quinta-feira, 6 de junho de 2013

Banco da Amazônia: Asconpa pedirá cancelamento de concurso


A Associação dos Concursados do Pará reuniu, na tarde desta quinta-feira (6), com um grupo de aprovados no Concurso Público promovido em 2012 pelo Banco da Amazônia, para definir os passos a serem dados quanto ao pedido de cancelamento, através da Justiça, do novo certame promovido pela instituição.
Antes, porém, nesta sexta-feira, a Asconpa tentará audiência com dirigentes do Banco, para que esclareçam sobre a abertura do novo concurso público, que ocorreu no último dia 20 de maio. A ação judicial só será impetrada, caso a direção do BASA decida manter o novo concurso.
Após denúncia da Asconpa, a direção do BASA informou que os candidatos do concurso realizado em 2012 terão prioridade no momento da convocação, conforme está previsto no item 1.4 do edital do concurso, onde se lê que "os candidatos, que constam em cadastro do Concurso Público, anteriormente realizado, terão prioridade na convocação na hipótese de surgirem vagas para o cargo, durante o prazo de validade do referido Concurso Público, que é de um ano".
No entanto, para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, a abertura de um novo concurso público, de tão desnecessário, leva a crer que exista má fé por parte dos dirigentes do Banco da Amazônia. “Ora, se existe concurso em validade, com pessoas aprovadas aguardando convocação, a abertura de um novo certame parece estar sendo feita apenas para se angariar recursos com as taxas das inscrições que serão pagas pelos novos candidatos. Que, aliás, passarão, mais tarde, pelas mesmas dificuldades que hoje estão passando os aprovados no concurso de 2012”, disse Emilio.
Os concursados decidiram se organizar para cobrarem as nomeações dos aprovados seja através da Justiça ou mesmo em manifestações públicas de protesto em frente ao Banco.
Os concursados do BASA também participarão da Assembleia Geral dos Concursados, que ocorrerá neste sábado, dia 8 de junho, às 15 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sintsep-PA), localizado na Travessa Mauriti, 2239, entre a Avenida Duque de Caixas e a Travessa Visconde de Inhaúma, em Belém.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fui aprovada para Biblioteconomia MA/TO e até agora não chamaram ninguém e nem sabemos se irão chamar com a abertura desse novo concurso, isso é falta de repeito do BASA com os aprovados.

Anônimo disse...

Fui aprovado no certame de 2012 e percebi que depois da realização do concurso de 2013, eles simplesmente pararam de chamar, acredito para guardar as vagas para o novo certame. Acho injusto o BASA fazer um concurso valendo apenas por 1 ano, a justiça deveria garantir 2 anos, conforme prorrogação do edital. Hoje, 29/7 sabemos que a nova prova já ocorreu e que em breve será divulgado o novo listão para cadastro de reserva. Com a nova lei que proíbe este tipo de concurso, como ficam os aprovados em 2012 ? Já enviei varias indagações sobre esse assunto ao BASA, mas após 30 dias da pergunta só recebo a resposta de que minha pergunta foi encaminhada a outra área para resposta, MAS NUNCA RESPONDERAM. Gostaria de saber a situação atual, como está a situação dos aprovados de 2012, vamos mesmo levar um chute na bunda agora em agosto ???

Jose Chaves disse...

Como ficaram os aprovados no concurso do BASA de 2012 ? a validade será prorrogada por mais um ano ? Gostaria de participar das atividades sobre esse assunto, precisamos nos unir, porque foi feito um novo concurso irregular, não é permitida a realização de concurso para cadastro de reserva como este de 2013, ele tem que ser anulado. Se inscreveram 50 mil pessoas, pagando cada um R$ 45,00 isso é uma forma muito fácil de encher os caixas da instituição, é desonesto.

Anônimo disse...

fui aprovada em segundo lugar para o polo to/ma no cargo de biblioteconomia, mas ate agora não fui convocada

Anônimo disse...

e MUITO TRISTE, FUI APROVADA 2012 E O BASANÃO PRORROGOU O CONCURSO, TENDO CANDIDATOS APROVADOS E POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO.CADE A REPOSTA DO MP E STF, SERÁ AO MENOS ANALISARAM AS DEÚNCIAS? SOU LEIGA NO ASSUNTO E PRECISO DE UMAESPOSTA SE O MPU TEM OU NÃO O DEVER DE DAR UM RETORNO QUER SEJA PELA PRORROGAÇÃO OU NÃO.

Unknown disse...

Nada sobre os Concursados do BASA 2012. As convocações pararam em 18/09/2013 e começaram a chamar para as mesmas vagas ofertadas no 2012 para o BASA 2013. Como poderemos reivindicar nossa posse aos cargos?? Não vejo nada na internet! cadê os concursados deste certame? vamos nos unir nesta causa!

Unknown disse...

Nada sobre os Concursados do BASA 2012. As convocações pararam em 18/09/2013 e começaram a chamar para as mesmas vagas ofertadas no 2012 para o BASA 2013. Como poderemos reivindicar nossa posse aos cargos?? Não vejo nada na internet! cadê os concursados deste certame? vamos nos unir nesta causa!