará, garantindo para a população a presença de, pelo menos, um delegado em cada município do interior do Estado, Simão Jatene nem esperaria pelo resultado destes concursos públicos e trataria de chamar imediatamente um grupo de pessoas já aprovadas em outro certame, o Concurso Público C-149, que foi realizado em 2009. A relação, inclusive, está a disposição do secretário de Segurança Luiz Fernandes Rocha.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emilio Almeida, "o que se constata é que as autoridades estão indiferentes ao caos instalado na Segurança Pública em todo o Estado, agravado, em grande parte pela falta de delegados de Polícia. Jatene insiste em esperar apenas pelo resultado dos concursos realizados há três semanas, que ainda estão na fase de correções das provas e, até a homologação e posse dos aprovados, ainda deve demorar mais de um ano. Isso se não vier a se tornar mais um concurso público cancelado por evidente incompetência da administração pública estadual do Pará".
Veja a seguir a lista de cidades paraenses, cujas unidades de polícia estão sem delegados: Ourém, Tracuateua, Colares, Bonito, Primavera, Piçarra, Palestina do Pará, Jacareacanga, Faro, Cachoeira do Piriá, São João do Araguaia, Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia, Bagre, Melgaço, Inhangapi, Terra Alta, Pau d'Arco, Magalhães Barata, Trairão, Aveiro, Água Azul do Norte, Peixe-Boi, Quatipuru, Banach, Limoeiro do Ajuru, Nova Timboteua, Santarém Novo, São João da Ponta, Nova Ipixuna, Curuá do Norte, Monte Alegre, Santa Cruz do Ararí, Rio Maria e Sapucaia.
Veja agora, lista de candidatos do Concurso Público C-149, que, apesar de estarem aptos e om decisões liminares que lhes dão o direito de fazer os exames físicos na Academia de Policia, para, se aprovados, assumirem imediatamente o cargo de Delegado, foram preteridos pelo Governo do Estado. Nesta lista também constavam nomes importantes, como o do filho do atual secretário de Segurança Pública do Pará, mas que tiveram a "sorte" de ser convocados: Aarão Petter, Adriana Fayal Lobo, Afonso José Soares de Souza, Alberto Mauro Barbosa de Souza, Alcy Castelo Branco Diniz Junior, Alessandra Souza Pereira,Alessandro Sobral Farias, Alexandre Nascimento Lopes, Alita Celma Barroso Correa, Alzenira do Nascimento Silva, Ana Regina Carvalho Ribeiro, Antonio Paulo Esteves da Silva, Aran Gonçalves Rebouças, Auricélia Costa de Aguiar Silva, Carlos Alberto da Silva Santos, Carmen Lúcia Gomes Botelho, Cesário Wilson Delgado Matos Rodrigues,Cristiane da Silva Santos, Dorotea Soares Lima, Edelene do Carmo Galvão, Edimilson dos Anjos Teixeira, Edson Furtado Machado, Elyeg Chaves Macedo, Emanuele Celly da Silva Flexa, Fernanda Pastana Marçal, Haroldo do Espírito Santo, Haroldo Kelsen Araújo Monteiro, Hugo César de Almeida Cintra, Hugo Rogério Sarmanho Moraes, Jaime Augusto Sales da Paixão, Jairo Luís Rego Galvão, João Antonio Galvão Florenzano, Joilton Castro da Silva, Joselito Cardoso Carvalho, José Ribamar Correa Rodrigues, Lêda Cristian Oliveira do Nascimento, Lucenildo Vidal do Nascimento, Marcelo Dias Mendes, Márcia Batista de Oliveira, Marcia Rochelli Santos de Sousa, Maria Auxiliadora Costa Rodrigues, Maria da Conceição Correa Pinheiro, Marilene Silva Tavares, Mário Sérgio Nazaré Pereira, Marx Washington Picanço da Silva, Paulo Eduardo Vaz Bentes, Raimundo Carlos Pantoja Pereira, Reginaldo Pereira Pinto, Reinaldo Santos Barros, Roberto Bruno Carnaúba de Barros, Roberto José Gonçalves da Silva, Ronaldo Adriano Miranda de Deus, Ronaldo Martins Ramos, Roni Carlos Ferreira Santa Brígida, Sarah Raquel Jacob, Sílvia Lopes de Amorim, Sheyla do Socorro Fayal Lobo, Sílvio Queiroz Mendonça, Solon Baíde Neto, Wilson Cavalcante de Souza, Wilson Vasconcelos Mourão Filho e Zulene Castro Lopes da Costa.

Veja mais sobre o assunto, em:

5 comentários:

Anônimo disse...

É muito fácil só ficar criticando esse governo hipócrita e incompetente do Jatene. Nós seres humanos somos uns dos piores da criação. Ter fraude em um concurso público de Policia é o cúmulo da incoerência: o cidadão que deveria combater o crime, está cometendo um antes mesmo de entrar no cargo (imagina quando ele estiver lá?). Pediram propina pro meu pai para darem o gabarito da prova de delegado desse ultimo concurso, mas graças a Deus, ele não aceitou, tanto que ele foi não-aprovado. É sabido por todos que a Policia Civil do Estado do Pará é super corrupta, eu mesmo conheço inúmeros casos. Nós possuímos os governantes que merecemos!!!

Anônimo disse...

Esqueceram de colocar nessa lista o município de garrafão do Norte que está desde novembro de 2012 sem delegado titular a cidade que está tomada pela criminalidade conta com apenas um escrivão e dois agentes que nunca estão na delegacia, vivem dia e noite passeando na viatura. Um absurdo.

Anônimo disse...

Vazou gabarito.entao anula porra.que merda de estado.e cidade corrupita.meu primo fez,essa prova e disse q tinha candidatos.com.gabarito.melhor anular

Anônimo disse...

Já tava desconfiado mesmo! Essa demora e o descaso do governo só diminui meu apreço e a credibilidade em concursos em nosso estado!

candidato lesado! disse...

já era pra ter sido anulado,só imbecil que não percebe os indicios a validade deste concurso é de seis meses por que???? a uepa com a noticia acelerou as fases com pressa de terminar as fases pois sabe que a justiça é "morosa",cad~e o governador?cad~e a justiça neste Estado?cadê a Justiça federal?que absurdo! fora que este concurso nem supre as necessidades da policia com 80 aprovados pra escrivão,120 investigadores vai suprir o que? só passou quem tinha gabarito mesmo!que é pra evitar que os favorecidos perdessem a vaga pra qualquer um ou qualquer coisa! absurdo!anulação já!