segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Seas, Sespa e Seduc: concursados pedirão audiência com secretária de Administração

A Associação dos Concursados do Pará realiza, nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, um ato de protesto, para denunciar contratações de temporários e a demora nas convocações de aprovados em concursos públicos promovidos pelas secretarias de Estado de Saúde Pública - SESPA, de Assistência Social - SEAS e de Educação - SEDUC.
Durante a manifestação, os concursados pedirão audiência com a secretária de administração do Estado, Alice Viana, citada pelos dirigentes dos órgãos como a principal responsável pela não autorização das nomeações. Uma comissão, composta por representantes de cada concurso, será formada na hora da manifestação.
A manifestação terá início às 9 horas da manhã, em frente à SEAD, na Avenida Almirante Barroso, na esquina da Travessa do Chaco, em Belém.
Veja a seguir, resumo da situação dos concursos:
SEAS C-150
O Concurso Público C-150, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, classificou 976 concursados para cargos dos níveis superior, médio e fundamental.
Para o nível fundamental foram aprovados 92 candidatos para o cargo de Motorista. Já para os cargos do nível médio, foram ofertadas 102 vagas para o cargo de Assistente Administrativo (sendo 94 para Belém; 5 para Santarém, Altamira e Itaituba; 2 para Breves e Soure; e 1 para Tailândia); 207 vagas para o cargo de Assistente de Desenvolvimento Social (sendo 202 para Belém; 4 para Santarém, Altamira e Itaituba; e 1 para Tailândia). Para o cargo de Assistente de Informática, foram ofertadas 28, todas para Belém. Além de 54 vagas para o cargo de Técnico em Enfermagem, com atuação em Belém. 
Para cargos de nível superior foram aprovados ao todo 493 candidatos, entre eles: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Sociólogo, Psicólogo, etc. Parte deles, alocados nos cargos de Técnico em Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e de Técnico em Gestão Pública, com lotação prevista para os municípios de Belém, Breves, Soure, Tailândia, Santarém, Itaituba e Altamira.
Grande parte dos aprovados neste concurso já foi nomeada, no entanto, devido a existência de contratos temporários, os aprovados reivindicam o direito à nomeação.
SESPA C-153
Prestes a perder a validade, o Concurso Público C-153, promovido em 2010, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA, ainda possui cerca e 600 pessoas aprovadas no cadastro de reserva a espera de nomeação.
O cadastro é formado por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, administradores, agentes administrativos e agentes de portaria.
Os concursados descobriram, através do site Portal da Transparência, uma série de irregularidades, como a contratação de funcionários que estão ocupando as vagas dos candidatos aprovados. Os salários destes contratados são pagos com Nota de Empenho e Ordem Bancária, sob a rubrica de Serviço de Terceiros Pessoa Física, em hospitais da rede, entre eles o Hospital Abelardo Santos, que pertencente ao 1ª Centro Regional de Saúde da SESPA, ou seja, não entram na folha de pagamento do órgão.
Além disso, SESPA tem feito remoção de servidores ainda em Estágio Probatório, por favorecimento político. Como ocorreu recentemente, quando uma enfermeira, lotada no Pólo Nível Central Belém, foi transferida para a URE Demétrio Medrado, a pedido do secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, político ligado ao governador Simão Jatene.
No Hospital Regional de Cametá, um motorista é quem faz as radiografias em pacientes, apesar de existirem aprovados para o cargo. Todas as denúncias de contratações irregulares já foram protocoladas no Ministério Público do Trabalho = MPT, para averiguações, mas até o momento nenhuma medida foi tomada.
A entrega da gestão de hospitais públicos à empresas, chamadas organizações sociais, como a Pró-Saúde entre outras, como vem sendo feita pelo governador Simão Jatene em hospitais como a Santa Casa, o Galileu e o Abelardo Santos, tem sido um dos maiores obstáculos para a convocação de novos concursados, pois estas empresas não podem absorver em seus quadros servidores efetivos.
SEDUC C-154
Aprovados no Concurso Público SEDUC C-154, promovido em 2010, ofertando vagas para os cargos de Merendeira (para as ilhas de Cotijuba, Pilatos e Urubuoca) e de Professor para diversos municípios paraenses, entre eles Marabá, Capanema e Santarém, estão preocupados com o vencimento da validade do certame, que expira no próximo dia 3 de maio, sem ter contemplado todos os aprovados no cadastro de reserva.
SEDUC C-167
Durante a reunião com a secretária de Administração, a Asconpa reivindicará a convocação imediata de 71 professores, todos aprovados dentro do número de vagas ofertadas no Concurso Público C-167, promovido em 2012, pela Secretaria de Estado de Educação – SEDUC,  para lotação na Educação Especial, cujas vagas estão sendo ocupadas por centenas de servidores temporários.
No dia 8 de novembro de 2013, a SEDUC enviou para a SEAD ofício de nº 2013/495369, solicitando a convocação de mais 119 professores aprovados no referido concurso - número superior aos que aguardam dentro das vagas -, mas o pedido retornou sem autorização da secretaria Alice Viana.

8 comentários:

Anônimo disse...

Governador, a eleição deste ano está próxima, pois agindo desse modo, vossa excelência só está jogando voto fora. Nomeie os concursados, estes, investiram bastantes com finalidade de almejar uma vaga em Órgão Público. PENSE NISSO!

Anônimo disse...

JULIO DISSE:

NO SEAS O CONCURSO VAI VENCER DIA 18/02/14, E O SEAS NEM TEM INTERESSE DE NOMEAR MAIS SERVIDORES, VISTO QUE TEM MUITA GENTE PRA SER NOMEADO, EU PASSEI PRA MOTORISTA E ESTOU DENTRO DO NUMERO DE VAGAS.

Ale disse...

Enquanto aguardamos a chamada no Diário Oficial do Estado, muitos e milhares de temporários estão nos nossos lugares rindo da nossa cara de desempregado. Vamos lutar pessoal, falta pouco, ainda temos chance. Concurso c-154-SEDUC.

Anônimo disse...

Muito bem asconpa vamos todos pra manifestacao ja passou da hora da sead nomear os concursados da sespa c153 e um absurdo o q esses incopetente stao fazendo fora jatene fora alice viana.

Anônimo disse...

Fiquei em 10º lugar para o concurso da Sespa c-153 para a regional de São Miguel, e recentemente fiquei sabendo que foram nomeados 8 candidatos no cargo de agente administrativo, mas só tomaram posse apenas 6, os outros 2 foi tornado sem efeito. Então, eram para nomear mais outros dois para ocupar a vaga desses 2 que foi tornado sem efeito, e não fizeram as devidas nomeações.

Anônimo disse...

alguém tem noticia do concurso c-125 se ha a possibilidade de ser chamado

Anônimo disse...

Simplesmente tudo isso é um absurdo...Quando vemos a aprovação ficamos felizes, mais depois vem a incansável espera. Eu só queria que o governo tivesse consciência e principalmente sensibilidade...Vamos ter esperanças!

Anônimo disse...

Vamos nos unir para darmos a respostas nas urnas,o politico que pensa em se reeleger que faça justiça,pare e pense ! todos os concursados indgnados, somando com as suas familias são muitos votos não?